Controle

Nem precisamos falar da importância de cuidar do seu dinheiro, né?  Mas a gente vai falar mesmo assim: cuidar do dinheiro, seu ou da sua empresa, é essencial. Mas fica tranquilo que é muito mais fácil (ou menos difícil) do que você imagina.

Em casa, comece com uma simples e prática planilha financeira. Exatamente, dessas que a gente faz no Excel. Existem vários modelos prontos até nos bancos que você pode fazer o download para o seu computador ou imprimir.

Por que uma planilha? Assim, você consegue saber quanto de dinheiro está saindo e quanto está entrando. Você vai ver se existem desperdícios, onde pode economizar e organizar as datas para pagar as contas.

Compras e Investimentos

Outra dica é pesquisar itens antes de sair comprando. A famosa compra por impulso é recomendado apenas para quem tem um relacionamento mais saudável com o dinheiro.

Para os que pensam lá na frente, fundos de investimentos, ações ou uma previdência privada são ótimas soluções.

Sabe outra maneira de cuidar bem do seu dinheiro? Comprando sempre de marcas e empresas confiáveis, de preferência daquelas com garantia e certificações de mercado, do jeito que você merece. Lembre-se: Compra boa é aquela em que o dinheiro é bem gasto, então cuidado com a popular ‘economia burra’. Nem tudo que é mais barato, necessariamente é um bom negócio. Fica a dica.