Você sabe o que é automação no processo de compras? Recentemente, o segmento de autopeças no Brasil vem retomando seu crescimento — muito por conta da recuperação das montadoras, que respondem por cerca de 60% do setor. Com o canal de reposição também em alta, em janeiro de 2018 observou-se um crescimento de 33,4% no acumulado de 12 meses, apresentando, assim, um avanço considerável de dois dígitos.

Devido a esse novo gás do segmento, é importante estar atento às mudanças e inovações desenvolvidas na área para não ficar atrás da concorrência. A melhoria por si só já é necessária em qualquer período de um negócio, mas isso se torna mais necessário e evidente em momentos de crescimento.

Neste post falaremos sobre a tecnologia que está envolvida na automação do processo de compras de autopeças — fator muito relevante para aumentar a qualidade dos seus produtos ao mesmo tempo em que se consegue uma redução expressiva de custos e gastos. Para isso, vamos contar como os softwares de gerenciamento de autopeças podem auxiliar nessa tarefa desafiadora.

Falaremos ainda sobre as vantagens específicas envolvidas na compra de autopeças — essas que podem ser alcançadas com o auxílio de softwares que têm como característica automatizar esse processo. Crescimento financeiro, gerenciamento estratégico e aumento no número de fornecedores são alguns dos benefícios observados com a aplicação dessa tecnologia.

Você já pode perceber que as utilidades são muitas, não é? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!

O auxílio da tecnologia de softwares na gestão de autopeças

A tecnologia está aí para ser utilizada e para nos ajudar nos mais diversos ramos e frentes da nossa vida. Para o negócio não é diferente, muito pelo contrário: é essencial. Manter-se competitivo e ter uma boa rentabilidade no acirrado segmento de autopeças é complicado, e para isso é preciso andar de mãos dadas com as inovações e tecnologias existentes no mercado.

A gestão de autopeças por meio de softwares não é um tema tão novo no meio, mas é de extrema importância para ter um controle de estoque eficiente e otimizado. Veja abaixo os benefícios que podem ser obtidos com o auxílio dos softwares de gestão na automação de processos desse meio:

  • crescimento financeiro (aumento da eficiência e redução dos custos);

  • aumento no controle em geral (estoques, prazos etc.);

  • praticidade e agilidade com os fornecedores (notificações e alertas);

  • aprimoramento do planejamento estratégico;

  • segurança dos dados da sua empresa;

  • integração entre projetos paralelos.

Esses são só alguns dos pontos em que são vistas melhorias por conta da implementação da tecnologia de automatização. Você deve estar se perguntando: e em relação à compra de autopeças em particular, como os softwares podem ajudar nesse processo?

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de autopeças

Redução no preço das autopeças

Como um software pode oferecer um desconto na compra de autopeças junto a um fornecedor? Quando você usa um processo automatizado na cotação de preços de peças, os valores dos itens procurados podem variar cerca de 40% nas lojas eletrônicas pesquisadas.

Dessa forma, você terá mais informações do mercado para poder barganhar um desconto com o seu fornecedor, caso ainda queira continuar com ele. Portanto, a possibilidade de realizar a cotação de uma peça em diferentes localidades, acaba, direta e indiretamente, reduzindo o preço total pago pelos materiais comprados para repassar ao consumidor final.

Esse ponto levantado funciona mais ou menos quando vamos realizar uma compra de, por exemplo, uma geladeira para a nossa casa. Realizamos uma rápida pesquisa de preço na internet e já sabemos onde podemos comprar com um menor valor e quais são as condições de venda oferecidas pela loja.

Descoberta de outras marcas e distribuidores

A facilidade de realizar pesquisas na internet também acaba gerando outro benefício: a descoberta de diferentes marcas e fornecedores, que antes não seriam encontrados por conta da sua região ou por falta de uma estratégia de marketing mais abrangente.

Com uma exploração melhor é possível oferecer mais produtos aos clientes — produtos de melhor qualidade ou similares, mas de qualidade inferior, mais acessíveis para o bolso do comprador.

Ao descobrir novas marcas, consequentemente descobre-se novos distribuidores e fornecedores. Essa é uma ótima vantagem, pois além de poder aumentar o portfólio de marcas e produtos, você acaba ampliando a sua rede de fornecedores.

Isso permite reduzir os preços por conta da concorrência, ter novas opções para momentos de falta de peças em determinado fornecedor e ofertar uma variedade maior de peças aos seus clientes.

Praticidade e agilidade no processo de compra

Descobrir e criar uma rede de fornecedores em um negócio de autopeças não é uma tarefa fácil. É necessário ter no mínimo alguns anos de experiência e conhecer bem do mercado para poder sustentar um empreendimento lucrativo e com peças de qualidade.

A agilidade e praticidade que um software de automação de compras oferece é incrível. Em vez de ter que procurar fisicamente ou por meio da sua rede de conhecidos do segmento, basta utilizar a internet para encontrar fornecedores que possam atender aos seus pedidos.

A tarefa de descobrir, entrar em contato e visitar — que antes demorava dias, meses e até anos para ser estabelecida — foi reduzida significativamente com a chegada dessa tecnologia, que nos permite ter os contatos e as informações a um clique.

Aumento do controle na gestão de compras

Além de todos esses benefícios listados acima, ainda existe mais um que tem uma grande relevância: o auxílio no controle das suas compras. Muitos donos de oficinas mecânicas têm dificuldade para se organizar e conseguir controlar com eficiência as peças que são compradas.

O software permite que todas as compras realizadas fiquem salvas no sistema, podendo ser consultadas quando preciso. Essa funcionalidade ajuda a controlar o seu fluxo de caixa, identificando os gastos em cada período do mês — o que pode auxiliar no seu planejamento estratégico de compras.

Conseguiu entender a importância da automação no processo de compras de autopeças para a sua oficina? A tecnologia aliada ao conhecimento e à experiência de mercado resulta em ótimos frutos, podendo ser o seu diferencial competitivo frente aos concorrentes.

É muito bom entender mais sobre o nosso negócio e começar a fazer planos com os novos aprendizados, não é verdade? Então aproveite para botar em prática tudo o que você aprendeu neste post. Caso precise de ajuda, entre em contato conosco!