Você já havia parado para pensar na possibilidade de como usar o WhatsApp na oficina mecânica para interagir e melhorar a relação com seus clientes? Pois bem, o WhatsApp marketing já não é novidade e existem negócios de diversas áreas, inclusive oficinas, que utilizam o aplicativo de mensagens para gerar novos negócios, aproximar-se do público e aumentar a lealdade com a empresa.

No entanto, como o contato via WhatsApp é extremamente pessoal, é importante garantir que as pessoas lhe deem a devida autorização para enviar mensagens. Sem permissão, você corre sérios riscos de perder credibilidade com os seus clientes.

Por isso, neste conteúdo selecionamos algumas das melhores práticas para utilizar o WhatsApp como ferramenta de relacionamento e fidelização dos clientes em sua oficina mecânica. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura a seguir!

Por que é importante usar o WhatsApp na oficina mecânica?

O Brasil é o segundo país no ranking de donos de smartphones que mais usam o Whatsapp, de acordo uma pesquisa do MEF divulgada pelo portal Exame. Os números são animadores do ponto de vista de quem investe, ou seja, para os empresários. No entanto, deve-se pensar também na relação com os consumidores.

A popularidade e o uso frequente do WhatsApp podem explicar o crescimento dessa prática. Para você ter uma ideia, já são mais de 1 bilhão de usuários no mundo, segundo o próprio blog do aplicativo.

Pensando nisso, os desenvolvedores do aplicativo de comunicação mais popular da atualidade criaram uma ferramenta de uso exclusivo para assuntos corporativos, o WhatsApp Business.

O que é Whatsapp Business?

De forma simplificada, é uma extensão do WhatsApp convencional, mas voltada para o uso empresarial, oferecendo suporte para utilização diretamente de dispositivos como computadores e notebooks.

O seu público, em grande maioria, é formado por empreendimentos de pequeno e médio porte. O intuito é trazer facilidade à comunicação entre as marcas e seus consumidores. E um dos aspectos que tem chamado a atenção é o fato de que o WhatsApp Business proporciona mais segurança e credibilidade ao negócio.

O que queremos dizer é que uma empresa não precisará delegar a função de administrar a conta do WhatsApp da organização a um colaborador sem preparo para tal tarefa. Outro fato interessante é que o dono da conta poderá acompanhar alguns dados como:

  • acesso às estatísticas sobre mensagens lidas pelos clientes;
  • elaboração de estratégias com base em mensagens selecionadas que trouxeram mais resultados ao empreendimento.

Vale destacar, ainda, que os desenvolvedores afirmaram que ainda não há previsão de que o aplicativo seja pago, embora isso possa ocorrer no futuro e até mesmo Microempreendedores Individuais possam ter acesso a um perfil empresarial.

Como funciona o WhatsApp Business?

Para entender o seu funcionamento, é necessário fazer uma separação entre empresa e público. Por exemplo, se você não pretende se comunicar com uma empresa, não será preciso fazer a instalação do app WhatsApp Business. Pode-se utilizar o seu perfil convencional para isso.

Já no caso dos empreendedores que pretendem usar a ferramenta, será necessário baixar a opção para empresas. Ou seja, o WhatsApp Business.

Por enquanto, o aplicativo está disponível somente para dispositivos com sistema operacional Android, podendo ser encontrado na Google Play Store.

Dentre as suas principais e mais importantes funcionalidades, podemos citar:

  • respostas automáticas — os gestores poderão programar mensagens que serão enviadas automaticamente pelo sistema. Por exemplo, a predefinição de respostas para as perguntas feitas com maior frequência. Isso trará mais praticidade e agilidade ao trabalho, além de proporcionar atendimento fora do expediente;
  • versão web —  como foi dito anteriormente, o WhatsApp Business também pode ser acessado por computadores e notebooks. Essa é uma forma bastante eficiente de garantir produtividade, já que os profissionais não precisarão sair do computador para se comunicar com os clientes.

Quais são as vantagens do WhatsApp Business?

Certamente, um dos maiores benefícios dessa ferramenta é que ela é capaz de proporcionar muito mais credibilidade à sua oficina mecânica, pois a conta do WhatsApp será listada como perfil empresarial.

Isso significa, basicamente, que os consumidores terão acesso a informações que mostrarão que se trata do perfil de um negócio sério e profissional. E como você já deve saber, credibilidade é sinônimo de autoridade no mercado.

Além disso, podemos citar outras vantagens em utilizar essa ferramenta, como:

  • segurança na comunicação — para ser ativada, a conta passa por um processo de verificação. Sendo assim, o cliente saberá, com toda a certeza, que está se comunicando com sua marca;
  • interação simples e ágil — o app disponibiliza ferramentas que promovem automação, classificação e velocidade na hora de responder as mensagens;
  • otimização do retorno e engajamento por parte dos consumidores;
  • agendamento de dia e horário em que mensagens automáticas podem ser enviadas aos clientes;
  • automação do envio de mensagens em horários em que a oficina não estiver aberta;
  • profissionalismo — separação entre os contatos profissionais e os pessoais;
  • versatilidade — as conversas da versão original podem ser migradas para a versão corporativa.

Esses são alguns dos aspectos importantes que podem melhorar a produtividade do cotidiano de sua empresa e torná-la mais competitiva no mercado atual.

Como usar o WhatsApp de maneira estratégica na oficina mecânica?

1. Envie notificações a respeito dos reparos

Quando um cliente deixa o seu carro na oficina e não pode ficar no estabelecimento para acompanhar o conserto, é natural que fique preocupado com o andamento do reparo. Uma das formas de reduzir essa ansiedade, além de manter os donos bem informados enquanto fazem seus afazeres diários, é usando o WhatsApp para disparar breves avisos com atualizações dos ajustes.

