Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Para conquistar esse objetivo não basta ter ideia e dinheiro — quem já tem um estabelecimento sabe: você deve reunir qualidades de um empreendedor essenciais para a gestão.

Uma pesquisa mostrou que 30% dos brasileiros querem abrir um negócio. Entre as motivações estão a vontade de ter segurança financeira e controle sobre o próprio trabalho.

Para conquistar esse sonho é preciso passar por uma transformação. Vale para qualquer ramo de atuação, inclusive para quem é proprietário de uma oficina mecânica.

O empreendedor tem que aprender a administrar as contas e seu pessoal. Além disso, deve incorporar outras características para fazer seu negócio crescer e ser um sucesso. Essas são habilidades que facilitam a condução de uma oficina. Afinal, agora, você não tem supervisor e é dono do próprio nariz.

Nós listamos 8 qualidades de um empreendedor que são essenciais para donos de oficinas. Vamos conhecê-las?

1. Sabe tomar riscos

Empreendedor tem, por definição, desejo de realizar. E levar ideias que estavam no papel para a prática passa necessariamente por tomada de riscos.

Mesmo quem já passou da fase de abertura e está no dia a dia do negócio sabe que essa é uma atividade que exige ousadia.

O empreendedor de sucesso não teme assumir riscos. O importante, nesse caso, é calcular os perigos.

A saída é tomar riscos viáveis, baseados em análise de mercado, tendências e na economia. Coloque na equação o seu contexto: o faturamento, giro de clientes, perspectivas de investimento e despesas.

Seus riscos devem ser medidos por meio de estudo e um planejamento sério. Avalie cuidadosamente as alternativas e veja quais são as que se encaixam melhor no seu momento atual.

2. Aproveita oportunidades

Iniciativa é a palavra-chave para o empreendedor de sucesso. Ele enxerga oportunidades onde outros veem apenas dificuldades.

O dono de oficina vislumbra possibilidades de crescimento quando estuda o mercado e o cotidiano das pessoas.

Por exemplo, na época de férias, criar uma promoção de revisão é comum, mas o empreendedor de sucesso vai além. Toda a concorrência vai fazer a mesma coisa, então, ele pensa em como se diferenciar. Oferece ao cliente a revisão da volta de viagem. Quem leva o carro antes de cair na estrada tem desconto no retorno. Esse check-up também é importante.

O empreendedor aprende a investir em criatividade para chegar ao sucesso.

3. Conhece seu negócio

Empreender não depende de sorte. Você precisa de muito esforço, dedicação e sacrifício para alcançar seus sonhos. Para conquistá-los, um passo fundamental é conhecer a fundo sua atividade.

O dono de oficina tem que ser um especialista em mecânica para poder lidar com sua equipe e clientes. Isso passa confiança.

Ele estuda e aumenta o conhecimento sobre a atividade. Lê sobre o assunto e participa de eventos.

Mas não fica restrito à oficina mecânica. Como proprietário, deve adquirir capacitação sobre empreendedorismo, gestão e finanças, tudo que é relacionado a um negócio.

4. Estabelece objetivos

Sem metas, você não sabe para onde levar seu negócio. Como saber se é preciso reduzir custos ou reinvestir se a oficina estiver sem rumo?

O empreendedor de sucesso define objetivos e os caminhos para atingi-los. É importante determinar as duas ações. Planeje, trace metas realistas e as adapte ao longo do percurso.

E não deixe de monitorar os resultados. Veja o que está dando certo e errado e revise os planos, se necessário.

5. Treina seu pessoal para delegar funções

Liderança é essencial para alcançar o sucesso. Se o time não enxerga o empreendedor como alguém capaz de resolver problemas e gerir a empresa, a oficina vai ficar como uma nau à deriva.

Sua equipe precisa ser treinada para que você possa delegar funções. Afinal, há um limite físico para o empreendedor. Não é possível acumular funções e serviços demais, sob pena de prejudicar o cliente e o negócio.

Comandar é um trabalho solitário, mas que não pode transformar o empresário num controlador.  A confiança em si mesmo faz parte do perfil do empreendedor, assim como saber atuar em equipe.

Portanto, ouça, divida funções e estimule a equipe. E não se esqueça de cobrar resultados.

6. Aprende com seus erros

Errar está no escopo do empreendedor. Seria muito fácil construir um negócio sem equívocos ao longo da jornada, mas não é assim na vida real.

Contudo, esses percalços não precisam ser um tormento. Há muito o que aprender com os erros. O importante é reconhecê-los e tirar boas lições deles.

Quando isso acontecer, reavalie o planejamento e trace novas metas. Estude bem o que aconteceu e divida com a equipe o problema.

O empreendedor de sucesso não se apega a fracassos e é perseverante.

7. Transforma ideias em ações

Anotar ideias de negócios, promoções e novos serviços faz parte da trajetória do empreendedor. O que difere alguém que conquista o sucesso daquele que é apenas dono de um negócio é a parte prática.

Tirar as ideias do papel é o que motiva o empresário. Ele prefere correr risco e errar a ficar paralisado, somente no planejamento.

Lembra do item 2 em que falamos sobre aproveitar oportunidades? Esse é um complemento àquela qualidade. De nada adianta você enxergar uma possibilidade de ganho e deixá-la na pasta de projetos.

O grande salto acontece no momento em que o dono da oficina pega a ideia e a coloca em prática. Essa é uma característica que todo empreendedor de sucesso tem.

8. Preza pela qualidade dos serviços

O mercado de oficinas é bem disputado. Como a concorrência é grande, o cliente leva em consideração a relação custo-benefício. O negócio tem que ser atraente para ele.

Ao mirar a qualidade, o empreendedor mostra que está em constante evolução, algo que se torna perceptível para os clientes. Serviços bem executados e com atendimento de primeira fazem com que uma oficina se destaque em meio a tantos concorrentes.

Uma dica para prezar sempre pela qualidade é estabelecer práticas. Treine a equipe para trabalhar de acordo com esses indicadores.

Os padrões de qualidade são fundamentais para que todos estejam na mesma sintonia.

Você gostou dessas qualidades de um empreendedor que são essenciais para donos de oficinas? Lembrou de alguma outra? Então, deixe seu comentário neste texto e compartilhe sua sugestão com a gente e outros leitores!