Enquanto as montadoras estão com dificuldades em virtude da crise no país, as oficinas estão crescendo a todo vapor, pois as pessoas estão preferindo manter os automóveis em vez de trocar. Mas, para aproveitar esse aumento de demanda, é preciso saber como se diferenciar e se destacar entre os concorrentes.

Com o aumento da demanda, é natural a aparição de novos concorrentes. Além disso, os clientes estão pesquisando cada vez mais.

Diante desse cenário, o que você deve fazer para sair na frente e conquistar a preferência dos consumidores e torná-los seus clientes? Confira neste artigo que preparamos para você.

Atente para a concorrência

Observar o concorrente pode ser uma estratégia para se sobressair, afinal de contas ele também está lidando com seus clientes. A análise da concorrência permite a você avaliar quem são e identificar seus pontos fortes e fracos, reposicionar a sua estratégia, produtos e serviços, e então se destacar.

Mas tenha cautela. Lembre-se de que é preciso levar em conta as diferenças entre os negócios, como a localização, o perfil do cliente e a qualidade e diversidade dos produtos e serviços oferecidos. Não é porque uma estratégia deu certo para um concorrente com perfil diferente que dará certo para o seu negócio.

Você vai observar não para imitar, mas para diferenciar os seus produtos da concorrência por meio de estratégias que gerem sustentabilidade tanto para o cliente como para a empresa.

Quer saber algumas dessas estratégias? Confira as nove melhores logo abaixo!

Aplique design em sua oficina

O design está diretamente relacionado aos seus objetivos e como você pretende influenciar os seus clientes, o que exige um cuidadoso planejamento. Para atingir o objetivo desejado, no entanto, é preciso ter profundo conhecimento do cliente e contar com profissionais qualificados.

Veja os principais benefícios que um bom design pode trazer para a sua oficina:

  • desenvolver marca própria;

  • organizar ferramentas;

  • proteger funcionários;

  • adotar uniforme funcional;

  • guiar o cliente;

  • oferecer conforto;

  • ganhar produtividade.

Diferencie os produtos e serviços

Diferenciar o seu produto da concorrência pode representar grande vantagem competitiva para a sua empresa. Isso só será possível se o produto ou serviço consegue agregar valor para o cliente e possui a mínima chance de ser copiado.

Essa diferenciação pode ser explícita, levando em consideração alguns fatores como peso, cor, forma, material, tecnologia, design etc., como pode ser abstrata, considerando fatores como status, exclusividade, individualidade, entre outros. Normalmente, os aspectos abstratos são mais difíceis de ser copiados.

Para que haja essa diferenciação de produtos e serviços, é importante detectar quais aspectos deles têm mais capacidade de agregar valor para o cliente a fim de se destacar entre os concorrentes a partir da redução dos custos.

Faça uso das mídias on-line

Uma das ferramentas que mais têm se mostrado eficientes para as empresas é o marketing on-line, cuja captação de clientes está diretamente relacionada ao relacionamento com os clientes pelo site, redes sociais, aplicativos, blogs e vídeos.

A criação de conteúdo interessante para os clientes por meio da rede é importante, pois as pessoas buscam informações sobre o que estão comprando, por isso as empresas que oferecem conteúdo de qualidade podem ter mais oportunidades de interagir com seus clientes.

Ofereça brindes personalizados

Os brindes são uma forma interessante de se destacar entre os concorrentes.

Seja criativo e ofereça presentes que façam com que o cliente possa relacioná-lo à empresa em momentos excepcionais: chinelos personalizados quando o cliente for à praia ou bolsas ecológicas quando ele for às compras.

Realize promoções

As promoções têm um grande poder. Não é à toa que as campanhas para as principais datas como Dia das Mães, Natal e Black Friday movimentam o mercado com milhões de vendas.

Aproveite essas e outras datas para realizar promoções. Muitas vezes, o cliente sequer pensaria em fazer o serviço, mas é a oferta especial como fator motivador da compra.

Envolva o cliente com histórias

A prática de contar histórias também pode ser uma alternativa na diferenciação dos concorrentes.

Conhecida como Storytelling, auxilia os seus clientes a conhecerem a história da sua empresa de forma mais lúdica e divertida, fazendo com que haja mais envolvimento com os valores, assim captando a atenção de mais pessoas.

Melhore o atendimento com um CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é a gestão de relacionamento com o cliente, uma ferramenta que personaliza o atendimento da sua empresa em todas as etapas, desde a prospecção até as emissões de relatório de atendimento.

O CRM é uma ótima estratégia de negócio. O seu principal objetivo é identificar os desejos, as dores e as necessidades dos seus clientes e, assim, encantá-los com um bom atendimento e produtos exclusivos, aproximando-se ainda mais dos consumidores.

A melhor forma de criar uma base de clientes fiéis é conhecendo-os profundamente e se relacionando com eles. Ao fazer isso, você estará dando um grande passo à frente dos seus concorrentes.

Ganhe a confiança do seu cliente

Conquistar a confiança é algo que exige tempo, esforço, paciência e estratégia. Comece por fornecer o máximo de informações para os seus clientes potenciais, como CNPJ, fotos institucionais, meios de contato e endereço.

Use as mídias sociais e impressas para divulgar notícias suas. Você pode fazer artigos patrocinados em sites renomados ou comprar um espaço de mídia em jornais impressos.

Utilize também depoimentos de clientes e parceiros reais, certificações de qualidade, prêmios, quantidade de seguidores em redes sociais ou assinantes de sua lista de e-mails, detalhes do produto, números expressivos, e por aí vai.

Informações como essas geram autoridade e credibilidade à sua marca, agregando valor ao produto.

Treine os seus funcionários

Você pode ter o melhor produto, a melhor oferta e a melhor estrutura, mas se não contar com funcionários qualificados e com um atendimento diferenciado, tudo isso pode não adiantar.

Os colaboradores são o maior ativo da empresa, por isso invista em treinamentos mediante cursos técnicos e profissionalizantes para garantir que os seus funcionários estejam sempre atentos às melhores práticas de atendimento e à realização das atividades com excelência.

O profissional bem treinado significa maior produtividade e satisfação garantida do cliente.

No mercado cada vez mais competitivo, é um grande desafio se destacar entre os concorrentes. Mas o esforço vale a pena porque, além de ganhar reconhecimento no mercado, você conseguirá aumentar as suas vendas e fidelizar os clientes.

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