Obrigatório em algumas empresas e não adotado por outras, o uso do uniforme pode ser um assunto que divide opiniões entre vários profissionais e donos de negócios.

Se na sua oficina ainda existe a dúvida sobre a adoção ou não do uniforme, este conteúdo foi feito especialmente para você. Vamos falar um pouco do assunto e avaliar as vantagens que podem ser conquistadas por meio da utilização de um uniforme de oficina mecânica.

Veja por que esse tipo de gasto é, na verdade, um investimento muito importante para a imagem institucional do seu negócio. Vamos lá?

Credibilidade

Antes de citar qualquer outra vantagem de se usar uniformes, é preciso reconhecermos que eles conseguem trazer um ar de muito mais credibilidade tanto para a empresa como para os funcionários que os utilizam.

Ao ter um padrão que combina com a imagem de uma empresa, o uniforme se integra ao marketing e ajuda todos que fazem parte do seu contexto — sejam clientes, sejam fornecedores — a identificarem que aquela pessoa está diretamente vinculada a ela, podendo, em algum nível, responder pelo próprio empreendimento.

Quando você estiver dirigindo por um cruzamento na sua cidade, por exemplo, se alguém ficar no meio da pista e começar a dar instruções para que os carros sigam ou parem em desacordo com o que os sinais de trânsito estão mostrando, provavelmente muita gente não respeitará as ordens recebidas.

Contudo, se essa pessoa estiver utilizando um uniforme ligado a um órgão de transito, o mais natural é que todos passem a seguir as instruções, ainda que elas estejam em conflito com o que semáforos indiquem.

Da mesma forma, na sua empresa, os clientes terão muito mais confiança em deixar o veículo e até fazer pagamentos a funcionários que estejam uniformizados. Inconscientemente ou não, nesse caso, o uniforme de oficina mecânica fará com que o público se sinta mais confortável e confie mais na sua equipe.

Segurança

A NR 6 — que legisla sobre a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) — indica que, para a proteção do corpo inteiro, é necessário que sejam utilizados macacões, conjuntos ou vestimenta do corpo inteiro.

Logicamente, cada função exige um nível de proteção diferente. Isso significa que o pessoal do balcão não tem que necessariamente usar um macacão para se proteger no seu horário de trabalho.

Contudo, essa mesma norma diz que os EPIs são necessários para a proteção e diminuição de riscos de acidentes, bem como evitar doenças do trabalho. Sendo assim, é responsabilidade da empresa fornecer tais equipamentos.

Cada tipo de risco tem algum item ou grupo de EPI apropriado e principalmente no caso de mecânicos, é importante atentar para cuidados contra lesões causadas por equipamentos com partes móveis, arranhões, cortes e até mesmo produtos químicos que, por vezes, são utilizados na limpeza de peças e pintura. Tudo isso sem falar nos demais equipamentos, como máscaras, óculos, luvas e calçados adequados.

Confiança

O termo “vestir a camisa” não existe por acaso. O fato de se realmente colocar uma peça de roupa que leva o nome da empresa faz muita diferença. Ao usar um uniforme, seja ele de qualquer tipo, o funcionário não apenas mostra ser parte integrante da empresa, como a sua postura também muda.

Como já falamos, as pessoas atribuem mais credibilidade a quem utiliza um uniforme e, assim, o colaborador qpode sentir a mudança na forma de ser tratado, o que faz com que ele também se sinta mais responsável pelo que está fazendo. Esse “peso da responsabilidade” faz com que a equipe fique um pouco mais cautelosa ao realizar seu trabalho e também atenda o cliente de maneira mais respeitosa.

Padronização

Uma oficina que tem um marketing bem trabalhado sabe que, quanto mais se consegue harmonizar o padrão de visão do negócio, melhor é a percepção do cliente. Assim, tudo isso resulta em um clima mais organizado, transmitindo maior profissionalismo por parte da empresa.

Além disso, é muito importante destacar outro ponto da padronização das vestimentas dos funcionários de uma empresa: ao fazer com que todos utilizem uniformes, o dono da oficina reduz as diferenças que possam haver entre os membros da equipe.

Embora continuem tendo a personalidade própria de cada um, que é um fator importante e também deve estar alinhada com a função desempenhada (não é recomendável ter um vendedor que seja muito tímido, por exemplo), ao utilizarem uma roupa padrão, as diferenças sociais e cargos podem ser reduzidas.

Consequentemente, líderes e liderados ficam menos distantes, assim como o pessoal que trabalha no pátio e o que fica no balcão. Isso é bom porque torna a equipe mais unida. O uniforme tem esse nome exatamente porque torna todos um pouco mais uniformizados e menos diferentes.

Higiene

Quando um funcionário não tem um uniforme oferecido pela empresa, ele acaba utilizando suas próprias roupas para o trabalho e fica mais difícil controlar o grau de higiene de cada um. É natural que um uniforme de oficina mecânica seja fabricado com um material mais resistente e em tons mais escuros, o que ajuda a manter a durabilidade, assim como disfarça manchas que são comuns nesse ambiente de trabalho.

Sem o uso do uniforme, o colaborador poderá adotar roupas que não são as mais resistentes (o que pode gerar problemas de segurança), assim como vestimentas claras que, se não forem regularmente lavadas, passarão uma péssima impressão para os clientes.

Uma vez que o empregador não fornece um uniforme, ele também fica em uma posição menos confortável para exigir que o funcionário esteja sempre trajando uma vestimenta mais limpa e apresentável. Isso depõe bastante contra a imagem da oficina.

Considerando todos esses pontos, fica fácil de perceber que um uniforme de oficina mecânica é uma opção bastante relevante no seu negócio. Ele vai fazer com que o ambiente ganhe um tom de melhor organização, profissionalismo, sem falar na segurança do seu pessoal.

Se você quer conhecer outras dicas, além de sugestões sobre como fazer para administrar a sua oficina mecânica ou ficar mais atualizado sobre as novidades que andam sendo comentadas no mercado, acompanhe-nos por meio de nossas redes sociais: FacebookGoogle+ e YouTube. Estamos sempre postando conteúdos objetivos e novos para você.