Saber lidar com os clientes é um dever de todo bom empreendedor. Mas, para isso, não basta conhecer muito bem o próprio negócio: é preciso também conhecer bem o perfil das pessoas que podem usar o seu serviço.

Dessa forma, você evitará dores de cabeça, e ainda poderá melhorar o seu atendimento. Então, quer saber como identificar os tipos de clientes que seu negócio pode ter?

O primeiro passo é saber que cada cliente se comunica de uma forma diferente. Logo, para atendê-lo bem, é preciso se adaptar a cada um deles, estabelecer um bom relacionamento e, então, oferecer o que ele precisa.

Agora, para te ajudar com essa tarefa, contaremos no post de hoje quais são os oito tipos de clientes mais comuns — e, é claro, como lidar com cada um deles no seu dia a dia. Vamos lá? Continue lendo e confira!

1. Indeciso

Um dos tipos de clientes mais comuns nos negócios. É aquele que, apesar de saber o que quer, sempre compara e avalia diversas opções na concorrência. Logo, está sempre buscando informações sobre determinado produto ou serviço para fundamentar sua escolha.

A dica aqui é: prontifique-se em responder todas as suas perguntas com clareza e precisão. Pergunte o que ele espera do seu serviço, e mostre por que você é realmente bom naquilo que oferece. Mantenha-o sempre informado e conquiste-o com todo seu potencial empreendedor!

2. Ansioso

Esse é aquele cliente que está sempre querendo saber quando o serviço ou produto ficará pronto, querendo acompanhar, passo a passo, os processos para entrega e sem medir esforços para estar a par daquilo que contratou.

No geral, o trato com essas pessoas pode ficar fácil com apenas uma sugestão valiosa: combine um cronograma prévio com ele! Antecipe-se, deixando tudo muito claro.

Além disso, um ótima “carta na manga” é surpreendê-lo com uma entrega antes do prazo estimado. Para tanto, uma alternativa é disponibilizar um prazo mais folgado, maior do que a média para a entrega do serviço.

Mas tome cuidado para não criar prazos irreais para sua entrega, ok? Use o bom senso!

3. Grosseiro

Esse é o tipo de cliente que você, se pudesse, não atenderia. Mas fique calmo! Saiba que, se ficar satisfeito, ele pode se tornar bem fiel. Nesse caso, a orientação é sempre manter um diálogo educado e firme.

“Mas como isso é possível?” Apenas o escute com atenção. Geralmente, ao sentir que a sua demanda foi devidamente ouvida, esses clientes se desarmam. Portanto, mantenha a cabeça erguida, os ouvidos atentos e a fala firme.

Outra dica é nunca dizer a esse cliente o quanto ele está nervoso. E lembre-se de não interromper a sua fala. Escute-o com calma e, quando ele acabar, você apresenta seu ponto de vista.

4. Satisfeito

Essas são as pessoas que, sem dúvidas, devem ser valorizadas por você. Um cliente satisfeito com o seu produto ou serviço pode lhe sugerir ótimas ideias para sua jornada no mercado profissional.

Aliás, esse é um dos tipos de clientes dispostos a contribuir com o crescimento da sua empresa, pois confia em você e naquilo que você oferece. Portanto, a dica de ouro: valorize-o, e muito esse!

Em exemplos práticos, a valorização desse tipo de cliente pode vir em forma de desconto em próximas compras, brindes em produtos ou serviços, ou até uma simples oferta de informação útil para ele.

5. Não-comunicativo

Um dos tipos de clientes mais difíceis de lidar, a pessoa não-comunicativa precisa ser observada com cuidado.

Já que ele não conversa muito com você sobre o que espera do seu produto ou serviço, e se gostou dele, ou não, é preciso saber identificar quais critérios ele julga como positivos: seria o tempo de entrega ou um bom atendimento?

Assim, no momento em que ele estiver no seu negócio, fique atento aos seus sinais e expressões. Por exemplo, o que ele observa? Você poderá obter informações valiosas apenas estando atento a esse cliente, que não está muito a fim de papo.

6. Confuso

Ele não sabe o que quer, não sabe o que você pode oferecer, não sabe como pedir… Ou seja, esse cliente é uma grande caixa de interrogações. Então, o que fazer nesse tipo de atendimento? Converse com ele!

Mais do que qualquer outro, esse cliente precisa de ajuda. Portanto, ninguém melhor do que você, o profissional da área, para conseguir identificar exatamente a demanda dessa pessoa.

Geralmente, é importante também demonstrar segurança e confiabilidade para conquistar esse cliente. Afinal, mesmo sem saber muito de que precisa, o cliente ainda sabe identificar facilmente um ambiente seguro e acolhedor. Então, ofereça isso a ele com um bom atendimento!

7. Desatento

Esse é o perfil de cliente que, apesar de parecer um consumidor fácil de atender, requer um pouco mais de atenção do empreendedor. Geralmente, ele é atribulado por diversos afazeres, por isso, não quer muito saber de todos os processos do seu negócio.

A dica para atender bem essas pessoas é simples: seja bastante paciente. Fale quantas vezes forem necessárias até que o cliente escute, mas seja breve. Fale apenas o necessário para a venda.

8. Crítico

Esse cliente é perfeccionista, e te apontará aqueles defeitos que sequer você sabia que tinha. Toda e qualquer falha sua vai ser apontada por ele. Ele não poupa críticas ao seu negócio e, justamente por isso, pode ser um bom termômetro para você avaliar onde deve melhorar seu produto ou serviço.

Então, procure observar se os aspectos que ele reclama também são alvos de críticas de outros tipos de clientes, e tome nota desses pontos! Para se sair bem no atendimento, escute essas pessoas com atenção.

E mostre-se disponível também para melhorar a experiência desse cliente em atendimentos futuros. Afinal, ninguém melhor do que você, o dono do próprio negócio, para saber quais são as principais necessidades de cada cliente e investir nesse relacionamento, certo?

Como vimos, conhecendo o seu público, você poderá oferecer um serviço cada vez melhor — quem sabe, conquistando até os mais diversos tipos de clientes! E isso, com certeza, é um trabalho que pode ser feito dia a dia, adotando simples práticas para um bom atendimento.

Enfim, gostou do post? Agora, deseja acessar mais conteúdos como esse, que podem te ajudar nessa jornada para conquistar e atrair novos clientes? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter!