Estar presente nos canais de comunicação online é extremamente importante para qualquer empresa que deseja crescer. Para isso, elas contam com uma diversidade de recursos que otimizam os processos de publicidade e vendas, como as ferramentas do Google.

Seja para quem deseja iniciar ou já está familiarizado com a execução de estratégias digitais, esses recursos auxiliam em todos as etapas, desde o planejamento à análise de resultados, com funcionalidades práticas e eficientes.

Serviços de localização, anúncios em sites parceiros, monitoramento de páginas e aplicativos de gestão são algumas das ferramentas disponíveis do Google que podem aperfeiçoar todos os processos do seu empreendimento.

Acompanhe o post para conhecer algumas dessas ferramentas!

1. Google Maps

O Google Maps é um serviço de localização do Google muito usado em todo o mundo. Ter a sua empresa no mapa é extremamente importante para ser encontrado facilmente pelo público-alvo e garantir credibilidade, mesmo se você não tem um site ou não faz vendas online.

Os consumidores recorrem primeiramente ao Google quando desejam encontrar o endereço ou informações adicionais sobre um determinado negócio físico, como oficinas mecânicas, e por isso é essencial estar localizado no mapa.

No Google Maps, você não só preenche informações de endereço, como também de contato e horário de funcionamento. Assim, os clientes têm mais uma fonte de informação e referências de localização sobre o seu estabelecimento.

Quando um usuário encontra essas informações na internet, ele tem mais confiança em visitar o seu negócio para comprar ou adquirir um produto ou serviço pela plataforma online, aumentando suas conversões e contribuindo para o crescimento da empresa.

O cadastro no serviço é feito gratuitamente por meio do “Google Meu Negócio”, preenchendo todas as informações solicitadas. Para comprovar a veracidade das informações e localização, eles enviam um código pelo correio para validação na plataforma.

Após esse processo, o seu empreendimento já está online no Google Maps, promovendo uma aproximação com o público-alvo e fortalecendo a marca.

2. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma que facilitou a divulgação de pequenos e médios negócios na internet por meio da junção de diversas ferramentas já disponíveis.

Ela é útil tanto para negócios locais quanto para empresas online que desejam ser encontradas pelos clientes e se conectarem com eles, aumentando o alcance, a presença da marca na internet e a interação.

Ao se inscrever na plataforma, você cria um perfil com as informações mais importantes de sua empresa, como endereço, contato e produtos ou serviços oferecidos, para ficar online nos motores de busca e Google+.

Por meio da plataforma, você pode manter contato com seus consumidores, recebendo comentários e feedbacks, podendo resolver possíveis dúvidas e problemas e tornando o relacionamento com os usuários mais próximo. Isso é essencial para atrair e fidelizar ainda mais clientes.

Além disso, o Google Meu Negócio disponibiliza uma série de estatísticas sobre o que estão pesquisando a respeito do seu estabelecimento, área de atuação e visitas em seus perfis e canais de comunicação. Essas informações são fundamentais para o aperfeiçoamento de suas estratégias digitais, cada vez mais segmentadas e eficientes.

3. Google Adwords

O Google Adwords é a ferramenta disponibilizada para fazer anúncios no Google, que são chamados de links patrocinados. Esses são sinalizados como “anúncios” nos resultados de busca da rede e muito importantes para quem deseja ter um destaque na internet de forma rápida.

A plataforma possui recursos para pesquisa de palavras-chave, que são os termos relacionados pelo seu negócio e nicho de mercado. É a partir delas que os clientes e usuários podem encontrar a sua empresa.

Após a seleção dessas palavras-chave de forma segmentada para efetuar um anúncio, você tem a opção de escolher onde ele aparecerá — se na rede de pesquisa, acima dos resultados de busca, ou na rede de display, que são os sites parceiros do Google.

É possível fazer anúncios por grupos de palavras-chave ou apenas por meio de um termo selecionado. Após essa definição, você poderá montar a sua campanha incluindo todas as informações que deseja, no formato de texto, imagem, banner ou vídeo.

O destaque que ele terá na internet dependerá do valor do lance, que é o custo total que você deseja gastar na campanha, também baseado no orçamento diário. Quanto mais alto, melhor a classificação.

Mas isso envolverá as características de seu negócio, público-alvo e valor disponível para o investimento. O mais interessante da plataforma é que você pode iniciar, pausar ou cancelar uma campanha a qualquer momento, pagando apenas por cliques que ela recebe.

É uma ferramenta útil para a expansão online de seu negócio e que possibilita resultados em pouco tempo e análises, melhorando a segmentação. Ainda, é possível efetuar o remarketing para atingir pessoas que podem estar interessadas em sua empresa.

4. Google Analytics

Assim como é importante implementar estratégias digitais, é essencial acompanhar seus resultados para aperfeiçoá-las ao máximo.

É para isso que o Google Analytics serve. Ele fornece dados sobre seu site, blog ou campanhas digitais, sendo indispensável para qualquer tipo de empreendimento.

É possível acompanhar o número de acessos do seu site, qual a localização dos usuários, o que visualizaram, qual caminho percorreram na página, quanto tempo ficaram e até de qual plataforma acessaram (mobile ou desktop). Isso é extremamente importante para identificar quais ações estão funcionando e quais não estão.

Se você produz conteúdo para seu blog em que explica a importância de fazer revisões em veículos nas datas corretas, por exemplo, e vai analisar os dados de acesso, identifica que os usuários logo fecharam a página e não pesquisaram por outras informações.

Isso pode ser um indício de que seus conteúdos não estão segmentados, atendendo aos interesses do público-alvo, ou que seu blog não está otimizado, tendo uma navegabilidade ruim. Pode ser também que não seja um site responsivo — que não se adapta a qualquer tipo de plataforma.

O Google Analytics ainda funciona em conjunto com o Google Adwords, para que você acompanhe os resultados de seus anúncios.

Muitos empreendedores descartam o uso dos canais digitais para divulgação de seus negócios por oferecerem serviços físicos. Mas isso é errado, pois a internet por contribuir muito para o crescimento de qualquer tipo de empresa; de lojas de roupa a oficinas mecânicas.

As pessoas recorrem primeiramente às ferramentas do Google e outros canais de comunicação para obter informações, localizar um estabelecimento e consumir. Por isso, utilize sempre essas ferramentas como apoio para divulgar o seu negócio, de forma segmentada.