Vender mais em um país que enfrenta um dos momentos mais conturbados de sua história com uma grande crise política e econômica pode parecer um enorme desafio para os gestores de qualquer tipo de empresa. Atualmente, existem mais de 12 milhões de desempregados, a inflação está acima da meta e ainda temos uma das taxas de juros mais altas do mundo.

No entanto, apesar de todo esse desarranjo econômico, existem empresas e mercados que têm vencido a crise e aumentado os seus lucros. Quer saber como você pode aumentar as vendas na oficina mecânica? Confira abaixo 9 valiosas ideias para vender mais agora mesmo!

1. Informe os seus custos

Em períodos de crise, é muito comum que as pessoas pesquisem mais antes de comprar um produto ou serviço. O grande problema é que boa parte das oficinas não discriminam exatamente quais são os serviços e produtos que serão realizados e muito menos informam o preço para o cliente. Isso gera desconfiança e, consequentemente, perda de clientes e vendas.

Para mudar isso, gerar credibilidade e conquistar o cliente, seja o mais transparente possível. Informe detalhadamente cada item ou serviço que necessita ser ajustado ou revisado e precifique todos eles. Dessa forma, o cliente sentirá que o controle está nas mãos dele e terá muito mais segurança para finalizar a compra.

2. Melhore a gestão

Em que tipo de oficina você prefere ir: uma que não tem pessoas qualificadas para prestar atendimento, que não cumpre com os prazos acordados, que é suja e desorganizada, ou uma em que você é bem atendido, o local é limpo e organizado, os serviços são entregues antes do prazo e os preços competitivos? Você prefere a segunda opção, obviamente.

Isso significa que os clientes levam em conta alguns detalhes ao escolher onde levarão os seus automóveis. Por isso, se você quer vender mais na oficina mecânica, cuide muito bem da gestão do seu negócio. A boa gestão é essencial para manter a competitividade do negócio, oferecer um atendimento de excelência ao cliente, ser reconhecido no seu mercado e aumentar os seus lucros.

Por esse motivo, algumas oficinas mecânicas que possuem algumas das características depreciativas mencionadas acima não conseguem alcançar o sucesso em seus negócios. Outro fator que arruína qualquer negócio que conta com uma má gestão é o famoso marketing boca a boca.

Pessoas insatisfeitas com serviços ruins espalham esse tipo de coisa com muita rapidez, da mesma forma que o oposto disso também é verdade. Portanto, cuide da gestão do seu negócio com muito zelo, faça com que cada detalhe seja uma boa experiência para seu cliente, desde a recepção, primeiro atendimento, até a entrega do serviço em seu veículo.

3. Revise os seus produtos e serviços

Revisar a gama de produtos e serviços é muito importante para aumentar a produtividade e os lucros. Em relação aos produtos, é necessário evitar excesso de estoque, pois isso significa alto investimento e custo de armazenagem, aumentando o seu preço e reduzindo o seu lucro.

Se for necessário, reveja os prazos de entrega e condições de pagamento com o seu fornecedor para garantir o menor estoque, sem deixar faltar as peças fundamentais.

Mas em relação aos serviços, a situação é inversa. Aumentar o seu leque de serviços ajudará a reduzir os custos pois, além de poder criar pacotes com preços diferenciados, você diminui a ociosidade e aumenta a produtividade.

Se você atende apenas pessoa física, por que não atender também empresas? E que tal fazer parceria com transportadoras, cooperativas de táxi, seguradoras, empresas de turismo, empresas com vendedores externos etc.? Retomaremos essa questão das parcerias ao longo deste guia.

4. Fidelize a sua base de clientes

O custo para manter um cliente é menor do que o custo para captar um novo cliente. Por esse motivo, criar mecanismos de fidelização é necessário para vender mais na oficina mecânica.

Considere algumas das estratégias abaixo:

  • oferecer desconto na segunda compra, seja de peça ou serviço;

  • participar de programas de fidelidade para que os clientes possam acumular e trocar pontos por produtos;

  • prioridade para receber informações sobre promoções;

  • prioridade nos agendamentos;

  • o cliente ganha desconto ao indicar sua oficina para outras pessoas.

