Ser proprietário e fazer a gestão de oficina mecânica exige muito compromisso e conhecimentos diversos. Assim sendo, uma ajuda é sempre bem-vinda para alcançar os resultados esperados e crescer. Para tanto, usar aplicativos de gestão para mecânicos torna seus serviços mais eficientes.

Por sua vez, outros apps para gerenciar melhor o negócio certamente atrairá clientes e reduzirá custos, algo que faz do seu estabelecimento uma referência no mercado e aumenta seus lucros.

Pensando em ajudar você a conhecer melhor esses aplicativos, listamos neste artigo os 5 principais disponíveis no mercado, bem como suas funcionalidades e benefícios de cada um. Confira!

1. Carrorama

O aplicativo Carrorama é uma das opções de maior evidência que existem no mercado referentes à gestão e controle de veículos e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Além disso, com um leitor na entrada OBD do veículo, o modelo é capaz de funcionar com análises em tempo real acerca do funcionamento do carro.

Sem dúvidas, esse é um aplicativo que merece ser ao menos testado, pois é de fácil conexão e usabilidade para todos os níveis de interesse por veículos. Com diversas possibilidades de funcionalidades, certamente existem opções que serão úteis para sua manutenção veicular. Vejamos algumas!

Abastecimentos

Mantém o registro e faz a análise de todas as vezes que o cliente abasteceu e onde foi. Além disso, consegue estabelecer uma relação dos abastecimentos com outros dados, como consumo e desempenho.

Despesas

A parte de despesas permite que o proprietário registre e controle absolutamente todos os gastos com seu veículo. Isso inclui desde lavagens, gastos com estacionamentos e multas até parcelas do financiamento, seguro etc.

Manutenções

Vários clientes provavelmente já passaram pela situação de perceber que a revisão do veículo está absolutamente atrasada. Com o Carrorama, basta inserir as informações básicas e ele nunca mais esquecerá nenhuma manutenção.

Além de lembrar seu cliente, ele registra custos e despesas diversas pertinentes à manutenção veicular.

Relatórios

A aba de relatórios do Carrorama reúne todas as informações registradas no sistema a fim de gerar relatórios que contêm as informações que o usuário desejar. Se você está no time daqueles que adoram planilhas, é possível exportar os relatórios para Excel e abri-los diretamente no computador.

Lembretes

Desde impostos à CNH do seu cliente, o Carrorama disponibiliza lembretes programáveis para lembrá-lo e não permitir que perca o prazo de nada.

2. Onmotor

O Onmotor é mais um aplicativo de gestão para proprietários líderes de oficinas e mecânicos que auxiliam no gerenciamento dos negócios e no fluxo de serviços, com emissão de ordens de serviço e notas fiscais eletrônicas, oferece um checklist para a inspeção dos veículos e faz o controle da inadimplência.

Contudo, o Onmotor apresenta algumas singularidades que o deixam mais atrativo para aqueles negócios que têm como prioridade fidelizar seus clientes, visto que sustentam um relacionamento mais próximo com eles. Esse diferencial é percebido em funcionalidades como a interação por mensagens de celular ou e-mails, que facilitam, entre outras coisas:

  • o envio e aprovação de orçamentos;
  • a abertura de ordens de serviço;
  • o aviso de que o veículo está pronto para a retirada.

Além disso, o aplicativo alerta sobre os aniversários dos clientes, por exemplo, para que você possa cumprimentá-los. Também avisa a proximidade da época de manutenções preventivas em seus veículos, para que você consiga avisá-los — fato que viabiliza um vínculo mais cordial e gera maior confiança com sua clientela.

3. Engie

O Engie é uma perspectiva israelense de aplicativo de gestão semelhante ao Carrorama. Uma das suas especificidades é a apresentação de um aplicativo e um dispositivo OBD compatíveis ao sistema operacional de aparelhos da Apple, o iOS. O processo para utilizá-lo é idêntico ao Carrorama.

Dessa forma, é preciso comprar o scanner OBD compatível com o seu dispositivo móvel tanto para iOS quanto para Android, e baixar gratuitamente o aplicativo no marketplace do seu aparelho — Apple Store ou Google Play Store.

Outro diferencial muito importante desse aplicativo de gestão de oficina mecânica é a promessa do fabricante de que, ao interpretar a central de bordo do veículo, ele é capaz de identificar mais de 10 mil tipos problemas.

Além disso, no site de compra, dá para verificar a compatibilidade do sistema com o veículo. A marca afirma que é compatível com a maioria dos carros fabricados a partir de 2002 movidos a gasolina.

4. Catálogo Web

O Catálogo Web é uma proposta criada pelo Grupo Bezerra Oliveira Solução para Autopeças e com ele iniciam os serviços orientados a aumentar a eficiência da sua oficina mecânica. Esse aplicativo possibilita a completa visualização do estoque do estabelecimento, com alterações em tempo real e riqueza de informações.

Para utilizar o Catálogo Web, você pode acessar por meio do navegador da maioria dos dispositivos com acesso à internet, como notebooks (Mac, Windows e Linux) e tablets ou smartphones (iOS e Android).

A grande vantagem desse aplicativo está no fato de não necessitar a instalação de absolutamente nada. Você providencia o seu cadastro para acesso na base e confere o aprofundamento do serviço pelo catálogo online.

5. ECU Repair

Desenvolvido para trazer rapidez a um dos serviços mais importantes em uma oficina mecânica moderna e competitiva, com o objetivo de auxiliar os técnicos, o ECU Repair funciona de maneira parecida a uma enciclopédia digital de módulos eletrônicos de vários modelos de veículos — das linhas pesada, leve, nacionais e importados.

Estamos falando de um aplicativo que conta com uma plataforma interativa, na qual o técnico consegue ver a imagem do módulo a ser reparado, na tela do dispositivo móvel ou do computador e, com apenas um clique, obtém as descrições de todos os seus componentes. Além disso, o ECU Repair traz:

  • os esquemas elétricos dos módulos;
  • o mapeamento dos componentes com suas ligações a sensores e atuadores;
  • a estruturação dos pinos, conectores e terminais;
  • a demonstração das funções e especificações (datasheets) de cada componente;
  • os arquivos originais dos módulos e seus dados técnicos.

Por fim, o ECU Repair torna o trabalho do reparador de módulos mais preciso e rápido, visto que elimina a necessidade de consultas a fabricantes ou concessionárias. Isso porque o banco de dados do aplicativo é bastante completo e também conta com atualizações constantes.

Quem acredita que a tecnologia e as oficinas mecânicas não conversam entre si, não poderia cometer engano maior. Afinal, a tendência crescente é de integração, digitalização e atualização dos serviços. Seja pelas inúmeras facilidades comprovadas que essas soluções trazem para o nosso cotidiano ou até mesmo simplesmente pela transição de uma nova geração.

Portanto, na hora de escolher um aplicativo de gestão, tenha atenção aos benefícios que ele é capaz de trazer para a gestão de oficina mecânica, além de suas funcionalidades e compatibilidades. Assim, será possível aproveitar tudo de melhor que a inovação em tecnologia tem a oferecer para o seu negócio!

Se você gostou deste artigo, confira mais conteúdos de qualidade como este em nossos perfis no Facebook, Instagram ou YouTube!