Quando se é dono de oficina, o número de clientes e a receita mensal tendem a ser um pesadelo, não é? Por isso, vender mais e atrair clientes é sempre uma grande preocupação. Mas o que muitos deixam de considerar é a utilização das promoções e brindes em oficinas como forma de melhorar essa situação.

O Brasil ainda vive uma situação de crise, mesmo que esteja estabilizando aos poucos. E nessas horas os clientes não param de consumir — apenas selecionam melhor com o quê e quando gastar o dinheiro.

Dessa forma, as promoções e brindes em oficinas podem ser as atrações que faltavam para garantir a chegada da clientela. Além disso, promoções bem-feitas ainda podem garantir a fidelização dos fregueses.

Então, pensando nisso, separamos neste post algumas dicas de sucesso para brindes e promoções que você pode implementar em sua oficina. Interessado? Continue lendo e confira!

1. Faça parceria com outras lojas

De fato, é sempre uma boa ideia procurar lojas que estejam dispostas a se promover por meio de parcerias saudáveis. Nesse caso, busque supermercados, postos de gasolina, bares, lojas de brinquedo etc.

Proponha uma parceria comercial com essas lojas, para que, em troca da indicação, seus clientes ganhem algum tipo de benefício. Aliás, esse é um modelo que funciona tanto para agradar o cliente na oficina quanto para atrair clientes para os estabelecimentos parceiros.

Ao pedir um serviço a partir de R$200,00 na oficina, por exemplo, seu cliente poderá receber um cupom de desconto no bar “x”, dando desconto de 30% nas primeiras duas cervejas.

Contudo, vale ressaltar que, para isso funcionar, é necessário que os benefícios sejam interessantes para os fregueses, e que funcionem como um bônus, não como parte do serviço já oferecido pela oficina.

2. Crie o “mês do…”

Que tal criar na oficina o mês da revisão? Poderia ser julho ou dezembro, ou outro mês em que as pessoas viajem muito de carro e procurem esse tipo de serviço. É possível até criar no calendário da oficina vários eventos como esse no decorrer do ano.

Para atrair clientes, o ideal é que o serviço seja ofertado de maneira diferenciada. Assim, pode-se apostar em menor preço, marcação de horário, mais agilidade no serviço anunciado etc. Basta pensar na necessidade mais comum do freguês no momento e programar.

Caso opte por fazer o mês da revisão, como sugerimos, talvez seja interessante anunciar algumas semanas antes de chegar o mês escolhido para a promoção na sua oficina, pedindo para a clientela já marcar seu horário para o serviço.

3. Faça uso das datas comemorativas

O dia do trabalhador está próximo? Uma boa ideia é oferecer serviços mais em conta para os trabalhadores que utilizam do carro como forma de ganhar a vida. Com isso, é possível ter acesso a uma clientela nova, que sempre precisa de serviços de oficina, vide motoristas do Uber, taxistas etc.

De toda forma, para usar as datas comemorativas em prol da divulgação do negócio é necessário seguir alguns passos:

  1. destacar todos os feriados do ano no calendário;

  2. separar os feriados que possam ter alguma ligação com clientes atuais ou futuros;

  3. tentar bolar alguma atração para cada uma dessas datas;

  4. perguntar a alguns clientes se acham atraente a oferta que foi pensada, sem revelar que será feita promoção em um feriado.

Então, se todas essas etapas forem bem-sucedidas, é só colocar em prática!

4. Use uma das clássicas promoções em oficinas: 2 serviços pelo preço de 1

Esse deve ser, de longe, o modelo mais comum de promoção em oficinas. Aliás, essa oferta de 2 serviços pelo preço de 1 e a entrega de brindes provavelmente compõem o imaginário da clientela sobre o que se encontrará ao procurar serviços automotivos.

Sabemos que em uma oficina existem serviços de valores maiores e menores. Portanto, usando isso em favor da divulgação, é praticável ofertar um serviço de maior valor junto a um serviço mais barato totalmente de graça para os fregueses, como bônus.

Mas vale ressaltar: assim como as outras formas de incentivo à compra listadas aqui, essa também requer conhecimento sobre o que a clientela julga útil. Afinal, não adianta ofertar um serviço gratuito se ninguém perceber valor na solução.

5. Ofereça brindes

Estipule várias categorias de brindes, uma para cada valor gasto ou serviço pedido pelo cliente. E varie as opções; quanto mais variados forem os brindes, maior será a chance de eles estimularem o freguês a consumir mais.

Aqui, cabe desde a utilização dos já famosos chaveiros e adesivos até cadernos, pelúcias, brinquedos para as crianças etc. — o que vale é a imaginação. Além disso, estabeleça níveis para cada tipo de brinde.

Em serviços acima de R$50,00, por exemplo, o cliente recebe um chaveiro; já em serviços acima de R$100,00, o cliente recebe um bloco de notas e um caderno — e assim por diante.

Agora, considerando a sua clientela, será que um bloco de notas é um bom brinde? E um caderno? Pois é: o único jeito de descobrir a resposta é testando e perguntando aos clientes.

6. Incremente cupons especiais

Em alguns períodos — escolhidos estrategicamente —, vale a pena a oficina substituir os brindes comuns por cupons. A ideia é a mesma dos brindes: cupons diferentes para serviços diferentes.

A vantagem dos cupons é que eles podem ser mais variados que os brindes e, assim, atrair uma clientela totalmente nova. Inclusive, já podem ser escolhidos com base na clientela futura da oficina.

Para atrair mulheres de classe média entre 35 e 50 anos, por exemplo, vale a pena investir em cupons de spas e serviços de beleza. Já para um público mais jovem, os cupons podem ser de boates, bares e afins.

Mas é sempre bom relembrar: nenhuma dessas dicas é efetiva sem muito conhecimento sobre a clientela e trabalho duro para fazer um serviço de qualidade. Como dissemos, em períodos de crise o consumidor fica mais exigente, logo, não é qualquer serviço que o conquistará.

Por fim, lembre-se de que as promoções nunca devem ser consideradas como o principal atrativo do estabelecimento. Elas devem ser apenas um retoque, um complemento ao que já é normalmente entregue aos clientes.

Enfim, essas foram as nossas dicas de sucesso para brindes e promoções em oficinas. Gostou do post? Então, agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro deste e de outros assuntos importantes para sua oficina!