5. Ofereça produtos e serviços diferenciados

O cliente não compra apenas o produto final que você oferece, ele compra toda a experiência. Por este motivo, ofereça uma experiência diferenciada a ele.

Existem muitas formas de fazer isso, como, por exemplo:

  1. pegar e/ou levar o carro do cliente no local desejado para realizar os reparos ou revisões;

  2. realizar pequenos reparos no local determinado pelo cliente, como em casa ou no trabalho;

  3. tirar dúvidas, fazer orçamentos, agendamentos e informar o status do serviço via WhatsApp e outras redes sociais;

  4. surpreender o cliente fazendo algo a mais sem custo adicional, como uma limpeza, calibragem de pneus, lubrificação etc.;

  5. entregar produtos e serviços antes do prazo de vencimento;

  6. atender de forma excelente, aliando conhecimento técnico, empatia e carisma;

  7. oferecer uma área de espera agradável e confortável, com opções boas de distração.

6. Crie e mantenha relacionamento com o seu público

Quanto mais engajado o seu público estiver com a sua oficina, mais vendas você fará. Para que isso aconteça, você precisa se comunicar constantemente com ele.

O primeiro passo é marcar presença online por meio das redes sociais e de um blog. Em seguida, fornecer informações relevantes para o seu público, mesclando conteúdos como vídeos, imagens e artigos. Por fim, fazer isso de forma consistente, ou seja, de forma regular e dentro de um cronograma definido.

Utilize esses meios para capturar informações como e-mail, telefone e realizar pesquisas com os seus clientes. Logo, você contará com uma vasta lista de clientes engajados e que ajudam você a ofertar melhores produtos e serviços.

7. Invista em marketing digital

Talvez você esteja se perguntando: por que investir em marketing digital se estamos enfrentando uma grande crise? Veja alguns motivos:

  • na crise, poucos arriscam em investir, o que significa menor concorrência e maior visibilidade, o que aumentará as suas vendas;

  • quanto menos pessoas estiverem realizando anúncios, menor a concorrência por palavras-chave e menor o investimento;

  • esse tipo de marketing é altamente segmentado, atingindo apenas o público e o local desejados;

  • podem ser realizados investimentos a partir de R$ 10 por dia;

  • o brasileiro passa horas na internet e as compras via smartphone têm aumentado de forma constante.

Além disso, o mundo caminha para uma presença digital muito massiva, sendo assim, as empresas que não possuem os seus locais na internet podem sofrer seriamente nos próximos anos, quando o uso dessa ferramenta estará ainda mais disseminada entre os brasileiros.

8. Faça parcerias

Uma excelente medida para vender mais em sua oficina é criar parcerias com diversos setores da economia local que utilizam serviços mecânicos, como empresas de transporte ou qualquer outra que tenha frota, taxistas, concessionárias, seguradoras etc.

Uma boa estratégia, por exemplo, é conseguir uma parceria com sindicatos de trabalhadores que utilizam muitos serviços automotivos, como o de taxistas. Dessa forma, é possível fechar vendas com todos os profissionais dessa atividade que atuam em sua região.

Além disso, também podemos vislumbrar a possibilidade dessas parcerias atraírem mais clientes, como amigos e própria família do parceiro, além de outras empresas com as quais você pode fechar exclusividade de serviços.

9. Antecipe-se aos concorrentes

Sempre que possível, tente se preparar para possíveis acontecimentos extraordinário antes dos seus concorrentes. Dessa forma, você evita cometer erros durante o processo de aprendizagem de alguma técnica nova de manutenção ou algum tipo de serviço automotivo inovador que surgir no mercado.

Além de não ser pego de surpresa, isso pode proporcionar picos de venda em determinadas situações, até que todas as outras oficinas mecânicas se adaptem à novidade. Para tanto, você deve sempre estar ligado nas notícias nacionais e internacionais e buscar constantemente conhecimentos específicos sobre a sua área de atuação.

Nessa busca incessante por aprimoramento de serviços é que são detectadas as oportunidades que podem colocar a sua oficina um passo à frente de todos os seus concorrentes, aumentando a credibilidade do seu negócio e, consequentemente, as suas vendas.

