Fazer propaganda de oficina mecânica da forma certa e que produza retorno positivo é uma questão que separa as grandes empresas — com altas taxas de captação e de fidelização de clientes — daquelas que simplesmente não conseguem se manter no mercado.

As estratégias de propaganda dizem muito sobre um negócio, portanto, errar nesse ponto pode ser fatal para o seu crescimento, uma vez que qualquer descuido pode causar uma impressão ruim acerca da sua empresa no mercado.

Pensando nisso, no artigo de hoje, você encontrará um guia completo e de fácil aplicação com os principais assuntos sobre como fazer uma propaganda de oficina mecânica de forma eficiente. Confira!

Definição da marca

A primeira ação que deve ser tomada é a criação de uma marca. Muitas empresas simplesmente negligenciam essa etapa, no entanto, ela é uma das mais importantes na tarefa de fazer propaganda de oficina mecânica.

O princípio por trás disso está ligado a um fator psicológico: o ser humano pensa em forma de imagens, portanto, quando ele precisa lembrar de algo, automaticamente associa uma imagem que já foi captada pelos olhos. Ninguém precisa, por exemplo, mencionar o nome da marca Nike para que, ao olhar para o seu logotipo, logo venham à mente os belos e estilosos calçados que a marca produz.

Com uma oficina mecânica não é diferente. Ao criar uma marca, você introduz na mente das pessoas uma imagem, e quando elas pensarem nesse tipo de serviço, logo lembrarão daquela empresa que conseguiu gravar a marca em sua mente.

Criação de slogan

Logo após a criação da marca, vem o slogan. Em linhas gerais, ele se trata de uma frase, vinheta ou expressão de fácil memorização que também faz lembrar a identidade visual da empresa.

Apesar de muito eficiente e imprescindível para uma propaganda de oficina mecânica eficiente, você deve ter muito cuidado ao criar um slogan, pois, em alguns casos, existe uma linha tênue entre uma expressão ou vinheta interessante e uma que expõe a empresa ao ridículo.

No mercado em geral, é muito comum ver slogans que acabam virando motivo de chacota por parte dos consumidores. E isso não é nada agradável. Portanto, o seu slogan deve chamar a atenção, lembrar a sua marca e demonstrar a competência, a seriedade e a responsabilidade que você aplica no seu negócio.

Campanhas e promoções

Chegamos a um ponto muito delicado no processo de propaganda de oficina mecânica, a criação de campanhas e promoções. Essa fase acaba se tornando um problema em empresas que não sabem como fazer e, muitas vezes, pior ainda, geram resultados inversos daqueles esperados.

Isso ocorre porque muitas dessas campanhas acabam não proporcionando os benefícios que foram divulgados. Além disso, a maioria dos clientes desconfia desse tipo de ação, logo, é preciso ter cuidado e seguir algumas dicas que vamos destacar neste tópico.

Inicialmente, você deve oferecer algum valor ao seu cliente, mas não necessariamente um benefício monetário. Esse valor pode ser proporcionado em forma de utilidade, como, por exemplo, uma higienização gratuita para quem fizer determinado serviço ou alinhamento e balanceamento com desconto para quem compra algum tipo de produto.

Em segundo lugar, crie campanhas e promoções personalizadas, inclusive, essa é uma boa alternativa para fidelizar os seus clientes mais antigos. Para eles, você pode oferecer benefícios maiores que para aqueles que não compram com muita frequência.

Outro fator crucial para uma campanha ou promoção eficiente é o prazo de duração. Os seus clientes precisam enxergá-la como uma oportunidade que, se não for aproveitada a tempo, poderá ser perdida. Esse é o gatilho mental da escassez, uma vez que o ser humano tende a dar mais valor e desejar aquilo que é escasso e difícil de ser encontrado.

Então, com essas dicas simples, você conseguirá elaborar campanhas e promoções que funcionarão como uma excelente propaganda para o seu negócio.

Propaganda de oficina mecânica com marketing digital

O último ponto é sobre a propaganda com marketing digital. A cada ano, o mercado vem sendo conquistado pela tecnologia, e o que antes era direcionado apenas às empresas de e-commerce ou a infoprodutores alcançou os estabelecimentos físicos.

Atualmente, quem não está com o seu negócio na internet vai aos poucos perdendo espaço. Então, que tal utilizar essa ferramenta de comunicação em massa para divulgar sua marca, seu slogan e suas campanhas e promoções? Nesse sentido, a seguir, conheça algumas estratégias de marketing digital que podem ajudar na publicidade da sua oficina mecânica!

Mídias sociais

As mídias sociais são uma ferramenta de divulgação impressionante e, o que é melhor, inteiramente gratuitas. Você pode criar perfis em grandes redes como Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros, ou até mesmo, produzir vídeos contendo dicas e publicar em um canal do YouTube.

Aos poucos, você construirá uma rede de pessoas que contratam serviços frequentemente em sua oficina mecânica. No entanto, atente-se para o fato de que esse é um trabalho que precisa ser construído com muita consistência.

Links patrocinados

Os links patrocinados são aqueles que aparecem no campo de pesquisa do Google ou em algumas redes sociais quando alguém pesquisa por determinadas palavras.

Apesar de terem um custo, eles podem aumentar consideravelmente o número de visitas em sua oficina. A cobrança é realizada a cada vez que alguém realiza uma ação em seu anúncio digital, ou simplesmente quando ele é mostrado a um determinado número de usuários.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo também é uma excelente forma de fazer propaganda de oficina mecânica. Você pode, por exemplo, criar um blog contendo dicas de cuidados com automóveis para ajudar os seus leitores a aumentar a vida útil dos seus veículos e, até mesmo, assegurar a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, todas essas ferramentas podem ser utilizadas em conjunto. É viável, por exemplo, possuir mídias sociais e links patrocinados para atrair pessoas para o seu blog ou canal de vídeos. Essas pessoas consomem o seu conteúdo, ficam mais informadas e espalham sua marca por toda a sua localidade.

Apesar de ser uma estratégia realizada na internet, com a tecnologia atual, você consegue parametrizar todas essas ferramentas para atingir somente a área de atuação do seu negócio.

Seguindo todas essas dicas, é possível fazer uma propaganda de oficina mecânica da forma correta, evitando cometer gafes e atraindo o público ideal para o seu negócio.

Gostou deste post? Que tal continuar aprendendo sobre esse assunto? Aproveite e leia nosso artigo sobre a importância da identidade visual para sua oficina mecânica.