Quem é empreendedor e tem uma oficina mecânica sabe que é preciso assumir muitas tarefas. Além de permanecer na linha de frente do negócio, é necessário cuidar da parte administrativa, das finanças, das compras, enfim, todas as etapas do negócio dependem do dono, que aprende no dia a dia quais caminhos deve seguir.

Uma área específica que desafia a maioria dos pequenos empreendedores é a administração dos recursos humanos (RH). Afinal, como gerenciar RH de oficina mecânica de maneira que os funcionários mantenham-se engajados, contribuam efetivamente na produção diária e ainda sejam importantes para o crescimento do negócio?

Para auxiliar você nesse desafio, preparamos este post sobre como gerenciar RH de oficina mecânica. Confira, a seguir, de que maneira você pode ter sucesso no seu negócio.

Entenda a importância de uma boa gestão de RH 

Por menor que seja a empresa, sempre haverá uma série de obrigações para com os colaboradores que têm que ser cumpridas. Não importa o número de funcionários, é preciso cumprir certas normas, como os direitos trabalhistas regulados pela Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT.

Isso é importante não apenas para evitar multas ou outras penalizações, mas também porque, quando percebem que todos os seus direitos estão sendo respeitados, os colaboradores tendem a ser mais produtivos e engajados. Por isso, mesmo nas pequenas empresas, dar atenção à área de recursos humanos é fundamental.

Dessa forma, fazer o meio de campo das relações interpessoais, atender a todas as demandas (algumas muito conflitantes) e ao mesmo tempo manter o clima da empresa saudável não é tão fácil quanto parece. Isso exige preparo profissional embasado em metodologias e técnicas adequadas.

Conheça as vantagens de gerenciar RH de oficina mecânica

Confira agora algumas das principais vantagens de saber gerenciar o RH de sua oficina.

Visão sistêmica sobre o negócio

Ao fazer a gestão de questões multigerenciais, a visão sistêmica proporciona a você a possibilidade de uma atuação orientada para o crescimento do negócio. Dessa forma, remanejar as pessoas de acordo com as competências de cada uma a um setor específico melhora o aproveitamento do profissional.

Seleção alinhada à cultura organizacional

Essa vantagem está ligada a selecionar alguém que você sente que vai vestir a camisa da empresa. No momento de escolher um novo funcionário, saber as diretrizes e ambições da marca facilita bastante, mas vamos falar sobre isso logo abaixo.

Conhecimento do perfil dos colaboradores

Gerenciar o RH de uma oficina mecânica implica em conhecer os colaboradores, pois isso contribui para ações de melhoria coerentes com o perfil de cada um, principalmente focadas em reter os talentos.

Gestão de desempenho alinhada com as diretrizes

Os funcionários serão avaliados com foco no desempenho que a empresa espera, com as competências desejadas e alinhadas pela organização. Assim, a comunicação, por exemplo, é uma competência-padrão para todos. Porém, a gestão dará a ela o peso que achar conveniente na avaliação.

Desenvolvimento dos profissionais

Quando as competências da pessoa não atendem ao esperado, faça a gestão de desempenho para desenvolver essas habilidades. Se você observar novamente o exemplo da comunicação e constatar um deficit nessa competência, deve atuar com treinamentos sobre oratória ou comunicação eficaz, sempre focados na profissionalização.

Gestão de informações para tomadas de decisão

Tomar decisões a partir de um fácil acesso às informações e relatórios detalhados é muito mais simples e acertado. Ao gerenciar o RH de oficina mecânica em momentos de crise, por exemplo, reduzir o quadro de funcionários é uma opção. Da mesma forma, manter informações sobre o desempenho se torna um fator decisivo.

Dedique parte do seu tempo aos funcionários

O primeiro passo para elaborar ou aprimorar uma estratégia de RH para a sua oficina mecânica é justamente estar consciente de que você precisa dessa estratégia. Muitas vezes, como não há alguém com disponibilidade para se dedicar à gestão de pessoas, essa tarefa, apesar da sua enorme importância, é deixada de lado.

Se você está lendo este texto, provavelmente está ciente de que, sem dar a devida atenção aos seus funcionários, o caminho para o crescimento da sua oficina será mais longo.

Mesmo que você não disponha de alguém que se dedique exclusivamente à gestão de pessoas, é fundamental reservar pelo menos parte de seu tempo para pensar em ações direcionadas aos colaboradores.

Nesse sentido, dedicar parte do seu tempo aos funcionários envolve, por exemplo, dar atenção à segurança, saúde e bem-estar deles. Isso traz a sensação de valorização do ser humano, antes de qualquer relação profissional.

Encare o desafio da contratação

Uma contratação malsucedida acarreta perda de tempo e de recursos, fatores primordiais para o bom desempenho da sua oficina. Por isso, a seleção e o recrutamento devem ser criteriosos, a fim de reduzir as chances de que erros sejam cometidos.

