Não são apenas peças de qualidade e garantia de um bom serviço que encantam os clientes de uma oficina nos dias de hoje. Os consumidores do século XXI estão muito mais interessados em terem uma experiência agradável. Isso envolve um bom atendimento em oficinas mecânicas e a realização das demandas de forma rápida e eficiente.

Além disso, bom humor e disposição dos mecânicos têm um peso importante nessa missão de encantar os clientes.

Se você quer saber como a soma de um bom ambiente de trabalho e atendimento de excelência pode levar à fidelização dos clientes, não deixe de conferir este artigo. Reunimos algumas dicas eficientes para que a sua oficina mecânica encante os consumidores desde a primeira visita.

Invista na qualificação dos profissionais

O processo de encantar e agradar seu público já começa no pré-atendimento, seja por telefone, e-mail ou quando o consumidor chega presencialmente na oficina. Os clientes, quando procuram por esse serviço, costumam apresentar nervosismo, já que estão lidando com algum problema no veículo.

Saber contornar essa situação é um grande diferencial das boas oficinas mecânicas. Passar ao consumidor uma impressão positiva desde o seu primeiro contato com a empresa, promovendo um atendimento atencioso e que passe segurança, é muito importante para que ele feche negócio.

Mas, para isso, é necessário investir constantemente no treinamento dos funcionários. Além dos cursos de especialização e atualização para manter a excelência do serviço prestado, promover reuniões e workshops sobre atendimento ao cliente e relacionamento interpessoal são fatores indispensáveis nos dias de hoje.

O acompanhamento dos gestores e as estratégias de motivação da equipe também ajudam a aprimorar o serviço e o atendimento oferecido aos consumidores.

Valorize o trabalho em equipe

Ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho mostra, também, que o ambiente da oficina é harmonioso. Afinal, quem garante que o carro vai ser reparado com segurança em meio a brigas e a um mal atendimento?

Sendo assim, desde a contratação, é fundamental explicar ao colaborador da oficina o funcionamento da empresa e as funções que ele desempenhará no dia a dia. Também é importante explicar os conceitos de qualidade e garantia, essenciais para captar e fidelizar os clientes nesse segmento.

Além disso, é interessante que todo o time tenha conhecimento sobre os serviços oferecidos, bem como as técnicas de atendimento ao cliente. Assim, ao compartilhar o conhecimento, é possível desenvolver um trabalho em equipe de qualidade, que beneficiará diretamente o consumidor final.

Deixe o ambiente sempre agradável e convidativo

Além do bom atendimento em oficinas mecânicas, o cliente também espera ser recebido em um ambiente limpo e organizado. Produtos como graxa e óleo fazem parte da rotina de uma oficina, mas eles não precisam estar presentes em todas as áreas da empresa, como nos banheiros, na sala de recepção e na calçada.

Manter esses ambientes de acesso dos consumidores limpos e organizados ajuda a mudar o conceito de que oficinas mecânicas são sujas. Na sala de recepção, por exemplo, é interessante deixar água e café à disposição do cliente, além de revistas e jornais. Já os banheiros, devem estar limpos e equipados com os produtos de higiene necessários.

Outro ponto que precisa de atenção quando falamos de ambiente agradável tem a ver com a decoração do local. Calendários e pôsteres que expõem mulheres podem afastar da oficina o público feminino e proporcionar momentos constrangedores quando o cliente está com sua família no local.

É preciso se lembrar que a oficina deve ser um ambiente confortável para todos os públicos.

Seja claro na hora de passar o orçamento

Na hora apresentar ao cliente o orçamento e o prazo de entrega do serviço, é fundamental ser realista e claro. O ideal é que a oficina conte com um estoque das peças mais utilizadas e tenha um catálogo com a média de preços de cada uma delas.

É bom se lembrar que hoje os clientes conseguem realizar pesquisas na internet sobre os preços das peças e até da mão de obra em apenas alguns segundos. Por isso, valorize a honestidade ao realizar o orçamento na sua oficina.

Cumpra com o que foi acordado

Um dos requisitos que os clientes prezam nas oficinas mecânicas é o prazo de conclusão do trabalho. Uma vez que a entrega é feita fora do que foi acordado, o consumidor ficará insatisfeito e terá uma imagem negativa da empresa.

Caso o trabalho apresente dificuldades que impeçam o cumprimento do prazo, é essencial ligar para o cliente e explicar os motivos que causaram a demora. Não espere que o consumidor chegue à sua oficina para só então avisá-lo sobre o atraso, pois essa atitude certamente prejudicará a relação dele com o seu estabelecimento.

Ofereça serviços diferenciados

Existem várias maneiras de agradar o seu cliente; uma delas é a oferta de serviços diferenciados. Por exemplo, entregar o carro limpo por dentro e por fora é uma maneira simples e barata de encantar o público e que pode fazer com que ele indique os serviços da oficina para outras pessoas.

Além disso, as próprias especializações da oficina são diferenciais importantes na missão de encantar os clientes. Se a sua oficina oferece serviço de funilaria, pintura e suspensão, por que não disponibilizar também o de limpeza de ar-condicionado?

E que tal a entrega do carro a domicílio ou uma parceria com empresas de táxi para os clientes buscarem seus veículos sem dores de cabeça?

Essas são apenas algumas ideias que ilustram a infinidade de serviços diferenciados que potencializam o atendimento em oficinas mecânicas, proporcionando uma experiência agradável aos consumidores.

Saiba como realizar um bom atendimento em situações adversas

Nem todos os consumidores são iguais, por isso é preciso estar preparado para atender diferentes perfis, principalmente em situações adversas. É importante num primeiro momento escutar o cliente com atenção e, por meio do diálogo, acalmá-lo e acolhê-lo.

Lembre-se que o consumidor é a principal razão do funcionamento da oficina mecânica, e mesmo em situações em que haja alteração de humor, os profissionais devem agir com respeito e moderação.

Depois que o momento de tensão passar, chega a hora de mostrar ainda mais profissionalismo e eficiência. Fale sobre os problemas encontrados no veículo e ensine o cliente a cuidar de alguns pontos para evitar futuras ocorrências.

Após solucionar o problema e definir o processo para conserto, ficará mais fácil passar para o cliente preços e prazos — sem que ele tenha o sentimento de ser “enrolado” pelo mecânico.

Apresentamos neste artigo dicas importantes de como encantar seus clientes com um bom atendimento em oficinas mecânicas. Se você também quer aprender a atrair consumidores para a sua oficina, não deixe de ler o novo artigo do nosso blog sobre captação de clientes!