Empresas como autopeças e oficinas mecânicas têm o habito de conquistar novos clientes por meio de indicações, certo? Mas você sabia que as mídias digitais também são ótimas ferramentas para isso? Entre as diversas opções disponíveis, o YouTube tem ganhado destaque.

A plataforma de vídeo tem sido amplamente utilizada  por profissionais, como mecânicos e técnicos de manutenção automotiva, como um meio de divulgar o trabalho e, por consequência, atrair novos clientes para os seus negócios.

Por isso, neste conteúdo mostraremos como usar o YouTube para aumentar a visibilidade e atrair novos consumidores. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o artigo de hoje!

Como funciona o YouTube?

O YouTube é a plataforma de compartilhamento de vídeos online mais acessada da atualidade e o segundo site de busca mais utilizado no Brasil e no mundo. O que significa que ter presença nesse canal é fundamental para dar visibilidade ao negócio e fortalecer sua marca.

O site tem uma dinâmica de funcionamento simples: um usuário (marca ou profissional autônomo) cria uma conta e a utiliza para fazer uploads dos conteúdos que produz. Por sua vez, os conteúdos ficam disponíveis para que outros usuários o acessem a qualquer hora e lugar.

Suas características que mais têm atraído empresas de variados portes e segmentos do mercado são:

  • o serviço é gratuito;
  • proporciona recursos e ferramentas que ajudam a promover o conteúdo;
  • é estável, já que conta com os servidores do próprio Google.

Quais conteúdos podem ser compartilhados no YouTube?

Conteúdos audiovisuais ou, como são mais conhecidos, vídeos de todos os formatos, independentemente de qual seja o nicho, como:

  • vlogs;
  • vídeo-aulas;
  • tutoriais;
  • vídeos informativos;
  • comunicados;
  • notícias;
  • podcasts (é possível compartilhar arquivos de áudio);
  • vídeos de entretenimento.

Mas, você deve estar se perguntando sobre o que há de especial no YouTube, já que outras redes sociais como o Facebook e Instagram, por exemplo, também oferecem o serviço de compartilhamento de vídeos, não é mesmo?

Pois bem, a diferença é que além de ser uma plataforma notável para promover sua oficina mecânica na internet, o site tem o diferencial de ter o compartilhamento de vídeos como foco, atraindo apenas usuários que buscam esse tipo de conteúdo.

Sem mencionar que sua navegabilidade e interface são muito mais funcionais, e o carregamento dos vídeos mais leve, ágil e em alta qualidade de resolução.

Por que utilizar o YouTube?

O YouTube está associado de forma direta ao mais renomado e acessado site de buscas de todos os tempos, o Google e sua rede social Google+, o que contribui significativamente com a otimização do ranqueamento dos conteúdos produzidos nos mecanismos de busca na internet.

Além disso, alguns dos principais benefícios em utilizar a plataforma como estratégia de marketing que podemos citar, são:

  • gera credibilidade ao negócio — o consumidor moderno leva em consideração a presença das marcas que consome nas mídias digitais;
  • agrega valor estratégico ao empreendimento — a produção de vídeos não consiste em um conceito simplório de necessidade de aparecer, mas sim em uma forte atitude de marketing;
  • promove autoridade no mercado — na era das mídias sociais e do compartilhamento, a empresa precisa criar relevância sobre suas expertises no segmento. Sendo assim, o YouTube é a melhor ferramenta para promover autoridade sobre o nicho em que sua empresa atua.

Como você pôde conferir neste artigo, o YouTube tem sido utilizado por mecânicos, autopeças e muitas outras empresas pelo fato de que é uma plataforma intuitiva, funcional e altamente capaz de otimizar o índice de competitividade a baixos custos de investimento.

O nosso conteúdo sobre como os mecânicos têm utilizado o YouTube para promover seu trabalho e atrair mais clientes foi útil para você? Então curta a nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal no YouTube para acompanhar mais novidades e se manter atualizado sobre o mercado!