Porém, esse é um processo que exige, além de dedicação, algum conhecimento por parte do recrutador. Nem sempre é possível checar as referências de um candidato, por exemplo, ou averiguar se ele está sendo honesto no que relata em seu currículo.

No caso, se a sua empresa não dispõe de recursos para contratar uma agência especializada em recrutamento, uma solução é o próprio dono do negócio se qualificar nesses processos.

Uma boa saída é o Sebrae, que oferece alguns programas de preparação com cursos gratuitos para empreendedores. Você se capacita para assumir as tarefas que envolvem a gestão do RH de sua oficina mecânica até que ela esteja madura o suficiente para contratar um profissional especialista na área.

Tenha um plano de RH

Mesmo as pequenas oficinas precisam ter um planejamento estratégico para suas ações de recursos humanos. Esse plano deve ser elaborado a partir da situação inicial, do ambiente de trabalho e da identificação do que necessita ser melhorado.

Feito o diagnóstico, é necessário traçar alguns objetivos e metas. Também é preciso estabelecer políticas e condutas, que serão adotadas por todos e transmitidas aos novos colaboradores após a contratação.

Estabeleça condutas de operações no ambiente da oficina, principalmente no que se refere aos procedimentos de segurança. Isso reforça seu plano de RH e reduz a rotatividade de funcionários em sua oficina.

Crie processos

As rotinas de trabalho na sua empresa têm que ser padronizadas. Ou seja, todos devem realizar as tarefas da mesma forma, em busca de resultados comuns. Para auxiliar nessa padronização, desenvolva formulários e procedimentos de checagem e certifique-se de que todos seguem a conduta estabelecida.

Nesse sentido, uma boa sugestão é que todos tenham sempre em mente que devem colaborar para melhorar a organização e a qualidade na oficina mecânica.

Ações como seleção e recrutamento de novos colaboradores também devem seguir padrões preestabelecidos. Da mesma forma, a regra vale para a concessão de benefícios — todos precisam compreender porque os recebem ou não.

Verifique como está o clima na empresa

Periodicamente, é importante que os donos de oficina mecânica verifiquem como está o clima organizacional. Identifique como está a motivação dos colaboradores, o relacionamento entre eles e também quais são as suas expectativas com relação ao futuro.

Se a sua empresa tem pelo menos oito ou dez colaboradores, é possível aplicar um pequeno questionário para checar essas informações. Sempre com o intuito de melhorar o clima, o resultado dessa pesquisa indicará medidas e projetos que poderão ser implantados no negócio.

Comunique-se com seus colaboradores

Práticas de comunicação interna são muito eficientes para engajar colaboradores e melhorar o clima. Assim, um pequeno mural instalado em uma área da oficina por onde todos passam já é um primeiro passo.

Se os funcionários utilizam o WhatsApp e o e-mail da empresa, eles também poderão ser utilizados para comunicação interna. Um exemplo de atitude simples que dá bons resultados é marcar encontros em datas comemorativas, aniversários e confraternização de fim de ano.

Além disso, a comunicação face a face é indispensável. Seja transparente com as pessoas e não se esqueça de também ouvir a posição delas. Na realidade, muitos problemas de gestão são ocasionados por falta de comunicação do gestor com o time.

Invista em seus funcionários

Fornecer cursos e treinamentos à equipe para manter um bom relacionamento com o cliente é uma forma eficiente de qualificar e engajar. Quando percebe o esforço e o investimento da empresa em seu desenvolvimento, o funcionário se sente valorizado, o que reflete em maior produção e eficiência.

Ademais, os treinamentos não precisam ser direcionados exclusivamente para a atividade-fim da sua empresa. Cursos de língua portuguesa, de informática ou de técnicas de atendimento ao cliente, por exemplo, são bem eficazes para a vida e úteis em qualquer área de atuação.

Forneça avaliações periódicas aos funcionários

A avaliação dos colaboradores não deve ser feita apenas quando surge algum problema. Fornecer feedbacks — uma avaliação ou resposta ao funcionário sobre o seu desempenho — regularmente é algo extremamente útil.

Nessa avaliação, destaque não apenas os pontos negativos, mas também o que está indo bem e quais são as expectativas da empresa sobre o futuro profissional do funcionário.

Da mesma forma, defina quais serão os indicadores de performance, uma vez que avaliar desempenhos é crucial para garantir os resultados almejados pela empresa.

Assim, grandes ou pequenas, as marcas são feitas por pessoas. Por isso, é tão necessário investir nelas. Dessa forma, gerenciar RH de oficina mecânica tem a mesma importância estratégica, qualquer que seja o tamanho do negócio.

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