O legal é que, como o aplicativo suporta diversos tipos de mídia, você não precisa se limitar aos textos. Aproveite para tirar fotos, gravar áudios e filmar pequenos vídeos para enviar aos seus clientes. Assim, eles terão uma ideia mais clara dos problemas que tiveram que ser resolvidos.

Quando os reparos forem concluídos, use o aplicativo para alertar seus clientes. Dessa maneira, evita-se que eles venham antes ou muito depois da hora.

2. Promova conteúdos e dicas relevantes para seu público

O WhatsApp também pode ser usado para educar o mercado. Mecânica de automóveis não é um assunto que todos os motoristas dominam, portanto, é uma boa abrir esse canal para orientar melhor seus clientes.

Você pode enviar semanalmente, ou na frequência que for combinada com os contatos, breves dicas sobre manutenção e cuidados com os veículos. Você pode explicar, por exemplo, como verificar que o óleo precisa ser trocado, quando os freios dão sinais que precisam ser revisados ou alertar sobre a necessidade de fazer revisões antes de viagens.

Os formatos podem variar entre pequenos textos, vídeos, áudios e imagens que expliquem da forma mais clara e objetiva possível para o público.

O bacana é que quanto mais relevante esses conteúdos forem, maiores serão as chances de os contatos compartilharem para amigos e grupos. O WhatsApp tem um grande poder de divulgação de notícias e informações, e as suas podem ser uma delas.

3. Tire dúvidas de seus clientes

Seguindo na linha dos conteúdos, você também pode adotar uma postura mais passiva. Em vez de só ir atrás dos contatos para espalhar suas ideias, aguarde-os e use o aplicativo como uma espécie de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Muitas empresas já costumam utilizar seus perfis nas redes sociais, como no Facebook, Instagram e Twitter, para atender a dúvidas, sugestões e reclamações do público. Não tem porquê não usar também o WhatsApp, que até é mais prático tanto para você quanto para seus clientes.

4. Evite que seu conteúdo se torne SPAM

Um cuidado enorme que você precisa ter com o uso do WhatsApp para fazer marketing é ao falar de si mesmo.

Se tem um estilo de propaganda que vem caindo em desuso e perdendo efeitos é a publicidade de autopromoção, ou seja, aquela que vive falando bem do quanto seu negócio é bom, dos seus prêmios, do seu reconhecimento, etc. Esqueça isso! Ou, pelo menos, diminua bastante.

O foco da sua comunicação, especialmente pelo WhatsApp, deve ser nas pessoas. Volte-se para os problemas e necessidades dos clientes. Eles não querem saber o porquê de sua oficina ser melhor que a concorrência, mas sim em ter suas dificuldades resolvidas.

Então, procure manter uma média de 80% a 90% dos conteúdos focados no público e somente de 10% a 20% falando da sua oficina.

Quando a autoavaliação é exagerada, as pessoas podem pensar que você está fazendo spam e lotando o WhatsApp com mensagens publicitárias desnecessárias. Logo, isso acarreta em perda de confiança, afastamento de clientes e diminuição de atendimentos/vendas.

5. Prepare orçamentos e marque horários de consertos

Imagine como seria simples para sua oficina e seus clientes se você pudesse agilizar orçamentos por mensagens? Você já deve ter visto pizzarias que atendem seus clientes pelo Facebook ou pelo WhatsApp para acelerar os pedidos, certo? O mesmo pode ser adaptado e feito para a sua oficina.

Por exemplo, se um cliente tem um pequeno problema no carro, como um arranhão ou um barulho estranho no motor, você pode sugerir que ele envie fotos ou vídeos para explicar e ilustrar os defeitos. 

Após isso, um orçamento pode ser preparado e enviado ao cliente poucos minutos ou horas depois. Além de orçamentos, você também pode usar o WhatsApp na oficina mecânica para marcar horários de atendimento

Quando um cliente tem revisão, vistoria de seguro, alinhamento ou balanceamento para fazer, enfim, serviços que não necessitam de urgência, pode marcar a data e a hora de forma antecipada pelo aplicativo. Não esqueça de passar essa marcação para o seu sistema de gestão ou agenda.

6. Atenda emergências e não deixe seus clientes esperando

Mais até do que as outras redes sociais, o WhatsApp é um meio rápido de comunicação. E essa agilidade é tudo o que seu cliente mais necessita quando está precisando urgentemente dos seus serviços.

Imagine que ele se envolveu em um acidente ou seu veículo teve um defeito que o obrigou a encostar na estrada. Pelo aplicativo, ele pode prontamente entrar em contato com você para enviar um mecânico para socorrê-lo.

Como o cliente tem a vantagem de enviar áudios ou fotos explicando o ocorrido, sua equipe vai mais preparada para atendê-lo, inclusive com um orçamento pronto.

Lembre-se de que, além da permissão do público, você precisa ter um smartphone sempre por perto para ser notificado e entrar em contato com os clientes. De nada adianta ressaltarmos a agilidade e a proximidade da comunicação pelo aplicativo se houver uma ausência grande em seu uso.

Perceba como o aproveitamento do WhatsApp na oficina mecânica é útil antes, durante e após a realização dos serviços. Essa abrangência é que justifica nossa afirmação de que o aplicativo, quando bem usado, melhora o relacionamento com o público e fideliza seus clientes.

Gostou das nossas dicas úteis sobre como utilizar o Whatsapp na oficina mecânica de maneira eficiente? Então não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais.