Por que a bronzina de biela é fundamental para o funcionamento do motor?

A bronzina da biela é um dos itens que podem ser considerados como o coração de um veículo. Nesse sentido, saber manuseá-la é fundamental para não prejudicar o funcionamento do motor, bem como, garantir maior tempo de vida para ele.

Ela faz parte de um importante sistema do motor e é necessário para manter a sua perfeita funcionalidade. Além dos cuidados no manuseio também é fundamental garantir que você esteja colocando peças de qualidade no carro dos seus clientes.

Neste artigo, mostraremos a importância dessa peça para o perfeito funcionamento do motor e os cuidados que você deve ter na hora de escolher um fornecedor. Acompanhe!

O que é a bronzina da biela?

A bronzina ou, casquilhos, como é popularmente chamada, são peças utilizadas para armazenar mancais, eixos e bielas do motor. Trata-se de uma peça composta em cobre na sua maior quantidade e, por isso, recebe o nome de bronzina, manganês e zinco.

A sua principal aplicação é na redução do atrito que existe entre os componentes móveis internos de um motor com as demais peças que estão estáticas evitando que elas se desgastem e proporcionem um melhor funcionamento do motor, bem como, mais tempo de vida útil.

Elas são peças específicas de cada um dos fabricantes de veículos e, portanto, é crucial que você verifique a indicação para cada tipo de motor as suas respectivas especificações de uso. Instalar um tipo diferente do que é indicado pelo fabricante pode danificar os componentes do motor e prejudicar sua lubrificação.

Como funciona a sua montagem?

A instalação da bronzina depende das indicações e orientações fornecidas pelo fabricante do veículo, assim ao verificar esses pontos mecânicos, é preciso certificar de que ela está com o lado correto da trava guia posicionada. Feito isso, ele deve encaixar a peça no mancal manualmente, conforme a descrição do fabricante.

É fundamental lembrar que o encaixe da biela e o pistão vem junto ao vibrequim e, portanto, recomenda-se a utilização de um guia para que é bronzina fica na posição correta ao receber a capa da biela, quando for sinalizada a sua montagem.

Com relação ao torque deve ser observado a especificação do fabricante e ela seguir à risca utilizando um taquímetro ou chave dinamométrica para executar esta tarefa.

Quais os cuidados devem ser tomados na montagem?

Agora vamos discorrer um pouco sobre os cuidados que devem ser tomados na hora dele montar a bronzina da biela. Uma das falhas mais comuns que ocorrem nesse processo é a sua instalação em posição invertida. A maioria dessas espécies têm apenas um furo para lubrificação onde os mancais são montados.

Essa pequena abertura deve ser posicionada corretamente com o motor permitindo que a lubrificação seja feita de forma correta, evitando o seu comprometimento, bem como, o de outros elementos que dependem desse processo.

Quando a montagem é feita de forma incorreta os casquilhos e o sistema de lubrificação podem ficar bastante comprometidos. O calor e o atrito produzido podem chegar a levar o fundimento de alguns componentes do motor e gerando prejuízos incalculáveis para um condutor.

Nesse sentido o cuidado mais importante que deve ser tomado com a bronzina é a correta lubrificação. Isso evitará desgaste prematuro das peças e prolongar a vida útil do motor. Sendo assim, é fundamental que você oriente os seus clientes quanto a regularidade da manutenção preventiva para verificar a necessidade de trocar essa peça.

Isso é muito importante pois as bronzinas não tem uma vida útil e especificada e dependem de uma análise apurada de um mecânico para verificar se estão cumprindo com seu papel ou se necessitam ser trocadas com urgência.

Quais os problemas apresentados em uma bronzina com defeitos?

Um dos principais problemas que surgem quando a bronzina da biela está com defeito é a redução abrupta na potência do motor. Isso consegue ser percebido facilmente pelo condutor, entretanto, quando chega nesse ponto é bem provável de que seu veículo já esteja com um grande problema a ser resolvido.

Além disso, também pode ocorrer um aumento na temperatura e ruídos por todo o veículo. Você deve orientar os seus clientes no sentido de que quando eles perceberem algum desses indícios procurem imediatamente a oficina para verificar possíveis problemas na bronzina.

Porque escolher peças com fornecedores de qualidade?

Conhecer a forma de montagem e os principais sintomas de problema com a bronzina da biela é fundamental para fornecer um serviço de qualidade para os clientes da sua oficina mecânica. Entretanto, apenas conhecer a parte prática e o conceito do assunto não será um diferencial para sua empresa, isso dependerá de outro fator muito importante que é escolher peças de qualidade com fornecedores confiáveis.

As peças de reposição podem variar muito de acordo com um fabricante e outro, entretanto, isso não deve influenciar totalmente na sua decisão de compra tendo em vista que em alguns casos o barato pode sair mais caro.

Isso porque, algumas dessas peças são feitas sem seguir as especificações adequadas de cada montadora e além de dificultar a instalação no veículo do seu cliente, pode não proporcionar os resultados que são esperados.

Peças similares ou paralelas podem ter uma vida útil mais curta por usar materiais de qualidade inferior, assim prejudicarão o seu trabalho, bem como, o próprio veículo de seus clientes.

Em alguns casos, um consumidor pode ficar decepcionado com uma oficina mecânica pelo simples fato de ela ter instalado uma peça de máquina alidade em seu veículo. A grande vantagem é que isso pode ser facilmente resolvido escolhendo fornecedores confiantes que têm peças de qualidade que atendem a todas as demandas dos seus clientes.

Como você pode perceber a bronzina da biela faz parte de um importantíssimo sistema que garante o perfeito funcionamento do motor de um carro, bem como, o tempo de duração dele. Portanto, é crucial que você sempre ofereça peças de qualidade e saiba como dar os devidos reparos e manutenções nessa peça que consta no carro de seus clientes.

Para garantir o máximo de qualidade nas peças dos carros dos seus clientes convidamos a conhecer nosso estoque. Para tanto, entre em contato conosco e veja todas as peças que podemos oferecer para seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.