3 erros em campanhas e promoção de vendas que você não pode cometer

Agora que você aprendeu as 9 dicas para vender mais, vamos para a segunda e última parte deste artigo. Nela, vamos mostrar 3 erros em campanhas e promoção de vendas que são frequentemente cometidos por oficinas mecânicas e que você deve evitar.

Assim como as dicas para vender mais, esses pontos também influenciam diretamente no seu negócio e, caso sejam cometidos, podem estragar totalmente todo o trabalho de melhoramento e de captação de clientes. Continue lendo!

1. Não realizar pesquisas

Todo empreendedor, antes de realizar qualquer estratégia de publicidade que visa o aumento das vendas, deve realizar uma pesquisa no seu mercado de atuação. Não estamos mencionando que você deverá contratar uma empresa especializada em realização de entrevistas e cálculos estatísticos complexos — você até pode considerar essa possibilidade, mas não é essencial.

O ideal é que seus próprios clientes sejam consultados. Faça perguntas como:

  • o que pode melhorar no atendimento e prestação de serviços da oficina?

  • o que o cliente viu em outras empresas do mesmo ramo de atividade que poderia ser adaptado e implantado no seu negócio?

  • quais ações ou modificações podem ser realizadas para melhorar a estadia do cliente na oficina enquanto seu veículo é reparado?

  • quais são os principais benefícios de ser atendido pela sua oficina?

  • quais os diferenciais que o seu negócio proporciona ao cliente?

Com essas informações, você pode modificar alguns processos e criar estratégias de marketing direcionadas a apresentar ao público em geral os benefícios que o seu negócio pode proporcionar, tudo baseado nos dados que foram cedidos pelo próprio cliente da oficina.

A pesquisa e posterior trabalho de marketing podem ter um efeito significativo no mercado, fazendo com que sua empresa esteja na mente das pessoas, mesmo aquelas que ainda não são clientes do seu negócio. Porém, realizar trabalhos de divulgação sem a etapa de pesquisa pode simplesmente significar um gasto de dinheiro desnecessário.

2. Criar campanhas ou promoções desalinhadas com o público-alvo

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não sabem direcionar suas ações de publicidade para as pessoas certas. Isso simplesmente destrói toda e qualquer movimento com objetivo de aumentar as vendas.

Em alguns casos, pode ocorrer algo pior, ou seja, você atrair pessoas que não são o público ideal para a sua oficina mecânica e ter que modificar alguns processos de serviços e vendas para alinhar às necessidades desses clientes.

Portanto, antes de começar uma estratégia de divulgação que visa vender mais, saiba exatamente para quem você anunciará, por exemplo: empresas frotistas, taxistas, veículos a diesel, mercado de seminovos etc. Ou até mesmo o perfil da pessoa, como: jovens, adultos, pais de família, mulheres etc.

3. Realizar campanhas com promessas indefinidas

Aquelas velhas estratégias de gerar curiosidade nos clientes para fazer com que eles venham até o seu estabelecimento simplesmente não funcionam mais  — e, ainda por cima, irritam muito as pessoas que se deslocam para conhecer a “grande oportunidade”.

Sendo assim, você precisa ser direto em suas campanhas e promoções de vendas. Dessa forma, além de atingir somente o público-alvo correto, você também poderá ficar tranquilo com relação a reclamações de clientes insatisfeitos ou, ainda, falsas acusações de propaganda enganosa, uma vez que a campanha não tenha feito nenhuma promessa indefinida.

O que pode ser realizada é uma divulgação de determinada promoção ou serviço e, em seguida, oferecer algum benefício adicional como uma surpresa, que pode ser uma higienização no veículo, brindes, serviços extras etc.

Assim, você executará o serviço estritamente da forma que foi descrito e, além disso, como uma espécie de extra, oferecerá ao seu cliente um benefício a mais por ter aproveitado determinada promoção. Dessa forma, é possível ativar o gatilho mental da curiosidade sem fazer nenhuma espécie de marketing enganoso ou ludibriador.

Neste artigo, você descobriu 9 dicas práticas para aumentar as vendas na oficina mecânica, além de conhecer os principais erros cometidos por proprietários de oficinas mecânicas em suas campanhas e promoções. Seguindo cada uma dessas indicações, você certamente poderá aumentar em muito a sua capacidade de captação de clientes.

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