São muitos os desafios e oportunidades que o mercado automotivo oferece. Por isso, é essencial saber como ajudar a sua oficina a se destacar. Para isso, foi criado um novo programa com regras e incentivos para esse setor: o Rota 2030. Ele substitui o Inovar Auto e sua principal funcionalidade é estimular a modernização do mercado a longo prazo, especialmente o setor de autopeças e eficiência energética.

Essas normas determinam a necessidade de os fabricantes investirem em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e estabelecem o quanto de segurança e economia haverá nos automóveis, bem como seus custos. A partir dessa implementação, o mercado de veículos no Brasil deve investir na otimização do consumo de combustíveis, objetivando mais segurança e economia do carro.

Neste post, listaremos alguns desafios do mercado automotivo que podem impactar as oficinas mecânicas e como eles podem ser superados e transformados em oportunidades para ajudar a sua oficina a crescer. Acompanhe!

Quais são os desafios do mercado automotivo

Uso de inovação e novas tecnologias

Esse é um grande desafio a ser enfrentado no mercado automotivo, na gestão do negócio e na realização de alguns serviços. Há muitas maneiras de otimizar a sua oficina mecânica por meio de soluções de informática, como usar planilhas para o controle financeiro e de estoque, adotar softwares específicos para gestão de oficinas, utilizar a internet para a divulgação dos seus serviços.

Disponibilizar aplicativos nos quais o cliente pode agendar visitas para manutenções de rotina, ou até o WhatsApp, auxilia na comunicação com o seu público e eleva de forma significativa os lucros do seu negócio.

Consumidores mais exigentes

Hoje em dia, os clientes têm cada vez mais conhecimento e consequentemente são muito exigentes na entrega de serviços e também no atendimento. Além disso, a concorrência é grande. Logo, para atender a demanda com qualidade, é preciso capacitar sua equipe, investir em equipamentos automotivos e estar atento à gestão do seu negócio.

O nível de atendimento ao cliente deve ser frequentemente otimizado nas organizações. Para isso, o profissional da área deve buscar constantemente conhecimentos e recursos para otimizar o atendimento. Assim, ele será capaz de satisfazer os desejos e necessidades dos clientes, que procuram novidades e são mais exigentes.

Ao receber um bom atendimento, o consumidor será facilmente conquistado pela simpatia do funcionário. Isso possibilita que ele tenha uma boa impressão do seu negócio, podendo voltar outras vezes e, até mesmo, contar para outras pessoas sobre a qualidade do atendimento.

Como superá-los

Ofereça um preço competitivo pelos serviços oferecidos

Ofertar um preço competitivo significa verificar os custos da sua oficina e cobrar um valor justo pelo trabalho realizado sem prejudicar a saúde do seu negócio. Quando for determinar os preços cobrados, é necessário levar em consideração o tempo necessário para cada tarefa, os custos com os materiais que são utilizados e outras despesas relativas à manutenção da oficina, como água, luz, salário de funcionários, entre outras.

É bastante comum que algumas oficinas cobrem valores elevados quando notam que o cliente não conhece muito sobre o assunto. Mas esse tipo de conduta afeta a imagem da sua oficina e impede que os clientes voltem, já que eles normalmente procuram informações posteriormente e podem descobrir que foram prejudicados. Logo, é preciso ser ético ao estabelecer os preços dos serviços oferecidos.

Uma ótima ideia é fechar parcerias com fornecedores que trabalhem com algo que você não tem no seu negócio. Dessa forma, quem for à sua oficina ganhará desconto em algum serviço fornecido pelo parceiro.

Controle o estoque das peças e equipamentos

Realizar o controle do estoque da oficina mecânica é um grande desafio para muitos profissionais. O dia a dia corrido geralmente faz com que o registro do material usado seja deixado de lado até que a informação seja esquecida. Porém, é preciso fazer um esforço para ter uma planilha com esses materiais e realizar um controle mensal do número de produtos necessários.

Dessa maneira, é possível buscar meios de economizar ao deixar de comprar algo que é pouco usado ou até negociar descontos quando realizar compras maiores. O gestor que realiza o controle do estoque de forma regular tem um diferencial competitivo que o destaca em relação à concorrência. Afinal, quem administra o depósito de peças e produtos consegue oferecer preços melhores e proporciona mais agilidade ao atendimento.

É mais fácil realizar compras melhores quando você sabe a frequência de entrada e saída de cada item, assegurando que o estoque esteja sempre abastecido com os produtos mais buscados pelos consumidores. Também é possível negociar valores com os fornecedores ao usar métodos de compra mais conscientes e, desse modo, ofertar preços mais justos ao comprador final.

Caso a estocagem seja bem-feita, você não ficará sem os produtos que vendem mais. Além dessas vantagens, se você tiver um inventário bem organizado, libera espaço produtivo, que pode ser direcionado para as atividades da oficina.

Realize uma gestão financeira eficiente

É essencial entender o mercado em que você atua e realizar o controle financeiro da sua oficina mecânica. Dessa maneira, não terá problemas de caixa e assegurará o pagamento das contas e a sua lucratividade.

Geralmente os empreendedores entendem sobre mecânica, porém, na hora de realizar a gestão, acabam cometendo erros graves. Logo, há duas soluções: contratar um profissional que cuide exclusivamente das finanças ou contar com a tecnologia para auxiliá-lo no processo.

É preciso aprender a realizar uma gestão financeira de forma eficiente. Para isso, é essencial registrar todos os custos da oficina e verificar se os valores pedidos pelos serviços são suficientes para cobrir as despesas e trazer lucratividade para o negócio.

Como mostramos, há muitos desafios e oportunidades no mercado automotivo. Diante de um futuro promissor, a indústria automotiva deve focar seus esforços nas demandas dos clientes e assumir riscos rumo à inovação. Desse modo, é necessário saber mais sobre as tendências do setor e também como estar preparado para as mudanças do novo consumidor.

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