Neste momento de dificuldade generalizada na economia nacional, a sobrevivência das empresas tem sido a maior preocupação dos empreendedores. Sabemos que a crise é passageira, porém não sabemos por quanto tempo esse cenário poderá durar.

Procurar uma alternativa para manter-se no mercado é a única alternativa que as empresas possuem. Para tal, procurar e encontrar um nicho de mercado pode ser a escolha determinante.

Muito se ouve falar nesse termo. Você sabe o que realmente ele significa? Como identificá-los? Quais os benefícios de se especializar em um nicho?

Veja abaixo algumas informações que podem auxiliá-lo a sanar essas dúvidas. Confira!

O que é nicho de mercado

Se tivéssemos que resumir em pouquíssimas palavras o que é nicho de mercado, poderíamos dizer que se trata de um segmento — ou uma parte do mercado — com reduzido número de clientes, com características e necessidades homogêneas e de fácil identificação.

Ou seja, é uma parte menor e específica do mercado, com suas peculiaridades e particularidades e com seu público bem definido.

A internet trouxe, a reboque, uma gama muito grande de alternativas — tanto para empreendedores quanto para consumidores. Essas alternativas tendem a focar em uma solução quase que particular para determinado desejo do consumidor. Isso foi possível com a evolução e a maciça utilização do e-commerce.

O e-commerce, ou comércio eletrônico, não será enfatizado especificamente neste post. Ele foi citado apenas para exemplificar as facilidades que a internet trouxe e, principalmente, o surgimento de algumas atividades inexistentes até pouco tempo atrás.

Como identificar os nichos de mercado

Primeiramente, é necessário identificar, dentro de seu mercado, os segmentos menores de seu negócio. Faça uma subdivisão de suas atividades. Isso facilitará a sua avaliação.

Dentre todas as atividades, deve ser identificada a que você tenha maior afinidade. Trabalhar com o que se gosta é fundamental para transmitir aos clientes, fornecedores e colaboradores a sua paixão com o seu negócio.

Depois, examine se os segmentos diagnosticados possuem tamanho e demanda suficiente para uma especialização. Seu público-alvo deve, potencialmente, garantir a sua subsistência. Nenhum negócio se sustenta com pequeno consumo e baixa procura.

Em seguida, estude os problemas que você enfrentará para oferecer produtos e serviços que tenham possibilidade de êxito. Faça um levantamento de todos os custos envolvidos e pondere se o seu mercado estará disposto a pagar por eles.

Dentre todos os nichos de mercado de seu interesse, eleja aquele cuja relação custo-benefício seja a mais atraente. Assegure-se de que seus produtos e serviços realmente tragam solução para os problemas de seus clientes. Antes de investir você deve ter a certeza de que a sua escolha é a melhor entre todas as identificadas.

Especialize no seu nicho de mercado

Uma vez consciente de que a opção feita foi mesmo a melhor, é hora de se especializar nessa atividade. Procure se informar e prepare todo o seu pessoal para que o foco de seu trabalho seja na elaboração de produtos e serviços diferenciados.

A internet é uma grande aliada nesse sentido. Alguns órgãos e entidades possuem treinamentos específicos que agregam muito à sua especialização. Alguns são gratuitos. Há vídeos disponíveis para os diversos ramos de negócio. Incentive seus funcionários a fazê-los. Faça-os também!

A preocupação com o aprendizado, o aperfeiçoamento e a melhoria contínua deve ser constante. A todo o momento, novas práticas e novos métodos surgem com o objetivo de reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Esteja atento!

Invista na sua especialização

A especialização de todo o seu time de colaboradores é fundamental para o seu sucesso. O cliente deve sentir que todos estão preparados e focados em resolver o seu problema específico — ou mesmo criar um produto exclusivo para a sua demanda.

A capacitação do pessoal deve contemplar todos os envolvidos no atendimento aos clientes, desde o primeiro atendimento, na recepção, até a pessoa que recebe o pagamento.

Benefícios de se especializar em um nicho de mercado

Um dos grandes benefícios de se especializar em determinado nicho de mercado é justamente poder privilegiar sua atuação em uma atividade específica. Com isso, a percepção de seus clientes de suas habilidades e aptidões é notada com maior facilidade.

Imagine um cliente com problemas no ar-condicionado de seu carro, por exemplo. Pode ser que em qualquer oficina da próxima esquina algum mecânico resolva a situação. Porém, para o proprietário, uma oficina especializada em ar-condicionado será muito mais atraente. Ele terá muito mais segurança e tranquilidade.

Agora, pense em um item de segurança de seu automóvel — como freios, amortecedores ou suspensão. A confiança será maior, proporcionalmente, quanto for maior a especialização do fornecedor. Quando o cliente possui confiança em você, sua fidelização virá como consequência.

Vale sempre lembrar que um cliente fidelizado é um cliente que promove seus produtos e serviços com naturalidade e satisfação. O marketing boca a boca é a sua melhor propaganda.

Divulgue sua especialidade

Outro ponto de crucial importância é se mostrar para o mercado. As pessoas precisam saber que você se especializou. Cada negócio possui sua característica particular e, independentemente do nicho de mercado, seu público-alvo precisa saber que você se estabeleceu em determinado segmento.

Desde uma divulgação boca a boca até uma campanha pela televisão, passando por panfletos e anúncios em rádios e jornais, tudo pode ser feito objetivando a veiculação do seu produto ou serviço. Faça a sua comunicação fluir e mostre-se para o público.

Focar em um nicho de mercado X diversificar

A resposta imediata para isso é: sim, você pode se inserir ou se especializar em mais de um nicho de mercado. Porém, a sugestão é que, inicialmente, apenas um nicho seja focado. Isso trará uma percepção melhor por parte de seus clientes. Você poderá enfatizar a sua especialização e evidenciar a sua expertise. Isso lhe trará benefícios!

Não queira abraçar o mundo. Dê um passo de cada vez, especializando-se em uma atividade que você tenha maior afinidade e que esteja sintonizada com a exigência do mercado.

Pronto! Agora você já possui informações relevantes sobre o significado de nicho de mercado. Para continuar bem informado, assine a nossa newsletter e receba novas dicas sobre gestão.