As responsabilidades de um dono de oficina são várias, mas uma das maiores preocupações está em conseguir fazer aumentar as vendas. Afinal, sem um bom volume de faturamento, fica difícil pagar as contas do negócio, os funcionários e também retirar um retorno razoável do investimento para o sustento da família.

Foi pensando em como você pode conseguir ter um fechamento de mês mais favorável que fizemos uma lista com 7 sugestões que podem ser aplicadas ao seu negócio sem precisar tirar muito dinheiro do caixa. Confira!

1. Fazer promoções atraentes

Um dos caminhos mais conhecidos e tradicionais de tentar incentivar as vendas é através de promoções. O desconto ou a oferta de serviços combinados pode ser uma oportunidade de conseguir fazer com que os clientes se interessem por algum serviço que ainda não estavam cogitando. No entanto, isso só vai acontecer se o incentivo realmente valer a pena.

Promoções com diferenças muito pequenas normalmente não geram efeito nas vendas. Ainda mais atualmente, quando podemos conferir preços de vários concorrentes com a ajuda da internet. Outro ponto muito importante é fazer as contas e garantir que uma promoção não faça o seu caixa ser prejudicado.

2. Premiar aos clientes fiéis

Trazer novos clientes é mais difícil e mais caro do que manter os que a sua oficina já tem. Como eles conhecem o local, já se dispuseram a pagar por algum tipo de trabalho e conhecem o resultado, o ideal é sempre tentar fidelizá-los.

Para fazer com que o seu público continue voltando, dar os incentivos corretos faz muita diferença. Você vai precisar ter um cadastro atualizado de todos eles e pensar o que pode ser oferecido como agrado para que retornem.

Se tiver um controle sobre o tempo e quilometragem dos veículos, poderá entrar em contato para oferecer algum brinde em caso de novos pedidos de serviço ou coisas do tipo. Descontos progressivos também podem fazer parte dessa estratégia.

3. Investir no ambiente da oficina

Um potencial novo cliente que chega ao seu estabelecimento e se depara com instalações em mal estado de conservação, precisando de uma limpeza, carecendo de uma organização, pintura e necessidades do tipo pode se sentir inibido. A boa apresentação do negócio, bem como de seus funcionários, é algo que interfere diretamente no faturamento. Por isso, você deve se preocupar em manter tudo bem arrumado.

Esse cuidado com o ambiente da oficina também afeta os clientes que já são mais habituais. Quanto mais apresentável estiver a empresa, mais eles se sentirão confiantes em manter seus veículos sendo trabalhados por você. Por isso não se pode relaxar.

4. Oferecer os serviços adequados

É normal que oficinas menores não consigam oferecer uma variedade muito grande de serviços. Seja por falta de espaço, seja por falta de funcionários qualificados e equipamentos, não há mal nisso. O importante é que sejam avaliados os serviços que podem ser ofertados dentro das condições disponíveis e que todos sejam executados com qualidade e dentro de um prazo que o cliente esteja disposto a esperar.

Sem se acomodar com o “feijão com arroz” do que é feito todo dia, confira por qual tipo de demanda o seu público anda buscando e que o seu estabelecimento ainda não oferece. Veja se é possível oferecer tais serviços e qual a lucratividade de cada um deles.

Por vezes, vale a pena deixar de fazer algum trabalho para poder oferecer outro que tenha mais potencial de renda para a oficina. Antes de fazer essa troca, confira também qual tipo de serviço mantém o estabelecimento movimentado.

5. Investir em marketing digital e redes sociais

Não é só o público que passa na sua porta que tem potencial para contratar seus serviços. Existe muita gente que faz pesquisas na internet e que pode acabar encontrando a sua oficina. Para ter chances de alcançar também esses clientes, você tem que manter o seu negócio online. Ter um site próprio é um bom começo.

Embora seja possível e até indicado manter perfis comerciais em redes sociais como Facebook e Instagram, um negócio que tem um site próprio passa mais confiança para os clientes.  Para isso, existem ferramentas bem baratas e até gratuitas para começar.

Depois de conseguir colocar a sua oficina na internet, busque fazer investimentos em marketing digital. Vá testando algumas opções até chegar naquilo que funciona para você. Pesquise mais sobre o assunto e, se tiver condições de trabalhar melhor o seu marketing, busque ajuda especializada.

6. Fazer parcerias

Ter algumas parcerias estratégicas (que muitos chamam de convênio) pode ser uma ótima forma de conseguir aumentar as vendas. Normalmente, elas podem ser feitas com empresas que tenham muitos clientes dentro do perfil do seu público, ou ainda com organizações que tenham uma frota própria.

Desde academias de ginástica até transportadoras, é sempre bom pensar em como criar e manter vínculos fortes com instituições que possam atrair mais clientes para o seu negócio.

Normalmente funcionam bem aquelas negociações que focam trabalhar com empresas que estão instaladas na mesma região. Isso porque pode haver resistências de potenciais clientes em terem que deslocar muito para aproveitar algum tipo de benefício. Outro ponto importante é que uma boa parceria tem que ter benefícios para todos os lados envolvidos. Do contrário, provavelmente ela não vai durar.

7. Trabalhar o pós-vendas

Alguns gestores de negócio esquecem ou, por vezes, nem sabem o que é o pós-venda. Pois bem, saiba que ele é um contato feito com clientes que tiveram algum serviço feito em seus veículos. Normalmente, esse contato é feito por telefone, mas também pode ocorrer por e-mail ou mesmo mensagem.

O importante é que não se demore muito a fazê-lo, já que, quanto mais tempo passar, menos o cliente vai lembrar-se dos detalhes do atendimento. Se você quiser agendar um dia na semana para fazer esses contatos, pode funcionar bem. Assim, o pós-venda vai servir para que seja avaliado o atendimento feito, colhidas algumas impressões, reclamações e até sugestões do seu público.

Inclusive, essas informações podem servir de base para a criação de novas promoções, na melhoria no atendimento e até para treinar funcionários. Além disso, o cliente poderá se sentir mais valorizado ao saber que a sua oficina está investindo tempo na melhoria dos serviços prestados. Ou seja, o pós-venda pode te ajudar a fidelizar mais clientes e, consequentemente, vender mais.

Seguindo essas dicas, seu negócio terá condições de aumentar as vendas. Contudo, se você conhece mais alguma boa prática, tem alguma sugestão ou se aplica outra estratégia para aumentar as vendas, compartilhe conosco comentando abaixo. Queremos saber mais sobre como você faz para aumentar o seu faturamento.