Esqueça aquela imagem das oficinas sujas e desorganizadas, com ferramentas espalhadas pelo chão e com pôsteres de mulheres em suas paredes. Atualmente, empresários têm apostado em tecnologia e capacitação técnica para atrair clientes para a oficina mecânica. Investir em uma ambientação adequada, com paredes limpas e funcionários com uniformes padronizados também são diferenciais que aumentam a competitividade e atraem mais pessoas.

É preciso acompanhar o mercado para identificar as principais tendências, assim como analisar as estratégias que estão sendo utilizadas pela concorrência. Além disso, investir em tecnologia é essencial para atrair mais clientes para sua oficina. Com procedimentos informatizados, é possível prestar serviços com mais qualidade e agilidade, oferecendo conforto e segurança para os seus clientes.

Algumas oficinas já estão utilizando a tecnologia para atrair e fidelizar. Em alguns lugares do país, por exemplo, é possível acompanhar o que está sendo feito em seu carro pela internet. Isso gera mais confiança, especialmente nas mulheres, que geralmente se sentem desconfortáveis nesse tipo de ambiente.

Contudo, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o perfil do consumidor de sua oficina para definir as estratégias que serão implementadas.

No post de hoje, separamos 8 dicas de marketing que devem ser utilizadas para atrair pessoas para oficina mecânica. Confira só:

1. Conheça o perfil de seus clientes

Alguns clientes preferem um atendimento mais ágil, enquanto outros optam por uma abordagem mais personalizada. Oferecer o mesmo tipo de atendimento para todos os clientes é um erro que precisa ser evitado.

Com um bom software de gestão de oficina mecânica, é possível coletar dados e hábitos de um determinado grupo de consumidores. Dessa maneira, é possível criar promoções segmentadas para um determinado público, oferecendo um atendimento personalizado e individual.

Para obter informações, implemente um serviço de cadastro completo, em que constem os dados e todos os serviços contratados por aquele cliente. Além disso, por meio de um bom software de gestão, é possível gerenciar o estoque, administrar o volume de clientes, acompanhar os serviços que estão sendo prestados, entre outras opções que agilizam o dia a dia de trabalho na sua oficina mecânica.

2. Invista em um ambiente limpo e organizado

Não é difícil entrarmos em uma oficina e nos depararmos com graxa por todos os lados. A falta de limpeza é compreensível, porém deve ser uma prática evitada por aqueles que desejam conquistar novos clientes. A ambientação adequada traz conforto e segurança, além de proporcionar valor para o seu negócio, criando um aspecto mais profissional.

Para Rosemeire Candeo, dona do Centro Automotivo Bimmer, manter o ambiente limpo e iluminado é essencial para gerar mais credibilidade aos clientes. Quando um veículo chega, a primeira coisa que o cliente notará é que não há um vestígio de graxa no chão nem nas paredes.

Outro diferencial oferecido pela oficina são os cuidados oferecidos ao carro. O veículo recém-chegado é fotografado e são colocadas capas protetoras nos volantes, bancos e no câmbio. O tratamento diferenciado atrai novos clientes e fideliza quem já conhece os serviços.

3. Implemente a tecnologia em sua oficina mecânica

A tecnologia vem evoluindo e só nesse post você já viu duas formas de implementá-las em seu negócio. A questão é que existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas em sua oficina. Um exemplo é a possibilidade de o cliente acompanhar o que está sendo feito, como está sendo feito e como está o andamento dos serviços contratados.

Algumas oficinas fotografam os carros e disponibilizam um canal online em que os proprietários podem acompanhar, em tempo real, o andamento do serviço em seu veículo.

Essa estratégia aumenta a confiança do consumidor com a oficina, além de fidelizar clientes e agregar valor ao seu negócio. Isso quer dizer que as chances desse cliente indicar o seu negócio para outras pessoas são muito grandes!

4. Pense no público feminino também

Segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), um terço dos motoristas do país são mulheres. Contudo, um erro comum e fatal é pensar que as mulheres não entendem de carro. Isso acaba gerando um preconceito que afasta as mulheres das oficinas mecânicas.

E para quem deseja atrair clientes novos, excluir uma parte importante do público não é uma atitude muito saudável.

Além de uma ambientação adequada e a qualidade das prestações de serviços, Adga Óliver inovou e pôs em prática uma ideia que fez muito sucesso. Ela criou o Meu Mecânico, uma oficina destinada a proporcionar a melhor experiência possível para as mulheres. Ao levar o carro para a oficina, a cliente poderá fazer as unhas, o cabelo e ainda realizar um tratamento de pele por conta da casa.

A dica é oferecer um atendimento personalizado para esse público, tendo em mente que as mulheres necessitam desses serviços tanto quanto os homens e que elas também podem entender bastante de carros.

Também é importante capacitar os seus funcionários para atender esse público com o máximo de respeito e cordialidade possível. Não é difícil encontrarmos oficinas mecânicas que faltam com respeito com as clientes, pelo fato de acharem que elas não entendem de mecânica.

5. Aposte na capacitação técnica

Além de tecnologia, é preciso que os funcionários estejam aptos a lidar com as novas ferramentas. É importante, também, investir em capacitação para o reparo de componentes eletrônicos cada vez mais presentes nos automóveis. A capacitação técnica deve estar alinhada à agilidade, pois a demora na prestação dos serviços é um dos desafios que devem ser superados por aqueles que desejam atrair mais clientes.

