Você já ouviu falar em benchmarking? Em uma tradução livre, esse termo significa “ponto de referência”. Basicamente, significa analisar o comportamento e boas práticas de empresas que são líderes de mercado em determinado seguimento.

2018 e descobrirá que, observar o comportamento de outras oficinas líderes no mercado pode ajudar no crescimento da sua. Acompanhe!

O que é benchmarking?

O benchmarking é uma estratégia que busca a absorção de boas práticas na gestão de um negócio, isso incluí avaliar as ações dos seus concorrentes de modo a manter a sua empresa sempre à frente em determinado ramo de seguimento.

Ou seja, suponhamos que você tem um concorrente direito e o estabelecimento está localizado próximo ao seu. Por algum motivo, as pessoas optam pelo serviço dessa outra oficina, seja pelo fato de serem mais baratos, de melhor qualidade ou se a empresa oferece mais estrutura.

Seguindo a lógica do benchmarking, ao analisar esse cenário, você pode realizar um exercício de ponderação com o objetivo de verificar as possibilidades de se equiparar a esse concorrente.

No entanto, perceba que inserimos a palavra “ponderação”, ou seja, isso não significa que você simplesmente copiará alguns de seus processos.

De fato, essa atitude não é recomendada, uma vez que, trata-se de oficinas completamente diferentes e um procedimento que dá certo para uma, pode não trazer os mesmos resultados para a outra.

Então, você deve estar se perguntando: como seria a aplicação do benchmarking na minha oficina mecânica? Simples, veja, por exemplo, a questão dos preços que você atribui aos seus produtos e serviços.

Em muitos casos, os valores praticados pelos concorrentes são menores, devido a fatores que podem ser desconhecidos por você.

Pode ser que exista um contrato com alguns fornecedores em que as condições são melhores que aquelas firmadas por você em sua oficina, ou ainda, existe a possibilidade da outra empresa remunerar seus funcionários com valores abaixo da média de mercado.

Enfim, são fatores de difícil identificação, dessa forma, realizar reajustes na tabela de preços deliberadamente pode ser um erro fatal para a sustentabilidade e saúde financeira de um negócio.

Senso assim, toda a mudança deve ser pautada por um detalhado planejamento. Se você deseja alterar os preços, por exemplo, é fundamental pensar na diminuição de custos, ou se o objetivo é atacar o melhor atendimento para atrair mais clientes, saiba que isso demandará outros gastos.

Ao trabalhar esses aspectos você consegue adaptar as boas práticas executadas pelos seus concorrentes à sua realidade.

Note que tudo necessita de uma avaliação, portanto, a dica de ouro do benchmarking é analisar estratégias de referência executada pelos líderes de mercado e verificar se tais condutas podem ser implementadas ao seu negócio, sem causar prejuízos ou problemas em sua execução.

Como implementar o benchmarking no meu dia a dia?

Agora que você entendeu o que é benchmarking e aprendeu que não se trata de copiar estratégias de concorrentes, mas sim adaptar as boas práticas para o seu negócio, então, vamos mostrar como implantar esse conceito na sua oficina.

Para isso, vamos apresentar x dicas de aplicação imediata, para que você possa começar a pensar nesse conceito assim que terminar de ler este artigo. Continue lendo!

1. Estabelecer objetivos

Antes de qualquer coisa, é preciso que você saiba exatamente quais os pontos que pretende melhorar em seu negócio. Uma pesquisa e análise de concorrência genérica pode não proporcionar os resultados desejados, portanto, você precisa saber onde quer chegar com sua empresa.

Nesse contexto, estabeleça quais são os seus objetivos na aplicação do benchmarking, dessa forma, você não perde tempo avaliando outros pontos que não são essenciais no momento.

2. Mapear a concorrência

Como mencionamos, o mapeamento é o ponto central do benchmarking. É nesse momento em que você aplica o conceito e sistematiza todas as informações obtidas. Caso o número de oficinas avaliadas seja muito grande, talvez seja preciso utilizar planilhas eletrônicas para realizar a coleta de dados.

3. Monitorar resultados

Logo que você implementa o benchmarking os resultados podem aparecer, porém, muitos proprietários e gestores de oficinas mecânicas acabam parando por aqui, o que não é recomendado. Ao obter um resultado positivo, você deve vislumbrar novas alternativas e pontos de melhoria.

Quais são as vantagens de adotar esse conceito?

Agora que você sabe o conceito e como aplicar o benchmarking, vamos mostrar as principais vantagens que esse processo pode proporcionar à sua oficina mecânica.

Conhecer melhor o seu negócio

A implementação de um processo de benchmarking pode fazer com que você tenha mais conhecimentos sobre a sua empresa. Utilizando as estratégias corretas é possível alcançar melhores posições em relação aos seus concorrentes.

Acompanhar as tendências do mercado

Quando você observa as boas práticas de outras empresas que têm mais credibilidade no mercado é possível adquirir mais conhecimentos sobre as tendências e novidades do mercado, uma vez que, essas organizações tendem a implantarem as inovações antes das outras.

Dessa forma, o benchmarking pode fazer com que você se equipare a elas no que diz respeito às novas tecnologias e execução de processos.

Evitar ficar acomodado

Infelizmente, muitos proprietários de oficina mecânica, quanto possuem uma parcela garantida do seu mercado, acabam cultivando, de forma equivocada, certa tranquilidade e comodidade com relação aos serviços realizados, afinal, os lucros obtidos para determinado período podem ser satisfatório.

No entanto, isso é um grande erro que pode refletir negativamente em seu negócio no longo prazo, afinal, não existe empresa que seja capaz de sobreviver sem avaliar o mercado e constantemente realizar ajustes em seus produtos ou serviços.

Nesse sentido, o benchmarking é um grande aliado para todos os seguimentos, pois o comodismo não é uma opção para aqueles proprietários de oficina mecânica que adotarem essa estratégia em seus negócios.

Agora é com você! Aprendido o conceito do benchmarking, como aplicá-lo e suas principais vantagens, é chegado o momento de sair em busca das informações e encontrar meios saudáveis e ponderados de aplicar as boas práticas de oficinas bem estabelecidas no mercado em seu negócio.

Gostou deste artigo sobre o benchmarking? Que tal ficar por dentro de todos os nossos conteúdos? Então, assine nossa newsletter, assim você não perde nenhuma postagem.