A bomba d’água de um veículo pode ser comparada ao coração de um ser humano. Ela é a peça responsável por toda a distribuição de água dentro do sistema de arrefecimento de um carro.

Quando essa peça é danificada ou apresenta algum tipo de mau funcionamento, pode ocorrer o aquecimento dos líquidos e, em alguns casos, fazendo-o ferver e contribuindo para a queima da junta de cabeçote, o que proporciona um prejuízo enorme para o proprietário.

Pensando na importância que essa peça tem para os veículos, decidimos escrever este artigo. Nele, mostraremos tudo o que você precisa saber para manter o seu bom funcionamento. Acompanhe!

Fique atento aos sinais que a bomba d’água emite

Assim como o corpo humano, quando a bomba d´água não está funcionando de forma adequada, ela emite alguns sinais que você, enquanto mecânico, deve observar e alertar o seu cliente sobre os riscos que ela pode estar gerando ao veículo.

Um dos sinais que você pode verificar é o vazamento de líquidos. O seu cliente pode fazer este teste. Oriente-o para colocar um pedaço grande de papel em baixo do carro, cobrindo toda a área do motor. Caso ele verifique água pela manhã, pode ser um problema na bomba.

Outro detalhe que você pode observar na oficina mecânica é ouvir o barulho do motor. Caso esteja escutando algum ruído diferente do que está acostumado, pode estar relacionado ao mau funcionamento da bomba d´água.

Também é muito importante verificar a bomba e os seus componentes com o tempo, principalmente, para regiões que estão expostas à ação da maresia. A oxidação pode atingir essa peça, provocando problemas no resfriamento do motor.

Além disso, é importante verificar e orientar o seu cliente a visualizar o medidor de temperatura dos componentes do motor. Eles são mantidos ideais quando a bomba está fazendo o seu papel corretamente.

Portanto, oriente-o para que jamais ignore o aviso luminoso no papel. Em muitos casos, um reparo nessa peça pode ser consideravelmente mais barato que o conserto dos problemas gerados pelo seu mau funcionamento.

Outro ponto que precisa ser observado é o ano do carro. Geralmente, uma bomba d’água tem uma boa durabilidade. Entretanto, dependendo de quantos anos o carro tem, bem como, a sua quilometragem, é perfeitamente possível que os componentes já estejam desgastados e seja necessário realizar a sua troca.

Por fim, temos a correia solta. Notando que ao acelerar o carro, um ruído parecendo lamento é emitido, é um forte indicador de que existe alguma falha na correia que está envolvida no funcionamento da bomba de água. Nesse caso, você deve orientar o seu cliente à necessidade de realizar a troca desse elemento.

Avalie os riscos do mau funcionamento

Após verificar possíveis sinais de problemas na bomba d´água, é necessário avaliar os riscos que ela pode estar gerando para o motor do carro do seu cliente. Em alguns casos, a intervenção por meio de manutenção preventiva deve ocorrer imediatamente.

É muito importante ter atenção nessa etapa, pois se o cliente decidir fazer o serviço em outro momento é possível que o veículo seja danificado antes que ele retorne à oficina para executar a manutenção. Portanto, o seu papel é orientar o proprietário quanto os riscos que o mau funcionamento da bomba d´água pode gerar para o seu carro.

Na maioria dos casos, uma manutenção nessa peça é consideravelmente mais barata do que a troca de algum componente danificado devido ao superaquecimento do motor. Além disso, quando esse problema ocorre, além do proprietário ter que resolver a questão, também deverá arcar com os custos do conserto da bomba, o que poderia ter sido feito antes do problema ocorrer.

Por isso, o mecânico deve ter plena capacidade de identificar possíveis problemas, analisando os indícios que mencionamos no tópico anterior e orientar o cliente quanto aos riscos de permanecer com o seu carro naquelas condições.

Saiba os problemas que podem existir nessa peça

Seguindo o que foi mencionado no item anterior, vamos mostrar os problemas que o mau funcionamento da bomba d´água pode gerar em um veículo. Toda a questão gira em torno de um único problema, o superaquecimento de peças e elementos do veículo.

Entretanto, partindo desse primeiro problema, temos outros que podem comprometer ainda mais o funcionamento do seu carro. Um dos principais é muito popular e até hoje acontece com muitos condutores que não conhecem os princípios básicos do funcionamento de um carro.

Estamos tratando do famoso: “carro ferveu”. Esse é um dos principais problemas causados pelo mau funcionamento da bomba d’água. Quando ela não é capaz de refrigerar o motor do carro, que gera muito calor em seu processo de combustão, ele acaba superaquecendo e dando a impressão de que está pegando fogo, devido à grande quantidade de fumaça que é expelida.

Conheça os diferenciais da bomba d’água Takao

As bombas que são fornecidas pela Takao têm sua construção em liga de alumínio, aço ou ferro fundido e conta com rotores em alumínio, ferro ou plástico, proporcionando um alto nível de resistência e durabilidade.

As peças sempre utilizam rotores e retentores de extrema qualidade, fazendo com que a Takao garanta a durabilidade e o rendimento do sistema de arrefecimento de motores como Ciclo Otto Diesel e empilhadeiras, até mesmo, sistemas mais modernos com regime de temperatura elevada.

Ao oferecer uma peça com essas características aos seus clientes, você ganha a confiança deles e proporciona mais segurança e tranquilidade. Assim, eles podem fazer suas viagens e utilizar seus veículos no dia a dia sem se preocupar com problemas no arrefecimento do carro. Além de permitir a tranquilidade de saber que poderão utilizá-lo por muitos anos sem preocupações com a troca ou manutenção da bomba.

Conhecendo bem todos os possíveis problemas e as manutenções que são necessárias na bomba d’água, você poderá oferecer aos seus clientes um atendimento diferenciado e especializado, contribuindo para aumentar o faturamento e a lucratividade do seu empreendimento.

Quer saber mais sobre essa peça e seus diferenciais? Então, entre em contato com a Takao e fale com um de nossos especialistas. Teremos um imenso prazer em auxiliar você!