A tecnologia vem melhorando a vida das pessoas e de qualquer tipo de negócio, principalmente porque ela proporciona grandes ganhos relacionados à redução de custos, produtividade e eficiência para suas respectivas rotinas.

Obviamente que, além de atuar em negócios mais “tradicionais, ela também vem sendo aplicada nas oficinas mecânicas. Até porque vivemos uma época em que as oficinas estão cada vez mais profissionais, se preocupando com a eficiência de sua gestão. Tudo isso sem contar que os clientes estão a cada dia mais exigentes quando o assunto é o conserto de seus carros.

É necessário que as oficinas tenham como preocupação a qualidade do serviço prestado, além de prezar pela qualidade do atendimento que é fornecido para seus consumidores.

Por isso, preparamos este post, que mostrará melhor o papel da tecnologia para oficinas — tanto nos seus processos, desde a melhoria em seu relacionamento com o público, até em relação à organização do estoque, custos e outros aspectos. Confira!

1. Atendimento ao cliente

É totalmente possível utilizar a tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente nas oficinas mecânicas. Até porque um simples software de gestão já passa maior profissionalismo e tira aquela imagem de que a oficina é algo sujo e desorganizado.

Sendo assim, o consumidor terá melhor impressão ao ver que a oficina possui esse apoio, e as chances de deixar o seu carro sob seus cuidados será muito maior.

Junto a isso, há ainda soluções que por meio da internet oferecem ao cliente a possibilidade de acompanhar o conserto do seu carro. Nem precisa falar que isso passa uma credibilidade gigantesca, não é mesmo?

2. Padronização de atividades e processos

Com o apoio da tecnologia para oficinas, é possível padronizar todos os processos e atividades que ocorrem em sua operação — desde o atendimento ao cliente até procedimentos internos.

Isso proporcionará um cenário de mais produtividade para os seus colaboradores, além de passar uma imagem bastante profissional para o público.

Soma-se a isso o fato de que será possível registrar todas as ações que deverão ser feitas, e isso facilitará muito a execução do trabalho no dia a dia, além de ajudar no gerenciamento das ordens de serviço.

Podemos ressaltar também que é importante para qualquer negócio manter tudo registrado, pois, caso seja necessário consultar qualquer informação no futuro, ela será encontrada facilmente.

3. Otimização do planejamento de compras

Com a tecnologia, é possível organizar melhor o planejamento da compra de peças e materiais de consumo, conforme o seu estoque necessitar.

No tópico anterior, falamos o quanto um software ajudará a deixar os dados registrados. Pois bem, com ele será possível verificar o histórico de quais peças possuem maior saída e quais têm menos, oferecendo uma boa noção das quantidades que devem ser compradas para cada item em compras futuras.

Além disso, é possível que o sistema avise quando uma peça esteja com poucas unidades, sendo preciso adquirir mais delas. O auxílio também pode chegar na questão financeira, sendo possível adicionar lembretes ou agendar o pagamento de itens adquiridos em novas compras.

4. Organização do estoque

Outro benefício de utilizar a tecnologia para oficinas mecânicas está na organização do estoque. Afinal, é possível dar entrada e saída em qualquer peça adquirida e que, depois, seja utilizada nos serviços.

Dessa maneira, evita-se perder tempo no que diz respeito a conferir o estoque presencialmente a todo momento, prevenindo a sua desorganização e a desorientação sobre quais peças estão disponíveis para uso e quais não estão.

5. Qualidade das peças

Adquirir peças com qualidade duvidosa é algo ruim para o negócio, porém nenhuma oficina está imune a isso — e sabemos o quanto essa questão pode prejudicá-la. Afinal, há o risco de o estabelecimento perder a credibilidade junto aos clientes, além de todo o retrabalho que pode causar.

Sendo assim, a tecnologia pode ajudar nesse controle, no sentido de que é possível alguns sistemas apontarem, por exemplo, serviços em que houve a necessidade do retorno do veículo na oficina para trocar a peça novamente. Assim, existe a possibilidade de consultar se esses serviços possuem peças de um mesmo fornecedor.

Pois bem, caso um desses fornecedores possua alta quantidade de peças que precisaram ser trocadas muitas vezes, pode ser um indício de que os produtos não são de boa qualidade. Talvez seja a hora de ficar mais atento e até mesmo trocar de fornecedor.

6. Saúde financeira

Sem dúvida alguma, a tecnologia para oficinas mecânicas também pode ajudar no que diz respeito à saúde financeira do negócio. Até porque, com os softwares de gestão, é possível conseguir dados que dificilmente seriam obtidos manualmente.

Por exemplo: saber quais são as atividades que causam mais prejuízos e, do mesmo modo, quais as que estão gerando mais lucro. Junto a isso, o controle de gastos será mais real, sendo possível identificar onde todo o dinheiro que entra na oficina vai parar.

Além disso, será possível definir objetivos de faturamento para o negócio, podendo acompanhar os resultados a fim de que a oficina seja lucrativa e não acumule prejuízos.

7. Qualidade do serviço prestado

Por fim, o último ponto é referente à melhoria da qualidade do serviço que é prestado. Afinal, com todos esses pontos positivos que apresentamos é impossível que, no geral, a qualidade do trabalho não seja considerada como satisfatória.

A grande questão é que todos esses fatores proporcionam um cenário em que há eficiência na gestão, e isso reflete justamente no serviço, fazendo com que os clientes estejam a cada dia mais satisfeitos e possam voltar sempre, além de indicar para outros conhecidos.

Deu para perceber o quanto a tecnologia para oficinas mecânicas é algo que melhora a sua rotina e é indispensável a cada dia que se passa. Até porque vivemos em uma época em que não há mais margem para rotular as oficinas como um lugar desorganizado e sem muito profissionalismo. É preciso mudar essa visão!

Agora que você já conhece a importância da tecnologia para oficinas mecânicas, o que acha de entender um pouco mais sobre os motivos que fazem as peças de má qualidade acabarem com o seu negócio?