TAKAO atrair mais clientes

Como atrair mais clientes para a sua oficina mecânica

Esqueça aquela imagem de oficinas sujas e desorganizadas, com ferramentas espalhadas pelo chão e com pôsteres de mulheres em suas paredes. Atualmente, empresários têm apostado em tecnologia e capacitação técnica para atrair pessoas para oficina mecânica. Investir em uma ambientação adequada, com paredes limpas e funcionários com uniformes padronizados também são diferenciais que aumentam a competitividade e fundamentais para atrair pessoas.

É preciso acompanhar o mercado para identificar as principais tendências, assim como analisar as estratégias que estão sendo utilizadas pela concorrência. Além disso, investir em tecnologia é essencial para atrair mais clientes para sua oficina. Com procedimentos informatizados, é possível prestar serviços com mais qualidade e agilidade, oferecendo conforto e segurança para os seus clientes.

Algumas oficinas já estão utilizando a tecnologia para atrair e fidelizar. Em alguns lugares do país, por exemplo, é possível acompanhar o que está sendo feito em seu carro pela internet. Isso gera mais confiança, especialmente nas mulheres, que geralmente se sentem desconfortáveis nesse tipo de ambiente.

Contudo, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o perfil do consumidor de sua oficina para definir as estratégias que serão implementadas.

No post de hoje, separamos 7 dicas de marketing que devem ser utilizadas para atrair pessoas para oficina mecânica. Confira só:

1. Conheça o perfil de seus clientes

Alguns clientes preferem um atendimento mais ágil, enquanto outros optam por uma abordagem mais personalizada. Oferecer o mesmo tipo de atendimento para todos os clientes é um erro que precisa ser evitado.

Com um bom software de gestão de oficina mecânica, é possível coletar dados e hábitos de um determinado grupo de consumidores. Dessa maneira, é possível criar promoções segmentadas para um determinado público, oferecendo um atendimento personalizado e individual.

Para obter informações, ofereça um serviço de cadastro completo, em que conste os dados e todos os serviços contratados por aquele cliente. Além disso, por meio de um bom software de gestão, é possível gerenciar o estoque, administrar o volume de clientes, acompanhar os serviços que estão sendo prestados e muito mais.

2. Invista em um ambiente limpo e organizado

Não é difícil entrarmos em uma oficina e nos depararmos com graxa por todos os lados. A falta de limpeza é compreensível, porém deve ser uma prática evitada por aqueles que desejam conquistar novos clientes. A ambientação adequada traz conforto e segurança, além de proporcionar valor para o seu negócio, criando um aspecto mais profissional.

Para Rosemeire Candeo, dona do Centro Automotivo Bimmer, manter o ambiente limpo e iluminado é essencial para gerar mais credibilidade aos clientes. Quando um veículo chega, a primeira coisa que o cliente notará é que não há um vestígio de graxa no chão nem nas paredes.

Outro diferencial oferecido pela oficina são os cuidados oferecidos ao carro. O veículo recém-chegado é fotografado e são colocadas capas protetoras nos volantes, bancos e no câmbio. O tratamento diferenciado atrai novos clientes e fideliza quem já conhece os serviços.

3. Implemente a tecnologia em sua oficina

A tecnologia vem evoluindo e só nesse post você já viu duas formas de implementá-las em seu negócio. A questão é que existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas em sua oficina. Um exemplo é a possibilidade de o cliente acompanhar o que está sendo feito, como está sendo feito e como está o andamento dos serviços contratados.

Algumas oficinas, fotografam os carros e disponibilizam um canal online em que os proprietários podem acompanhar, em tempo real, o andamento do serviço em seu veículo.

Essa estratégia aumenta a confiança do consumidor com a oficina, além de fidelizar clientes e agregar valor ao seu negócio. Isso quer dizer que as chances desse cliente indicar o seu negócio para outras pessoas é muito grande!

4. Pense no público feminino também!

Segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), um terço dos motoristas do país são mulheres. Contudo, um erro comum e fatal é pensar que as mulheres não entendem de carro. Isso acaba gerando um preconceito que afasta as mulheres das oficinas mecânicas.

E para quem deseja atrair mais clientes, excluir uma parte importante do público não é uma atitude muito saudável.

Além de uma ambientação adequada e a qualidade das prestações de serviços, Adga Óliver inovou e pôs em prática uma ideia que fez muito sucesso. Ela criou o Meu Mecânico, uma oficina destinada a proporcionar a melhor experiência possível para as mulheres. Ao levar o carro para a oficina, a cliente poderá fazer as unhas, o cabelo e ainda realizar um tratamento de pele por conta da casa.

A dica é oferecer um atendimento personalizado para esse público, tendo em mente que as mulheres necessitam desses serviços tanto quanto os homens e que elas também podem entender bastante de carros.

5. Aposte na capacitação técnica

Além de tecnologia, é preciso que os funcionários estejam aptos a lidar com as novas ferramentas. É importante, também, investir em capacitação para o reparo de componentes eletrônicos cada vez mais presentes nos automóveis. A capacitação técnica deve estar alinhada à agilidade, pois a demora na prestação dos serviços é um dos desafios que devem ser superados por aqueles que desejam atrair mais clientes.

Não cumprir com o prazo estabelecido é um dos maiores problemas de pequenas e médias oficinas. Para impedir que isso aconteça, os seus funcionários têm que estar capacitados para utilizar o software de gestão de oficinas, assim como entender completamente as necessidades de seus clientes.

6. Escolha bem os seus fornecedores

A escolha dos fornecedores das peças automotivas e dos materiais utilizados em sua oficina é essencial para o sucesso do negócio. Lembre-se de que os fornecedores são os agentes que agregarão valor aos seus serviços prestados. Por isso, é muito importante firmar parcerias com fornecedores de qualidade, que tenham boas condições e, principalmente, prazos flexíveis.

Poder contar com um catálogo de peças online é um diferencial para atender a demanda com mais agilidade.

7. Crie promoções e campanhas de marketing

Utilize as datas comemorativas e os diferenciais de sua oficina para criar campanhas de marketing para datas comemorativas e finais de ano. O empresário poderá oferecer promoções especiais para revisões anuais, especialmente perto de feriados e nas férias escolares.

Apostar na fidelização de clientes, oferecendo benefícios para quem faz manutenção periodicamente na oficina, por exemplo, é outra estratégia válida para atrair novos clientes para o seu negócio.

Utilizando essas dicas para atrair pessoas para oficina mecânica, será possível aumentar as vendas e o número de serviços prestados. Contudo, é preciso entender bem todos os processos de seu negócio, a logística e os preços praticados antes de criar campanhas que não tragam prejuízos para a oficina.

Ainda tem dúvidas? Quer saber ainda mais? Confira nosso artigo Encante seus clientes com um bom atendimento em oficinas mecânicas!

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16 Comentários

    ESTOU ETRANDO EM UM NOVO RAMO DE AUTO CENTER GOSTARIA DE RECEBER DICAS E IDEIAS DE INOVAÇÃO E MARKTING, NO MAIS FICO GRATO.

      Bom dia Celio! Teremos o maior prazer em ajudar nesta sua nova jornada. Assine nossa newsletter no box do lado direito para receber os melhores conteúdos do mês e confira o blog durante a semana pois toda terça, quinta e sábado tem post novo! ;D Um grande abraço.

    Boa noite. Estou abrindo minha oficina e gostaria de saber como lidar pra trazer clientes para ela

      Olá, Juliano! Como vai? Tudo o que você precisa saber está aqui em nosso blog. Veja esse post: https://fir-fixed-middle.blogs.rockstage.io/como-atrair-clientes-para-oficina/ com certeza será de grande valia para você 🙂 Abraço!

    Trabalho em uma escola que vende cursos para o setor automotivo gostaria de receber dicas de como aumentar as vendas e conseguir atingir o publico certo

    Bom dia preciso de umas dicas de propagandas e outras meu marido e mecânico com 15 anos de concessionária Volkswagen .e decidimos em abrir nossa própria oficina se puder me ajudar fico agradecida.

      Bom dia Thais! Como vai? Aqui neste link tem todas os artigos de marketing e propaganda para vocês estudarem nesse nova jornada: https://bit.ly/2LuLRXD e também nosso canal no youtube vai ajudar muito com dicas técnicas, dá uma olhada: https://bit.ly/2gwnCsb Boa sorte!

    Ola, bom dia! André Cabral? Meu nome e Lucas estou montando minha oficina de moto, porém quero um grande diferencial das outras oficinas quero oferecer ao meus clientes um ótimo atendimento, serviço também.
    Meu público alvo e do ” 0 a 10 ” como diz o ditado popular todas as classes sociais, então gostaria de mais informações dicas para implementar meu negócio, abraços obrigado!!!!!

      Bom dia Lucas, tudo bem? Desculpa a demora pra te responder. Você colocou algo muito interessante. Por mais que você atenda todos os públicos, seria muito legal você, ao longo do tempo, entender melhor quem de fato vai até a sua oficina. Com certeza você vai identificar que existe um público que é maioria e é neles que você deve focar inicialmente pois eles são serão a maior parte da sua renda. Então, por exemplo, se você descobrir que dentro da sua oficina, de cada 10 carros, 6 são populares, 3 diesel e 1 importado, seu foco inicial deverá ser em prestar serviços para este tipo de carros e também entender como os donos desses carros gostam de ser atendidos – “Poxa, Cabral, mas como eu descubro como os donos de carros populares gostam de ser atendidos?” – Simples: perguntando. Faça uma pesquisa perguntando, por exemplo, quanto tempo eles estão dispostos a esperar por cada tipo de serviço, se eles costumam esperar na oficina ou se eles voltam depois, etc, tudo isso ajuda a melhorar a experiência do seu cliente que ficará totalmente satisfeito com seu trabalho e com seu atendimento. Inclusive um atendimento diferenciado de qualidade pode até justificar cobrar preços mais altos que a concorrência e mesmo assim os clientes continuarem a ir na sua oficina. Espero ter te ajudado, Lucas. Acompanhe nosso canal no Youtube (https://www.youtube.com/takaobrasil) que agora temos dicas de gestão por lá também 😉 Um abraço!

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