Seja qual for o segmento da empresa, a capacitação de funcionários deve ser uma das suas prioridades tanto para garantir um serviço de excelência para os clientes quanto para preservar a saúde e a integridade da sua equipe

Quando levamos esse assunto para a realidade de uma oficina mecânica, a necessidade de treinar os colaboradores é ainda maior, pois eles deverão utilizar uma série de equipamentos e instrumentos que exigem conhecimento técnico e bastante atenção, a fim de evitar erros e acidentes. 

Além disso, ter funcionários qualificados ajudará o seu negócio a reduzir custos e aumentar os lucros, porque eles saberão a maneira correta de utilizar e preservar as ferramentas de trabalho disponíveis. 

Por isso, preparamos este post que vai ajudar você a treinar corretamente a equipe da sua oficina. Ficou interessado? Então, confira as dicas e tenha uma ótima leitura!

Desenvolva líderes

Uma das maneiras de capacitar os seus funcionários e garantir a preservação de equipamentos a longo prazo é desenvolver líderes em cada área da sua oficina. Colaboradores com noções de gestão e liderança tendem a ser mais ponderados e podem auxiliar outros colegas a utilizarem corretamente as ferramentas disponíveis.

Além disso, essa atitude vai garantir que as decisões sejam tomadas pelos supervisores ou responsáveis por cada setor, aliviando o excesso de trabalho sobre um gerente geral, por exemplo.

Para isso, uma boa dica é ensinar técnicas de liderança de equipe, oferecer bons salários e, até mesmo, cursos para desenvolver o potencial e as habilidades de cada gestor. 

Assim, as chances de as equipes cometerem erros ou utilizarem os equipamentos de maneira inadequada serão bem menores.    

Crie normas de conduta

Em qualquer empresa, fazer brincadeiras a todo tempo, usar o celular excessivamente, comer em lugares inadequados, chegar sempre atrasado e uma série de outros hábitos podem comprometer a produtividade e, até mesmo, causar grandes erros durante a execução de serviços.

Em uma oficina, por exemplo, é extremamente importante que os mecânicos e todos os funcionários estejam sempre atentos ao trabalho e aos serviços que vão prestar, já que os riscos de um acidente são bem altos devido às ferramentas, aos acessórios e aos produtos com os quais eles estão envolvidos. 

Por isso, crie normas de conduta para os seus funcionários e passe as informações com bastante clareza. O objetivo não é tornar o ambiente de trabalho mais chato ou rígido, mas sim garantir a execução de excelentes serviços, além de preservar a segurança das pessoas.  

Incentive a constante atualização

Com o avanço da tecnologia e da internet, as oficinas mecânicas e suas ferramentas de trabalho estão cada vez mais modernas. E essas transformações acontecem de forma acelerada e constante. Não é raro vermos empresas trocando os seus materiais praticamente todo ano. 

Assim, para saber lidar com as novas tecnologias e recursos disponíveis, é necessário que os seus funcionários acompanhem o mesmo ritmo dessas evoluções. 

Para isso, você precisa oferecer cursos, treinamentos, incentivar a participação deles em workshops, palestras e eventos do universo mecânico e automobilístico, além de fornecer conteúdos completos, com dicas de como utilizar as ferramentas da melhor forma.

Dessa forma, você vai garantir equipes sempre qualificadas e atualizadas, que estarão prontas para lidar corretamente com qualquer novidade. 

Esteja sempre aberto ao diálogo

Um dos principais motivos do mau uso de equipamentos e também de falhas na prestação de serviços é a falta de comunicação, seja entre os funcionários e os clientes, seja entre os próprios colaboradores de uma mesma oficina. 

Por essa razão, é importante estar sempre aberto ao diálogo e deixar isso bem claro para todas as pessoas da equipe.

Quando os funcionários tiverem alguma dúvida, incentive-os a conversar com os colegas de trabalho, a pedir opiniões ou, até mesmo solicitar, ajuda. Explique que, assim, será mais fácil encontrar soluções e diminuir os erros.

A comunicação deve ser prioridade e receber atenção especial em qualquer empresa. E nas oficinas mecânica, ela deve fazer parte do plano de capacitação de funcionários.

Providencie os equipamentos de segurança 

Como as oficinas mecânicas são lugares com alto risco de acidentes, é imprescindível fornecer aos colaboradores todos os equipamentos de segurança necessários para o manuseio e utilização das ferramentas de trabalho.

Além disso, é importante ensiná-los a usar esses materiais de proteção da maneira adequada, evitando que eles façam mau uso e acabem prejudicando o serviço. 

Assim, mais uma vez, você vai garantir a preservação da sua oficina e, principalmente, a integridade física da sua equipe. 

Crie metas e incentivos

Outra forma de motivar e capacitar os seus funcionários é criar metas e incentivos para eles, principalmente se elas estiverem envolvidas com a otimização de custos da empresa e com o bom uso dos equipamentos e ferramentas da oficina. 

Nesse sentido, você pode oferecer premiações para os mecânicos que não quebrarem peças ou não desperdiçarem produtos. Dessa maneira, eles terão muito mais cuidado no dia a dia e na hora de executar as suas tarefas.

Ao estabelecer incentivos para os melhores colaboradores, eles também se sentirão mais motivados a buscarem capacitação e se destacarem no ambiente de trabalho.

Será uma atitude vantajosa para tanto para os funcionários quanto para a sua oficina mecânica como um todo.  

Esclareça todos os processos

Muitos mecânicos cometem erros ou utilizam equipamentos de forma inadequada por não entenderem corretamente alguns processos. Isso pode acontecer por falta de experiência, mas também por falha da empresa, que não deixou as informações claras o suficiente.  

Nesse sentido, é preciso entender que cada oficina tem as suas particularidades e normas próprias, então, é natural que alguns colaboradores ainda não conheçam determinado processo. Assim, você deve esclarecer todas as etapas e como funciona cada área da companhia. 

Depois disso, eles não terão mais desculpadas para insistirem no erro. 

E então, viu como é importante ensinar e capacitar os seus mecânicos? Dessa forma, você não garantirá apenas a preservação dos seus equipamentos, mas também terá uma equipe bem qualificada e que prestará ótimos serviços. Isso alavancará a imagem e os lucros da sua oficina. 

Agora que você já sabe sobre a importância da capacitação de funcionários, que tal assinar a nossa newsletter? Você receberá conteúdos tão informativos e interessantes quanto este post. Aproveite!