Clientes promotores são aqueles que se mantêm engajados com a marca o suficiente para divulgar seus produtos e serviços voluntariamente, além de suas ações de marketing e todo conteúdo que ela gera.

Esses clientes também têm o hábito de interagir com naturalidade nas redes sociais, comentando, compartilhando e marcando amigos em publicações. Todo esse comportamento é resultado da boa reputação do negócio no mercado em que ele atua e também do uso de estratégias de marketing eficientes.

Por isso, neste conteúdo mostraremos algumas práticas para ter clientes promotores capazes de influenciar no sucesso da sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o artigo de hoje!

Como os clientes promotores influenciam no aumento do faturamento da empresa?

Além de serem fiéis à marca e promoverem todo o tipo de conteúdo relacionado a ela, os clientes promotores podem ser considerados como integrantes das ações de marketing, gerando rentabilidade e credibilidade ao negócio.

Apesar de todas as ferramentas que podemos contar hoje em dia para alavancar o poder de alcance e relevância da empresa no mercado, o tradicional boca a boca continua sendo o recurso mais poderoso neste quesito.

Seja por meio de elogios nas redes sociais, seja por recomendações entre amigos, o fato é que os clientes promotores contribuem diretamente para que outras pessoas se identifiquem com os produtos ou serviços do negócio.

Como ter clientes promotores?

Ofereça um atendimento rápido e personalizado

Quem é que gosta de perder tempo, não é verdade? Principalmente em uma realidade tão corrida e atribulada como a que vivemos nos dias atuais. Sendo assim, para transformar clientes comuns em promotores, é imprescindível oferecer excelência no atendimento.

Quando falamos em excelência, entenda como personalização do atendimento de acordo com o perfil e as necessidades de cada consumidor, além de agilidade no processo.

Em outras palavras, o cliente não quer passar por processos burocráticos e demorados para adquirir um determinado produto ou serviço. Quanto mais rápido for o atendimento e melhor a comunicação, maiores as chances desse consumidor ser fidelizado à marca. 

Invista em treinamento para a equipe de vendas

A equipe de vendedores tem um papel muito importante nesse processo. Portanto, é essencial que os profissionais sejam treinados para que possam não apenas conhecer os produtos, mas também oferecê-los aos clientes da melhor maneira possível.

O índice de satisfação dos consumidores é um fator que está diretamente ligado às possibilidades deles se transformarem em clientes promotores. Por isso, os funcionários precisam ter consciência a respeito de sua responsabilidade nesse aspecto.

Crie programas de fidelização

Podemos afirmar que a compra foi bem-sucedida quando o cliente, após ter adquirido um determinado produto ou serviço, retorna para comprar novamente, correto? Isso significa que ele ficou satisfeito com a experiência de consumo que a marca ofereceu como um todo.

Dado o contexto, criar programas de fidelização é uma das estratégias mais eficazes para gerar clientes promotores em seu negócio. Existem inúmeras táticas para isso, dentre elas podemos citar, por exemplo:

  • cartões de fidelidade — sistema de acúmulo de pontos por compra;
  • descontos exclusivos para clientes que compram com frequência;
  • premiações — viagens, brindes, peças grátis etc.

Entre muitas outras estratégias capazes de aumentar a satisfação ao consumir a sua marca.

Como você pôde conferir neste conteúdo, clientes promotores têm uma importante posição no que diz respeito ao sucesso da empresa. Por isso, é necessário aderir às melhores práticas para incentivar a fidelização à sua marca.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como ter clientes promotores para influenciar o sucesso do seu negócio? Quer compartilhar a sua experiência sobre o assunto com a gente? Então aproveite os comentários para deixar a sua opinião!