Para você que tem uma oficina pode parecer impossível que outras concorrentes te ajudem na captação de clientes, certo? Mas acredite, com a competitividade cada vez mais forte no mercado, aliar-se a outras oficinas pode representar uma estratégia mais inteligente do que competir diretamente com elas. Existem diversos benefícios e vantagens para o cliente e para o negócio que comprovam isso.

Nunca teve essa ideia? Confira agora como outras oficinas mecânicas podem te ajudar na captação de clientes, indicando os seus serviços, as vantagens da parceria e como colocar essa estratégia em prática de forma eficiente!

A importância das indicações para a captação de clientes

Pense como o cliente. Se você visita uma oficina mecânica para realizar um determinado serviço no carro e precisa fazer um outro complementar que a oficina atual não faz, como procede? A maioria pede indicações. Entendeu a ideia? A sua oficina mecânica pode ser indicada por várias outras em diversas situações. Mas para isso acontecer, precisa investir na estratégia e se tornar conhecido entre os concorrentes, em vez de atuar de forma isolada.

O ideal é que deixe de pensar no concorrente como um inimigo e passe a considerá-lo como um parceiro que luta como você para manter o negócio vivo no mercado. A comunicação também é tudo. Abra a sua oficina para o diálogo com as outras e logo poderá criar uma imagem mais amigável e transmitir confiabilidade, podendo até criar autoridade e liderar o grupo de oficinas na região. Isso será muito bom para os negócios, pois deve render muitas indicações.

Como transformar concorrentes em parceiros da oficina?

Pesquise as oficinas concorrentes da região

O primeiro passo que deve dar para criar boas parcerias com as oficinas da região é pesquisar mais sobre elas. Quem são os seus concorrentes mais próximos? O que fazem e como fazem? Responder a essas perguntas deve ajudar você a descobrir mais sobre oficinas e o mercado regional. Muitas vezes, conhecerá concorrentes que nem sabia que atuavam ali.

Para isso, use a internet e tire um tempo para dar uma volta na região, anotando tudo. Depois, visite essas oficinas como se fosse um cliente e faça orçamentos. Registre tudo e passe para o próximo passo.

Apresente uma proposta de parceria

Para ficar mais fácil, comece fazendo parcerias com oficinas que ofereçam serviços e peças diferentes em relação àquilo que você oferece. Ou seja: se a sua oficina é especializada em manutenções e reparação de motores, busque parcerias com oficinas que são mais focadas em rodas, pneus, escapamentos, alinhamento e balanceamento. Assim, um indicará o outro, pois não são concorrentes diretos.

Antes disso, prepare uma carta de apresentação, especificando o motivo do contato e demonstrando as vantagens e benefícios da parceria. Se o dono da outra oficina concordar em fechar a parceria, é hora de começar a tirar vantagens disso.

Planeje promoções combinadas

Para aumentar as vendas em conjunto, planeje promoções que combinem as duas oficinas. Isso não é venda casada e pode ajudar ambas a conseguirem captar novos clientes. Por exemplo: na troca de óleo e filtros na sua oficina, o cliente ganha um desconto de 20% no alinhamento e balanceamento da outra.

Enquanto isso, o parceiro pode oferecer um desconto de 20% na troca de óleo e filtro na sua oficina, caso o cliente troque os pneus e faça um alinhamento e balanceamento. Se encontrar uma forma de alinhar ainda mais essa estratégia, use-a. A criatividade pode ajudar muito aqui.

Organize compras compartilhadas

Agora que você já tem uma parceria validada, foque também outros benefícios que ela pode proporcionar ao negócio. A compra de peças, componentes e outros produtos de fornecedores é um exemplo. Reúna-se com a oficina parceira e liste quais são os mesmos produtos que as duas compram. Independentemente de marca ou modelo, some o máximo que puderem e passem a realizar pedidos juntos do mesmo fornecedor.

A compra compartilhada permite aumentar os descontos devido ao grande volume que é encomendado. Além disso, um valor de compra mais alto dá a oportunidade de terem melhores condições e prazos de pagamento maiores. Por fim, devido ao volume, o frete pode ser grátis e, mesmo que seja cobrado, tem o seu valor bem reduzido.

Troque informações e experiências

Uma parceria bem-sucedida é aquela que beneficia ambos. Então, com o intuito de agregar força competitiva à sua oficina e à do parceiro, mantenham-se conectados, compartilhando notícias, dicas, experiências e outras informações relevantes ao segmento. Conhecimento é poder e, quanto mais forte ficar o seu parceiro, mais vantagens a sua oficina colhe. O inverso também acontece.

Vantagens em transformar concorrentes em parceiros

Abrange uma área maior de atuação

Clientes que não conheciam a sua oficina passam a receber indicações do parceiro. Se o parceiro fica do outro lado da cidade ou em outro bairro próximo, isso significa captar clientes que talvez nem circulem pela sua região, abrangendo áreas maiores sem precisar abrir novos pontos de atendimento.

Você não deixa de atender ninguém

Quando o cliente precisa de serviços complementares que você não oferece, um representante da outra oficina pode vir até a sua e realizar o serviço, trazendo comodidade ao cliente e gerando vendas conjuntas. O mesmo pode acontecer na oficina do parceiro. Então, esteja preparado para atender também os clientes fora da sua oficina.

Além disso, se você precisar de uma peça que só o parceiro tem (marcas e modelos exclusivos, que não trabalha ou que esteja em falta) o parceiro pode te auxiliar para não perder a venda. Afinal, os dois ganham com o negócio.

Reduz os custos na produção

Com o exemplo de compra compartilhada que demos acima, a sua oficina e a do parceiro podem economizar muito. Essa economia é traduzida em custos de produção mais baixos e pode ser utilizada para dois fins. O primeiro visa a aproveitar uma parte para aumentar a margem de lucro da oficina e o segundo visa a repassar a outra parte para o consumidor, em forma de descontos no preço final.

Aumenta a força competitiva

Dois são mais fortes do que um. A parceria pode render uma ajuda capaz de fortalecer as duas oficinas e abrir caminho para a liderança de mercado na região. Aproveite essa oportunidade e estude estratégias para crescer de forma segura e sustentável junto com o parceiro. Uma boa dica para começar é se tornando referência em serviços e peças de qualidade superior na região.

Como pode ver, a parceria com os concorrentes é fundamental para uma estratégia de captação de clientes e fortalecimento do negócio. Mude a sua visão e busque o improvável. Atitudes assim são esperadas somente de quem tem uma grande inteligência de mercado e consegue prever tendências.

E você, já tem parcerias com outras oficinas? Conte para a gente nos comentários!