O setor de oficinas mecânicas foi um dos que mais evoluíram recentemente. A quantidade de carros se multiplicaram e com eles a necessidade por manutenção. A crise também ajudou, pois fez com que as pessoas passassem a preferir o conserto à troca do veículo. Mas esses não foram os únicos fatores — a profissionalização e serviços diferenciados como programas de fidelidade também contribuíram muito para esses resultados.

Mas você sabe o que é um programa de fidelidade? Saiba que nada mais é do que um benefício oferecido pelo estabelecimento como uma forma de recompensar o cliente e criar um vínculo, aumentando a confiança e gerando novas vendas. São processos que, desenvolvidos e aplicados corretamente, podem refletir em retenção de clientes e um aumento significativo dos lucros.

Tendo isso em vista, este artigo apresentará 5 dicas práticas para você estabelecer um programa de fidelidade em sua oficina. Está pronto para elevar a qualidade e resultados do seu negócio? Então, continue a leitura.

1. Garanta um atendimento diferenciado

O setor de oficinas mecânicas passou por grandes mudanças. Os estabelecimentos que outrora eram vistos como locais não muito asseados, cheios de figuras impróprias na parede e que pouco se preocupavam em prestar um atendimento diferenciado perceberam que era hora de mudar. Deixaram de ser espaços exclusivamente masculinos e se moldaram para receber da melhor forma o público feminino.

Um bom programa de fidelidade passa por isso: oferecer um atendimento diferenciado para todos os clientes, independentemente do sexo. Entre os itens que podem ser oferecidos para que os clientes se sintam confortáveis durante a sua estadia na oficina, destacamos:

  • maior receptividade;
  • ambiente propício para todos;
  • recepção com cadeiras;
  • água, café e televisão disponíveis;
  • Wi-Fi gratuito.

Além disso, muitas mulheres e homens acabam tendo que levar seus filhos juntos na hora de passar na oficina. Para conquistar o cliente em definitivo, é interessante reservar um cantinho propício para as crianças se entreterem enquanto aguardam junto com seus pais. A fórmula do atendimento diferenciado é um grande passo para garantir que o cliente volte outras vezes.

2. Ofereça serviços extras

A fidelidade passa pela conquista da confiança, mas vai além disso. Para ser bem-sucedida nessa missão, a oficina deve cobrar pelos serviços de forma honesta e detalhar cada item de forma clara. Para tornar mais suave o relacionamento com o seu cliente, o gestor pode oferecer serviços adicionais sem custo, que não necessitarão de grandes investimentos por parte da oficina. Por exemplo:

  • lavagem de carro gratuita;
  • entrega e busca do carro na casa do cliente (caso ele more nas redondezas);
  • troca do óleo;
  • agendar horários;
  • fazer serviços simples no local de trabalho do cliente, sem custo adicional;
  • comprar as peças necessárias (caso a oficina não tenha) etc.

Essas pequenas atitudes — que, de fato, não demandam grandes investimentos — surpreenderão o cliente positivamente, acabando de vez com qualquer desconfiança e impulsionando a fidelidade. Além disso, por meio desses serviços extras gratuitos, a oficina pode conseguir um dos maiores benefícios da fidelização: a propaganda espontânea por parte do cliente.

3. Invista em qualidade

Investir em qualidade é um dos fatores mais importantes para que o programa de fidelidade seja eficaz. Somente com colaboradores e gestores qualificados, será possível oferecer atendimentos diferenciados e prestação de serviços com profissionais atualizados. Para garantir a qualidade em tudo que envolve a oficina mecânica é preciso:

Investimento e capacitação dos colaboradores

E não apenas na parte técnica (mecânicos e eletricistas), mas também é preciso capacitar os funcionários da área de vendas, compras e principalmente de atendimento.

Compra de peças de primeira linha

O profissionalismo também está em utilizar as melhores ferramentas para executar os serviços. Isso também vale para os produtos que serão oferecidos para os clientes na parte de vendas e nas peças que serão colocadas nos veículos.

Contratar os melhores profissionais

Garantir eficiência já no momento da contratação é uma forma de reduzir custos e oferecer o melhor para os clientes. Nem sempre será possível treinar os colaboradores rapidamente, por isso, é importante contratar sempre os melhores profissionais para iniciarem o trabalho na oficina.

4. Forneça a solução completa

É praticamente impossível que apenas uma oficina cubra todas as necessidades do veículo. Porém, fornecer a solução completa não significa ter que fazer todos os serviços solicitados pelo cliente. É melhor ser especializado em uma única coisa do que fazer várias de forma ineficaz.

Caso você seja especialista em um serviço e o seu cliente precise de uma solução adicional, você pode indicar um fornecedor ou parceiro que trabalhe com a mesma eficiência. Agir como intermediário também é importante para garantir a satisfação do cliente. Além de passar mais confiança, você não precisará fazer promessas que não poderá cumprir.

Com isso, não apenas evitará que o cliente fique procurando por outros lugares, como também conhecerá as demandas do mercado — podendo assim se preparar por meio de qualificação para oferecer os mesmos serviços futuramente.

5. Presenteie seus clientes com brindes

Os programas de fidelidade inicialmente ficaram conhecidos pela possibilidade da troca de pontos por passagens aéreas. Agora, no entanto, as opções são muito mais diversas e os prêmios podem ser utilizados tanto na empresa quanto em programas parceiros, e trocados por diversos produtos ou serviços.

Existem vários brindes, prêmios ou facilidades que podem ser oferecidos para os clientes em troca dos pontos. A oficina pode disponibilizar, por exemplo:

  • terceira revisão grátis;
  • a cada três trocas de óleo a próxima é gratuita;
  • descontos em serviços rotineiros.

A escolha dos brindes e facilidades fica a critério do gestor e do padrão oferecido pela oficina. O importante é que o cliente se sinta prestigiado ao escolher o seu estabelecimento. Além de reforçar a fidelização, com baixo investimento, você pode ter um considerável retorno financeiro, trazendo o cliente mais vezes ao seu estabelecimento.

Os programas de fidelidade possibilitam às oficinas criar e manter um vínculo com os clientes, aumentando a frequência das compras e transformando-os em verdadeiros fãs. Existem várias formas para você implantar. Aplique as dicas que melhor se adaptam ao perfil de sua empresa e alavanque os seus resultados.

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