Independentemente do tipo de estabelecimento que você tem hoje, o atendimento sempre será um fator de diferenciação dos seus concorrentes, até mesmo em oficinas mecânicas que realizam serviços rápidos, como trocas de óleo e pneu ou alinhamento e balanceamento.

Oferecer um atendimento de qualidade em um local adequado pode fazer com que seus clientes queiram sempre voltar à sua oficina quando necessitarem de algum serviço em seus veículos.

No artigo de hoje mostraremos alguns benefícios que um espaço para atendimento pode proporcionar aos seus clientes, bem como as formas simples de estruturar esse ambiente. Acompanhe!

Quais os benefícios de ter um espaço para atendimento do seu cliente?

Fidelização de clientes

Um cliente, quando bem atendido, tende a ser fiel ao estabelecimento. Isso ocorre porque o público de modo geral prefere utilizar serviços de empresas com as quais eles têm uma maior afinidade.

Esse estreitamento de relações melhora em muito o relacionamento entre você e o seu cliente. Nesses casos, mesmo quando ele precisa fazer uma crítica sobre algum ponto do serviço, a tendência é que seja feita em um tom mais amistoso.

Retorno do mesmo cliente ao seu estabelecimento

Quando o seu cliente é fidelizado pelo bom atendimento a tendência é que ele retorne mais vezes a sua oficina mecânica. Não é segredo para ninguém que quando uma pessoa, que já contratou com você e ficou satisfeita, retorna ao seu estabelecimento, ela tenderá a gastar mais.

Seja na compra de um produto ou na execução de um serviço menos emergencial, esse é um fator psicológico da mente humana e você pode perceber isso fazendo uma simples análise nos seus clientes que visitam a oficina com mais frequência.

Indicações para outras pessoas

Outro benefício incrível para quem oferece um local próprio para o atendimento dos seus clientes é a indicação. Quando uma pessoa está satisfeita com determinado produto ou serviço, ela sente uma vontade incontrolável de contar para outras o que encontrou de tão fantástico em determinado estabelecimento.

Isso tende a criar um efeito bola de neve positivo, uma vez que um cliente conta para outro que vai criando uma corrente sem fim. É dessa forma que os negócios crescem e prosperam. A divulgação boca a boca é uma das mais poderosas ferramentas de marketing que existe

Valorização e respeito para com o cliente

Por fim, a destinação de um local adequado para atendimento e espera dos clientes mostra para eles que a empresa está preocupada com o seu bem-estar e o respeita e valoriza acima de tudo. Afinal, o patrimônio mais precioso de um negócio são os seus clientes.

Como estruturar um ambiente de atendimento ao cliente?

Você notou que montar um local de atendimento para os seus clientes proporciona benefícios que podem aumentar em muito as vendas do seu negócio. Portanto, mais que um gasto para garantir o conforto daqueles que chegam a sua oficina, estamos tratando de um investimento que pode ter um retorno muito rápido.

Portanto, confira agora as 4 dicas para montar e estruturar esse local de atendimento para poder começar a se beneficiar das vantagens que mencionamos.

1. Pense na decoração

Quando mencionamos decoração não estamos nos referindo a pinturas abstratas, arranjos e artefatos cheios de detalhes, mas sim à criação de um ambiente adequado para receber as pessoas que chegarem à oficina.

Por exemplo, você pode inserir um tapete de cor neutra, um móvel com algumas revistas sobre carros e alguns objetos decorativos discretos, como miniaturas de veículos, peças, ou algum outro elemento que remeta ao ambiente de uma oficina mecânica.

Porém tudo muito simples e sem exageros, ou, como os especialistas da área costumam mencionar: um ambiente “clean”.

2. Crie um local confortável

Também é importante ter um local confortável para que o cliente possa se sentar e ficar acomodado pelo tempo suficiente. Cadeiras acolchoadas e com encostos são uma excelente opção.

Mas se você tiver um pouco mais de recursos, pode investir em um sofá maior, desde que comporte as pessoas que utilizarão o ambiente de forma que elas fiquem a um espaço confortável umas das outras.

Outro elemento indispensável é o aparelho de ar condicionado, principalmente se o seu estabelecimento fica situado em uma região mais quente. Não há nada mais estressante que esperar por algo sentindo calor e suando. Portanto, não cometa esse erro, principalmente se o local destinado para o atendimento dos seus clientes for fechado.

3. Insira alternativas de entretenimento

Também é interessante inserir alguns itens de entretenimento, como jornais, revistas, uma TV ligada a um canal de informações e, principalmente, acesso ilimitado a uma rede WiFi para uso exclusivo dos clientes.

4. Ofereça alguma comida ou bebida

Também é interessante ter alguns recipientes com biscoitos ou bolachas. Nada muito caro ou elegante, somente uma opção para quem foi pego de surpresa e teve que se dirigir à oficina sem fazer uma refeição.

Outro detalhe importante é ter uma garrafa de café. Essa bebida é consumida em grande escala no Brasil, inclusive, somos conhecidos lá fora como os maiores fãs de café do mundo.

Não há quem não goste de chegar a um estabelecimento e saborear um café fresquinho. Você também pode adicionar uma garrafa de chocolate quente para os dias mais frios ou chuvosos.

Outro elemento indispensável para a sua área de atendimento ao cliente é um bebedouro de água mineral ou purificador com copos plásticos ao lado. Assim, você atende mesmo aqueles poucos que não gostam de nenhuma das duas bebidas.

Independentemente do que será oferecido, é importante que você designe um funcionário para cuidar da reposição dessas bebidas e alimentos. Quando você permite que eles faltem ou fiquem velhos, pode passar uma sensação de escassez para quem está aguardando um serviço ou atendimento, o que é péssimo para os olhos do cliente.

Portanto, a dica é nunca deixar faltar ou envelhecer alguns dos elementos mencionados nesse tópico.

Com todas essas dicas, você simplesmente transformará o atendimento em sua oficina. Acredite, ao aplicá-las, as pessoas virão de todos os cantos da sua cidade para trazer mais trabalho para o seu negócio.

Gostou deste artigo? Que tal receber dicas sobre como melhorar o seu negócio de oficinas mecânicas? Assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo.