Esqueça aquela imagem de oficinas sujas e desorganizadas, com ferramentas espalhadas pelo chão e com pôsteres de mulheres em suas paredes. Atualmente, empresários têm apostado em tecnologia e capacitação técnica para atrair pessoas para oficina mecânica. Investir em uma ambientação adequada, com paredes limpas e funcionários com uniformes padronizados também são diferenciais que aumentam a competitividade e fundamentais para atrair pessoas.

É preciso acompanhar o mercado para identificar as principais tendências, assim como analisar as estratégias que estão sendo utilizadas pela concorrência. Além disso, investir em tecnologia é essencial para atrair mais clientes para sua oficina. Com procedimentos informatizados, é possível prestar serviços com mais qualidade e agilidade, oferecendo conforto e segurança para os seus clientes.

Algumas oficinas já estão utilizando a tecnologia para atrair e fidelizar. Em alguns lugares do país, por exemplo, é possível acompanhar o que está sendo feito em seu carro pela internet. Isso gera mais confiança, especialmente nas mulheres, que geralmente se sentem desconfortáveis nesse tipo de ambiente.

Contudo, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o perfil do consumidor de sua oficina para definir as estratégias que serão implementadas.

No post de hoje, separamos 7 dicas de marketing que devem ser utilizadas para atrair pessoas para oficina mecânica. Confira só:

1. Conheça o perfil de seus clientes

Alguns clientes preferem um atendimento mais ágil, enquanto outros optam por uma abordagem mais personalizada. Oferecer o mesmo tipo de atendimento para todos os clientes é um erro que precisa ser evitado.

Com um bom software de gestão de oficina mecânica, é possível coletar dados e hábitos de um determinado grupo de consumidores. Dessa maneira, é possível criar promoções segmentadas para um determinado público, oferecendo um atendimento personalizado e individual.

Para obter informações, ofereça um serviço de cadastro completo, em que conste os dados e todos os serviços contratados por aquele cliente. Além disso, por meio de um bom software de gestão, é possível gerenciar o estoque, administrar o volume de clientes, acompanhar os serviços que estão sendo prestados e muito mais.

2. Invista em um ambiente limpo e organizado

Não é difícil entrarmos em uma oficina e nos depararmos com graxa por todos os lados. A falta de limpeza é compreensível, porém deve ser uma prática evitada por aqueles que desejam conquistar novos clientes. A ambientação adequada traz conforto e segurança, além de proporcionar valor para o seu negócio, criando um aspecto mais profissional.

Para Rosemeire Candeo, dona do Centro Automotivo Bimmer, manter o ambiente limpo e iluminado é essencial para gerar mais credibilidade aos clientes. Quando um veículo chega, a primeira coisa que o cliente notará é que não há um vestígio de graxa no chão nem nas paredes.

Outro diferencial oferecido pela oficina são os cuidados oferecidos ao carro. O veículo recém-chegado é fotografado e são colocadas capas protetoras nos volantes, bancos e no câmbio. O tratamento diferenciado atrai novos clientes e fideliza quem já conhece os serviços.

3. Implemente a tecnologia em sua oficina

A tecnologia vem evoluindo e só nesse post você já viu duas formas de implementá-las em seu negócio. A questão é que existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas em sua oficina. Um exemplo é a possibilidade de o cliente acompanhar o que está sendo feito, como está sendo feito e como está o andamento dos serviços contratados.

Algumas oficinas, fotografam os carros e disponibilizam um canal online em que os proprietários podem acompanhar, em tempo real, o andamento do serviço em seu veículo.

Essa estratégia aumenta a confiança do consumidor com a oficina, além de fidelizar clientes e agregar valor ao seu negócio. Isso quer dizer que as chances desse cliente indicar o seu negócio para outras pessoas é muito grande!

4. Pense no público feminino também!

Segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), um terço dos motoristas do país são mulheres. Contudo, um erro comum e fatal é pensar que as mulheres não entendem de carro. Isso acaba gerando um preconceito que afasta as mulheres das oficinas mecânicas.

E para quem deseja atrair mais clientes, excluir uma parte importante do público não é uma atitude muito saudável.

Além de uma ambientação adequada e a qualidade das prestações de serviços, Adga Óliver inovou e pôs em prática uma ideia que fez muito sucesso. Ela criou o Meu Mecânico, uma oficina destinada a proporcionar a melhor experiência possível para as mulheres. Ao levar o carro para a oficina, a cliente poderá fazer as unhas, o cabelo e ainda realizar um tratamento de pele por conta da casa.

A dica é oferecer um atendimento personalizado para esse público, tendo em mente que as mulheres necessitam desses serviços tanto quanto os homens e que elas também podem entender bastante de carros.

5. Aposte na capacitação técnica

Além de tecnologia, é preciso que os funcionários estejam aptos a lidar com as novas ferramentas. É importante, também, investir em capacitação para o reparo de componentes eletrônicos cada vez mais presentes nos automóveis. A capacitação técnica deve estar alinhada à agilidade, pois a demora na prestação dos serviços é um dos desafios que devem ser superados por aqueles que desejam atrair mais clientes.

Não cumprir com o prazo estabelecido é um dos maiores problemas de pequenas e médias oficinas. Para impedir que isso aconteça, os seus funcionários têm que estar capacitados para utilizar o software de gestão de oficinas, assim como entender completamente as necessidades de seus clientes.

6. Escolha bem os seus fornecedores

A escolha dos fornecedores das peças automotivas e dos materiais utilizados em sua oficina é essencial para o sucesso do negócio. Lembre-se de que os fornecedores são os agentes que agregarão valor aos seus serviços prestados. Por isso, é muito importante firmar parcerias com fornecedores de qualidade, que tenham boas condições e, principalmente, prazos flexíveis.

Poder contar com um catálogo de peças online é um diferencial para atender a demanda com mais agilidade.

7. Crie promoções e campanhas de marketing

Utilize as datas comemorativas e os diferenciais de sua oficina para criar campanhas de marketing para datas comemorativas e finais de ano. O empresário poderá oferecer promoções especiais para revisões anuais, especialmente perto de feriados e nas férias escolares.

Apostar na fidelização de clientes, oferecendo benefícios para quem faz manutenção periodicamente na oficina, por exemplo, é outra estratégia válida para atrair novos clientes para o seu negócio.

Utilizando essas dicas para atrair pessoas para oficina mecânica, será possível aumentar as vendas e o número de serviços prestados. Contudo, é preciso entender bem todos os processos de seu negócio, a logística e os preços praticados antes de criar campanhas que não tragam prejuízos para a oficina.

Ainda tem dúvidas? Quer saber ainda mais? Confira nosso artigo Encante seus clientes com um bom atendimento em oficinas mecânicas!