A certificação ISO 9001 é um componente estratégico de uma organização, que tem por objetivo principal servir como requisito da gestão da qualidade em um negócio, possibilitando à empresa a aplicação de diversos conceitos e padrões de execução de tarefas do dia a dia.

Todo empreendimento, independentemente do segmento, pode emitir sua certificação ISO 9001, desde que atenda a todos os requisitos que as empresas certificadoras exigem. Com oficinas mecânicas não poderia ser diferente.

No artigo de hoje, mostraremos a importância de emitir a sua certificação ISO 9001, bem como, os passos que você deve dar para conquistá-la. Continue lendo!

Qual a importância da certificação ISO 9001 para uma oficina?

Como já mencionamos, a ISO 9001 é uma certificação que garante a qualidade nos processos internos de uma empresa. Nesse contexto, podemos verificar que os benefícios podem ocorrer dentro e fora do ambiente de trabalho.

Inicialmente, a empresa que conquista a certificação tem uma melhor organização interna. Ao implementar as regras exigidas, a organização da empresa terá seus processos modificados, proporcionando maior produtividade nas rotinas diárias.

Com isso, haverá uma redução significativa nos custos e despesas desnecessárias na empresa. Quando ocorre a parametrização de processos, todos eles são otimizados para que a empresa extraia o melhor resultado das ações dos colaboradores, proporcionando, assim, o ganho de produtividade que já foi mencionado.

Entretanto, velhas rotinas e procedimentos deixarão de ser realizados, contribuindo para a redução de gastos desnecessários dentro do seu estabelecimento. Além disso, temos a possibilidade de padronização de processos. Quando isso ocorre, você ganha tempo na hora de realizar a formação e treinamento de novos profissionais para atuarem nas mais diversas áreas da sua empresa.

Saindo um pouco do ambiente da empresa, esse tipo de certificação proporcionará uma melhoria na sua credibilidade perante o mercado. Dificilmente uma oficina mecânica se preocupa em investir tempo e dinheiro nesse tipo de ferramenta.

Sendo assim, ela pode se tornar um grande diferencial perante os seus concorrentes. Além disso, mesmo que o seu público-alvo não saiba exatamente o que significa a ISO 9001, a maioria vê isso com bons olhos, afinal, eles reconhecem que esse tipo de certificação existe apenas em empresas diferenciadas.

Com o efeito, muitos enxergarão nisso mais credibilidade e confiabilidade em todos os serviços realizados em sua empresa, aumentando suas vendas e sua lucratividade.

Como emitir a ISO 9001?

O processo de certificação é realizado em algumas etapas. Ele deve ser feito por uma empresa credenciada e autorizada para tal procedimento. Inicialmente, deve ser feito um levantamento de todas as rotinas existentes em sua empresa.

Em seguida, devem ser avaliadas cada uma delas separadamente e verificado se, efetivamente, são necessárias, bem como os pontos que podem ser melhorados. Com esses dados, a gestão da empresa, em conjunto com a assessoria especializada na certificação, elaborará um guia com procedimentos padronizados para cada setor.

Feito isso, eles devem ser estudados e implementados por cada um dos colaboradores envolvidos, respeitadas as suas atribuições. Quando tudo estiver sendo implementado, será agendada uma auditoria de revisão e orientação.

No dia marcado, serão verificados se todos os procedimentos estão sendo executados, bem como, se precisam ser ajustados e melhorados. Depois desse passo, será marcada uma auditoria externa com os profissionais da empresa certificadora.

Eles verificarão cada um dos departamentos e atestarão se todas as rotinas padronizadas estão sendo devidamente atendidas. Feito isso, será emitido o certificado ISO 9001 para a empresa.

Quanto tempo leva para obter a certificação?

O tempo de implementação desse tipo de certificação pode variar muito de uma empresa para outra. Em muitos casos, em apenas 6 meses a empresa já está apta a passar pela auditoria externa e receber a certificação.

Porém, dependendo do tipo do empreendimento, área de atuação, colaboradores envolvidos, bem como da própria gestão do negócio, esse prazo pode chegar até 1 ano e alguns meses.

Pequenas empresas podem ter a certificação ISO 9001?

A certificação ISO 9001 é algo possível e acessível para todo e qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho. O que deve ser levado em consideração não é o número de funcionários, faturamento e outras questões estruturais, mais sim, o perfeito cumprimento de todos os procedimentos padronizados.

Obviamente, em empresas com estruturas pequenas, o processo pode ser um pouco mais simples, no entanto será necessário respeitar cada uma das fases, além dos elementos que mencionaremos no tópico seguinte.

O que é preciso para conseguir a certificação?

Agora que você já entendeu o que é e como funciona a certificação ISO 9001, vamos apresentar alguns elementos necessários para que você conquiste esse importante elemento na gestão de uma empresa.

Pode parecer óbvio, mas o CNPJ é um fator crucial para ter essa certificação. Ela é destinada apenas para empresas, portanto se você tem um negócio individual, registrado em cartório, e que dispensa um CNPJ, bem como se trabalha na informalidade, será necessário constituir uma empresa para obter a certificação.

Seguidamente a esse critério, é necessário cumprir com toda a legislação pertinente ao seu negócio. Afinal, antes de a empresa potencializar e padronizar todos os seus procedimentos internos, é necessário que ela esteja devidamente regular perante os órgãos de tributação, atuando de acordo com o que preceitua a Lei aplicável ao seu segmento de atuação.

Também é necessário criar uma equipe interna, responsável pela implementação dos procedimentos, fiscalização, bem como todas as ações necessárias para a conquista e manutenção da certificação ISO 9001.

Em seguida, deve-se executar os passos que mencionamos anteriormente, que tratam da padronização e auditorias internas a serem realizadas pela equipe de implementação. Por fim, deve ser contratada a empresa certificadora, que, além de assessorar o procedimento, também fornecerá o certificado, caso a sua empresa atenda a todos os requisitos exigidos.

Seguindo esses passos, você terá em mãos todas as informações necessárias para conquistar a certificação ISO 9001 para a sua empresa, podendo gozar de todos os benefícios que esse tipo de elemento proporciona a um estabelecimento que atua na área de oficinas mecânicas.

Gostou do artigo de hoje? Que tal ficar por dentro de todas as novidades que postamos em nosso blog? Então, assine nossa newsletter e não perca nossos conteúdos.