A discussão sobre a função e os tipos de pistão e biela envolve vários aspectos, como o formato mais indicado e a customização. As dúvidas surgem porque contamos com inúmeras opções desses componentes no mercado.

Neste post, procuramos esclarecer um pouco mais sobre o assunto, especificando quais os tipos de pistão, para que você se sinta seguro na hora de adquirir as novas levas de peças para o seu veículo. Se você deseja conhecer mais sobre pistões e bielas e seus componentes auxiliadores, acompanhe o post e saiba mais sobre a saúde do seu carro!

O que é o pistão e para que serve?

O pistão é um dos titulares dentro do time que forma a grande engrenagem responsável pelo funcionamento do motor. É o mecanismo que guarda a energia do conjunto, que é posteriormente impulsionada pela expansão da queima gases.

Esses gases ficam nos blocos dos cilindros. Dessa forma, uma mistura de combustível e ar é injetada, através da válvula de admissão, dentro do cilindro. No processo de combustão, o pistão é impulsionado para baixo em alta velocidade, produzindo, no final, energia.

Essa energia, por sua vez, viaja através da biela, acoplada ao fundo pistão, formando um movimento linear que logo é convertido em giratório pelo eixo da manivela. Todo esse processo finda no virabrequim, que é conectado à transmissão. Se o virabrequim gira, as rodas o acompanham.

Quais são os tipos de pistão disponíveis no mercado?

Antes de adentrar no assunto dos tipos de pistão, é importante saber que essas peças são fornecidas em diversos materiais e tamanhos, visando ao encaixe ideal no bloco do motor. Além disso, esse encaixe é o que a mantem a taxa de compactação correspondente. É preciso para tal, contar com o melhor atendimento fornecido por uma oficina mecânica

Pistões Planos

Os pistões planos são comuns, neutros e bastante convencionais quanto à variação de taxa de compressão estática e na influência do fluxo dentro de sua cadeia produtiva. 

Uma modificação possível para agregar a esse modelo é o de usinar cavas na cabeça do pistão, com o intuito de evitar o choque entre as válvulas e o próprio pistão. Tudo isso, claro, vai depender de características como a altura da câmara de combustão, o diâmetro das válvulas e o perfil de comando.

Pistões Convexos

Podendo apresentar variação na queima dependendo de seu desenho, válvulas e vela são questões a serem observadas com atenção, em especial para esse tipo de pistão.

Esses modelos têm um domo que se infiltra no interior da câmara. Isso lhes confere uma característica de redução dos efeitos de indução, mas uma elevação na taxa de compressão estática do motor.

Pistões Côncavos

Esses modelos têm a capacidade de que o efeito de indução seja ampliado, gerado pelo sistema de escape, modificando a taxa de compressão da câmara.

O formato de concavidade que lhe atribui o nome serve também para adicionar certo volume na câmara de combustão. A ideia é que, para alcançar o volume menor, seja necessário reduzir a altura da câmara com o uso e auxílio de uma plaina.

Qual o formato do pistão?

O pistão, independente de seu tipo, tem o formato cilíndrico de um copo, só que invertido. Sua superfície tem destino certo: no interior do motor direciona-se para a câmara de combustão e é chamada de fundo ou cabeça.

O corpo, representando a parte média do objeto, tem dois orifícios circulares que viabilizam a fixação para o pé da biela, chegando a um eixo de aço, conhecido como pino de pistão, passador ou eixo êmbolo. Você pode se informar melhor em uma oficina, ou quando abordaremos essas tecnicalidades adiante.

O que são as bielas?

A biela é uma peça fundamental para propiciar a ligação do pistão. Ela é diretamente encarregada de iniciar um movimento circular e contínuo em prol do motor.

Geralmente, bielas são produzidas em aço forjado, contendo duas extremidades de tamanhos diferentes, conhecidas como pé (menor) e a cabeça (maior).

Em termos práticos, o produto gerado pela câmara de combustão para o virabrequim transforma força em mobilidade das bielas.

Como pistões e bielas operam juntos?

A ligação entre o pistão e o virabrequim, propiciado pela biela, faz com que qualquer um dos tipos de pistão, saia do seu movimento natural retilíneo, para assumir uma rotação contínua. Isso só funciona graças à fixação do lado do pé ao pistão com um auxílio de um pino. 

O que acontece depois é que há o acionamento da câmera de combustão para o pistão, que carrega a movimentação para o virabrequim. Em resumo, pistões e bielas ajudaram a transmitir força gerada graças a queima de gases.

Quais cuidados devo tomar com os pistões? 

A manutenção preventiva sempre será a resposta para evitar qualquer dor de cabeça. Confiar em uma empresa que fornece peças com garantia de procedência é outro passo essencial. 

Um dos problemas mais comuns dos pistões leva o nome de calço hidráulico. Trata-se de um acúmulo de óleo ou da entrada de água na câmara de combustão.

Garantir o bom funcionamento tanto da câmara como do pistão e antecipar uma troca podem evitar uma situação em que o motor, quando em alta rotação, faça com que a força criada pelo virabrequim empurre as bielas do pistão e as empene.

Anéis de Pistão

Falando um pouco sobre os anéis de pistão, essenciais para o funcionamento do próprio pistão, é importante ressaltar que desempenham também a função de dissipar calor, garantir a compressão e controlar o óleo. Ao todo, são três anéis, cada um com seu papel na mecânica do motor.

São peças importantes de complemento que auxiliam no controle de temperaturas, pressões e velocidades de rotação. São fabricados para suportar cargas maiores, propiciando menor desgaste e atrito, além de melhorarem a vedação. 

As dicas que trouxemos podem lhe ajudar na hora de manter seu veículo sempre pronto para funcionar, facilitando a sua vida cotidiana e a economia do bolso.

Neste artigo, falamos sobre os tipos de pistão, mas, para além desse assunto, é preciso encontrar o melhor serviço e a melhor equipe para atender às suas necessidades na hora das dificuldades com seu meio de transporte.

Agora que já sabe mais sobre os tipos de pistão, procure pelos melhores fornecedores para lhe atender! A TAKAO é uma empresa totalmente brasileira que pode lhe oferecer tudo o que procura em termos de peças automotivas, além de sanar dúvidas e de ter o melhor atendimento no mercado.

Se interessou? Entre em contato conosco e conheça nossos centros de distribuição! Até a próxima!