Não cumprir com o prazo estabelecido é um dos maiores problemas de pequenas e médias oficinas. Para impedir que isso aconteça, os seus funcionários têm que estar capacitados para utilizar o software de gestão de oficinas, assim como entender completamente as necessidades de seus clientes.

6. Escolha bem os seus fornecedores

A escolha dos fornecedores das peças automotivas e dos materiais utilizados em sua oficina é essencial para o sucesso do negócio. Lembre-se de que os fornecedores são os agentes que agregarão valor aos seus serviços prestados. Por isso, é muito importante firmar parcerias com fornecedores de qualidade, que tenham boas condições e, principalmente, prazos flexíveis.

Poder contar com um catálogo de peças online é um diferencial para atender a demanda com mais agilidade.

Além da qualidade, também é importante ter atenção à localização de um determinado fornecedor. Moramos em um país de longa extensão territorial e o transporte de cargas aéreo ainda caminha a passos curtos. Portanto, é preciso avaliar se determinado fornecedor atenderá as suas demandas no prazo ideal.

7. Crie promoções e campanhas de marketing

Utilize as datas comemorativas e os diferenciais de sua oficina para criar campanhas de marketing para datas comemorativas e finais de ano. O empresário poderá oferecer promoções especiais para revisões anuais, especialmente perto de feriados e nas férias escolares.

Apostar na fidelização de clientes, oferecendo benefícios para quem faz manutenção periodicamente na oficina, por exemplo, é outra estratégia válida para atrair novos clientes para o seu negócio.

Além disso, você pode explorar as estratégias de Marketing Digital para divulgar suas campanhas. A internet tem se tornado uma ferramenta de divulgação extremamente poderosa, desde que, utilizada de forma correta.

8. Fidelize, além de atrair

Agora que você entendeu como atrair mais clientes, vamos mostrar o quanto é importante manter essas pessoas consumindo os produtos e serviços da sua oficina mecânica constantemente.

Não adianta realizar todo o trabalho de captação que mencionamos ao longo deste artigo, se você não é capaz de fidelizar esses consumidores. Portanto, além do investimento em atração de clientes, é importante que eles retornem e consumam mais em seu estabelecimento.

Aliando a captação dos clientes à sua fidelização, você poderá colher os seguintes benefícios. Continue lendo!

Garante indicações

Você já deve ter ouvido vários indivíduos criticando alguns estabelecimentos comerciais, até mesmo de outros concorrentes. Isso ocorre porque as pessoas gostam de denegrir a imagem de empresas que oferecem produtos ou serviços de baixa qualidade.

E de certo modo, isso não é errado, afinal, você não quer que um amigo ou familiar seja prejudicado com um serviço ruim ou algum item que não atende a necessidade que foi prometida.

No entanto, quando se trata de elogiar e indicar bons produtos ou serviços, as pessoas costumam ter um prazer ainda maior. Elas se sentem privilegiadas em encontrar uma empresa que atenda a demanda com excelência e qualidade e, portanto, tendem em espalhar a novidade para aqueles que estão próximos.

Da mesma forma que um comentário negativo prejudica seriamente a continuidade de um negócio, os positivos contribuem em muito para que outras pessoas passem a comprar os seus produtos e serviços.

Um cliente satisfeito é a maior e mais poderosa ferramenta de marketing que existe no mundo dos negócios, além disso, quando ele é bem atendido e o serviço é de qualidade, a tendência é que ele volte ao seu estabelecimento.

Você já deve ter ouvido essa indicação: “cliente satisfeito compra duas ou mais vezes” e isso é uma grande verdade, mas será assunto do nosso próximo tópico. Continue lendo!

Faz com que os clientes voltem e gastem mais

Pesquisas realizadas em diversos segmentos do comércio e divulgadas amplamente nos meios de comunicação informam que, em geral, o ticket médio de um cliente que retorna a um estabelecimento para realizar uma segunda compra é maior que na primeira.

Para entender essa estatística é muito simples. Uma vez que um cliente confia no seu trabalho, automaticamente ele não terá nenhum receio em gastar um pouco mais em algum serviço maior que precisa ser realizado.

Além disso, é comum que esses clientes acabem levando outros produtos ou contratando serviços que poderiam ser deixados para depois.

Mantém o número de vendas em ascensão

Por fim, atrair clientes novos e manter os atuais fidelizados, comprando mais e divulgando os seus serviços pelo mercado, levará ao acontecimento de um fator muito previsível ao seu negócio: as vendas crescerão automaticamente, sem que seja necessária uma intervenção massiva de marketing.

Isso não significa que você não precisará investir nas estratégias que mencionamos, mas sim que será necessário captar e fidelizar cada vez mais pessoas para o seu negócio.

Utilizando essas dicas para atrair pessoas para oficina mecânica e mantê-los, será possível aumentar as vendas e o número de serviços prestados. Contudo, é preciso entender bem todos os processos de seu negócio, a logística e os preços praticados, antes de criar campanhas de sucesso, para que não tragam prejuízos para a oficina.

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