O país enfrenta um dos momentos mais conturbados de sua história com uma grande crise política, econômica e ética. Atualmente, existem mais de 12 milhões de desempregados, a inflação está acima da meta e ainda temos uma das taxas de juros mais altas do mundo. No entanto, apesar de toda a crise, existem empresas e mercados que têm vencido a crise e aumentado os seus lucros. Quer saber como você pode vender mais na oficina mecânica? Confira abaixo 7 valiosas ideias para vender mais agora mesmo!

 

1. Informe os seus custos

Em período de crise é muito comum que as pessoas pesquisem mais antes de comprar um produto ou serviço.

O grande problema é que boa parte das oficinas não discriminam exatamente quais os serviços e produtos que serão realizados e muito menos informam o preço para o cliente. Isso gera desconfiança e, consequentemente, perda de clientes e vendas.

Para mudar isso, gerar credibilidade e conquistar o cliente, seja o mais transparente possível. Informe detalhadamente cada item ou serviço que necessita ser ajustado ou revisado e precifique todos eles.

O cliente sentirá que o controle está nas mãos dele e terá muito mais segurança para finalizar a compra.

2. Melhore a gestão

Em que tipo de oficina você prefere ir: uma oficina que não tem pessoas para prestar atendimento, que não cumpre com os prazos acordados, que é suja e desorganizada, ou uma em que você é bem atendido, o local é limpo e organizado, entregam os serviços antes do prazo e os preços são competitivos? Você prefere a segunda opção, obviamente.

Isso significa que os clientes levam em conta pequenos detalhes ao escolher onde levarão os seus automóveis. Por isso, se você quer vender mais na oficina mecânica, cuide muito bem da gestão do seu negócio.

A boa gestão é essencial para manter a competitividade do negócio, oferecer um atendimento de excelência ao cliente, ser reconhecido no seu mercado e aumentar os seus lucros.

3. Revise os seus produtos e serviços

Revisar a gama de produtos e serviços é muito importante para aumentar a produtividade e aumentar os lucros.

Em relação aos produtos, é necessário evitar excesso de estoque, pois isso significa alto investimento e custo de armazenagem, aumentando o seu preço e reduzindo o seu lucro. Se for necessário, reveja os prazos de entrega e condições de pagamento com o seu fornecedor para garantir o menor estoque, sem deixar faltar as peças fundamentais.

Mas em relação aos serviços, a situação é inversa. Aumentar o seu leque de serviços ajudará a reduzir os custos, pois além de poder criar pacotes de serviços com preços diferenciados, você diminui a ociosidade e aumenta a produtividade.

Se você atende apenas pessoa física, por que não atender também empresas? E que tal fazer parceria com transportadoras, cooperativas de táxi, seguradoras, empresas de turismo, empresas com vendedores externos, etc.?

4. Fidelize a sua base de clientes

O custo para manter um cliente é menor do que o custo para captar um novo cliente. Por este motivo, criar mecanismos de fidelização é necessário para vender mais na oficina mecânica.

Considere algumas das estratégias abaixo:

  • Oferecer desconto na segunda compra, seja de peça ou serviço;
  • Participar de programas de fidelidade para que os clientes possam acumular e trocar pontos por produtos;
  • Prioridade para receber informações sobre promoções;
  • Prioridade nos agendamentos;
  • O cliente ganha desconto ao indicar sua oficina para outras pessoas.

5. Ofereça produtos e serviços diferenciados

O cliente não compra apenas o produto final que você oferece, ele compra toda a experiência. Por este motivo, ofereça uma experiência diferenciada ao seu cliente.

Existem muitas formas de fazer isso como, por exemplo:

  1. Pegar e/ou levar o carro do cliente no local desejado para realizar os reparos ou revisões;
  2. Realizar pequenos reparos no local determinado pelo cliente, como em casa ou no trabalho;
  3. Tirar dúvidas, fazer orçamentos, agendamentos e informar o status do serviço via WhatsApp e outras redes sociais;
  4. Surpreender o cliente fazendo algo a mais sem custo adicional, como uma limpeza, calibragem de pneus, lubrificação, etc.;
  5. Entregar produtos e serviços antes do prazo de vencimento;
  6. Atender de forma excelente, aliando conhecimento técnico, empatia e carisma;
  7. Oferecer uma área de espera agradável e confortável, com opções boas de distração.

6. Crie e mantenha relacionamento com o seu público

Quanto mais engajado o seu público estiver com a sua oficina, mais vendas você fará. Para que isso aconteça, você precisa se comunicar constantemente com o seu público.

O primeiro passo é marcar presença online por meio das redes sociais e de um blog. Em seguida, fornecer conteúdo relevante para o seu público, com dicas e informações, mesclando conteúdos como vídeos, imagens e artigos. Por fim, fazer isso de forma consistente, ou seja, de forma regular e dentro de um cronograma definido.

Utilize esses meios para capturar informações como e-mail, telefone e realizar pesquisas com os seus clientes. Logo, você contará com uma vasta lista de clientes engajados e que ajudam você a ofertar melhores produtos e serviços.

7. Invista em marketing digital

Talvez você esteja se perguntando: por que investir em marketing digital se estamos enfrentando uma grande crise? Veja alguns motivos:

  • Na crise poucos arriscam investir, o que significa menor concorrência e maior visibilidade, e isso aumentará as suas vendas;
  • Quanto menos pessoas estiverem realizando anúncios, menor a concorrência por palavras-chave e menor o investimento;
  • Esse tipo de marketing é altamente segmentado, atingindo apenas o público e o local desejado;
  • Podem ser realizados investimentos a partir de R$ 10 por dia;
  • O brasileiro passa horas na internet e nas redes sociais e as compras via smartphone têm aumentado de forma constante.

Nesse artigo você descobriu 7 dicas práticas para vender mais na oficina mecânica, como ser transparente em relação aos custos, melhorar a gestão, reavaliar os produtos e serviços, fidelizar os clientes, focar na diferenciação, criar e manter um relacionamento com o seu público e investir em marketing digital.

Agora que você já sabe como vender mais na oficina mecânica, que tal descobrir como atrair mais clientes