8 dicas essenciais para aumentar o lucro da sua oficina mecânica

Entender como o seu negócio opera é um passo crucial para compreender o seu lugar no ramo e perante a concorrência. Todos esses conhecimentos, claro, caminham para aumentar o lucro do seu empreendimento.

Pensar na estrutura geral do seu estabelecimento é determinante para vários quesitos — desde o trato com a experiência do seu cliente até a organização interna do seu negócio.

Por esses e outros motivos que separamos 8 dicas essenciais para que você amplie o alcance e o retorno de sua oficina mecânica. Fique conosco!

1. Entenda a importância de qualificar o seu negócio e a sua equipe

Antes de mais nada, com responsabilidade e sempre pensando na balança financeira do seu negócio, procure realizar reformas estruturais constantes para a sua equipe, para os seus equipamentos e para o seu estabelecimento.

Antecipe o futuro e modernize a sua estrutura, otimizando tempo e dinheiro, promovendo melhorias desde o sistema responsável pelas ordens de serviço até os equipamentos que a sua equipe de mecânicos utiliza diariamente. Cumpra com antecedência as suas demandas com o auxílio de um bom planejamento.

2. Pense na estrutura física de sua oficina

A essa altura, você já deve saber que o seu negócio é também o seu cartão de visitas. Internalize como a sua estrutura pode ser um atrativo e um diferencial dentre a concorrência, com a finalidade de aumentar o lucro.

Manter o seu espaço sempre limpo e organizado é um dos trunfos. Apesar de estarmos lidando com uma oficina mecânica, pensar nesse quesito lhe dá a confiança que a clientela espera de um lugar higiênico e organizado.

Pense também em como você pode tornar o dia a dia do seu cliente — que muito provavelmente precisou dos seus serviços devido a um imprevisto —, oferecendo-lhe uma confortável sala de espera com cafezinho e wi-fi.

3. Ofereça novos serviços

O serviço de qualidade deve ser padrão. Para aumentar o lucro, você não deve deixar de exigir, de si mesmo e da sua equipe, nada menos que o melhor possível. No entanto, mais do que isso, é preciso pensar na necessidade futura da sua freguesia.

Uma manutenção preventiva e agendada de tempos em tempos, por exemplo, pode vir acompanhada de um brinde, ou mesmo com um desconto pelo plano feito em médio ou longo prazo. Isso garante que o seu cliente voltará, além de valorizar a atenção que você fornece para quem comparece ao seu estabelecimento. Pense em soluções e serviços nos quais nenhuma outra oficina pensou antes.

4. Saiba precificar o seu trabalho

Saber precificar o seu trabalho não é o mesmo que “cobrar barato”. É ser justo em ambos os lados: o do comprador e o do vendedor. Se o seu serviço é impecável e lhe traz confiança — assim como a do seu cliente —, saiba valorizar o seu próprio trabalho e os seus funcionários qualificados.

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Um bom relacionamento com quem procura o seu serviço faz toda a diferença. É importante que o cliente esteja sempre ciente de que o seu preço é justo, somado à qualidade de suas peças, à sua agilidade e à eficiência da sua entrega. Trabalhe para sempre manter esse alto padrão de qualidade que justifique o seu preço.

5. Foque a fidelização dos seus clientes

Para aqueles que têm capricho no dia a dia da gestão do seu empreendimento, a fidelização de clientes é só uma questão de tempo. O que garante que a sua clientela volte e indique a sua oficina é o atendimento realizado todas as vezes em que alguém entra na sua loja.

Trabalhe um relacionamento próximo ao seu freguês e garanta que ele se sinta convidado a voltar. Forneça descontos esporádicos para que ele retorne e lembre-o sempre da manutenção constante que ele precisa fazer para manter o perfeito funcionamento do seu veículo.

6. Invista em marketing e nas redes sociais

O futuro já chegou e as pessoas precisam apenas de um toque na tela do celular para pesquisar o melhor preço, a melhor localização, as avaliações de um estabelecimento e o que ele tem a oferecer.

Acompanhe a modernidade e invista no marketing da sua empresa, além das redes sociais. Quem é visto sempre é lembrado, e essa máxima resume muito bem a importância de estratégias online.

Vá até onde o seu cliente está. Crie conteúdos para a internet e procure sempre estar presente no planejamento futuro de alguém que precise dos seus serviços. Uma ótima dica é fazer vídeos sobre o dia a dia de sua loja, ou mesmo ensinando o seu cliente a tomar pequenos cuidados com o seu veículo. Ganhe a confiança mostrando mais do negócio.

7. Priorize um atendimento especializado

Vamos combinar: nem todo mundo entende tanto assim de mecânica. Para diminuir a distância entre os seus funcionários e o seu cliente — e, consequentemente, para aumentar o lucro da oficina —, promova esforços para um atendimento especial.

No processo de criar um relacionamento com quem procura o seu estabelecimento, é imprescindível que o cliente fale a sua língua. Trabalhe para treinar o seu atendimento, para que, na medida do possível, ele entenda qual o defeito do carro e como esse problema será resolvido. Não deixe que o dono do carro imagine o que vai ser reparado, mas o deixe ciente do processo todo o tempo.

8. Comercialize e use peças de qualidade

Sempre estabeleça um padrão de qualidade altíssimo para os seus suprimentos. Para que toda essa lógica trabalhe a seu favor para aumentar o lucro da oficina, é preciso contar com as melhores peças disponíveis no mercado.

Para isso, esteja preparado para encontrar o melhor fornecedor de peças, com anos de experiência de mercado e com lojas e distribuidoras por todo o Brasil, que possa auxiliá-lo na entrega do seu serviço toda vez que você precisar. Nós já abordamos tópicos importantes aqui e a praticidade deles passa pelo trato que você deve ter com as suas autopeças. Portanto, exija o melhor!

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