Quem deseja montar uma oficina desse tipo hoje deve contar com uma série de equipamentos e softwares de última geração, para que a oficina esteja apta para trabalhar com qualquer tipo de veículo, nacional ou importado. E como temos hoje no país uma variedade imensa de carros de várias montadoras e de todos os segmentos, quem não se atualiza pode perder uma grande fatia do mercado. Listaremos aqui quais serviços e equipamentos para montar uma oficina mecânica são indispensáveis hoje em dia.

Uma incrível variedade de inovações tecnológicas surgiu nos últimos anos no setor da indústria automotiva. Temos carros com controles por gestos, vários tipos de motorização de qualquer combustível, reaproveitamento da energia dos freios, carros até com sete airbags, inclusive várias inovações que vêm de muitas modalidades de competição, como Formula 1 e Stock car. E essas novidades também podem ser notadas nas oficinas mecânicas.

Ferramentas básicas

Mesmo com todas as inovações que temos visto nos últimos tempos, algumas ferramentas mais tradicionais não podem ficar de fora de uma oficina. Um alicate universal faz duas funções muito utilizadas, que são cortar e prensar materiais. Já o alicate de bico reto é fundamental para corte, torção de cabos e fios.

Um macaco hidráulico apesar de pequeno é muito prático, suportando carros de até três toneladas. Um kit de chaves combinadas podem ser usadas em grande parte dos reparos que devem ser feitos, assim com uma bom arsenal de chaves Phillips e a velha chave de cruz, que alivia bastante a força necessária para alguns serviços.

Duplicador de vagas

Em um oficina com um fluxo constante de carros, mas às vezes com espaço um pouco limitado, recomenda-se o uso de duplicadores de vagas (imagem de um duplicador de vagas). Usando com inteligência e planejamento, o uso deles pode praticamente dobrar a capacidade de sua oficina, e você não correrá o risco de recusar um trabalho por falta de espaço.

Elevadores

Esses são acessórios fundamentais para realizar boa parte dos trabalhos em uma oficina. Existem vários modelos. Os com base são bastante usados, pois trazem ótima relação custo/benefício e são fáceis de instalar. Existem os de quatro colunas, e são indicados para realizar serviços em veículos de grande porte ou quando é necessária a retirada total do motor, pois traz mais estabilidade.

Os elevadores de prancha são recomendados para manutenções mais rápidas, como troca de óleo. Já os modelos pantográficos também são muito usados, e a grande vantagem deles e o espaço que a oficina ganha. Existem também elevadores em base, sendo o grande atrativo deles a possibilidade de usar utensílios e ferramentas no piso abaixo do carro.

Scanner

Sendo a parte mais usada em qualquer veículo, o motor exige que várias ferramentas modernas estejam a seu dispor. Como ele pode sofrer várias avarias, um bom scanner é fundamental para se detectar qualquer tipo de fissura. O Scanner também pode revelar as condições gerais das válvulas e dos pistões, e quanto antes problemas no motor forem identificados será melhor, pois uma retífica total ou até a troca do mesmo são procedimentos caros.

Balanceamento

Alinhamento e balanceamento são uns dos serviços mais requisitados em oficinas mecânicas. Existem hoje disponíveis balanceadoras computadorizadas, que atendem desde motos até veículos mais pesados. Por usarem programas de computador, realizam um trabalho mais preciso e dinâmico. Existem modelos mais compactos s simples, indicados para carros mais leves, até aqueles para vans e até caminhões.

Máquina repuxadora

É desejável que você tenha uma oficina completa, que possa realizar todas as funções exigidas para todos os tipos de veículo, como lanternagem, alinhamento, retífica a até funilaria. Caso já tenha a última, um item indispensável é a máquina repuxadora.

Existem modelos analógicos com boa relação custo/benefício, de tamanho compacto, e realizam repuxamento com martelo de inércia, com arruelas, calor por carvão grafitado, calor com ponteira de cobre , e também fazem a fixação de rebites e chapas, funções essenciais da funilaria.

EPIs

De nada adianta ter uma oficina moderna e bem equipada e uma equipe qualificada se você não der segurança aos seus funcionários. Em rigor desde 2004, a utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual) é obrigatória em qualquer oficina. Os funcionários lidam com equipamentos e ferramentas pesadas, e que podem ser perigosos.

A utilização de óculos, protetores auriculares e luvas pode evitar sérios acidentes, como cortes nas mão, detritos que saiam do escapamento e podem atingir os olhos. Geralmente como oficinas possuem intenso barulho o dia todo, os protetores auriculares protegem a audição dos profissionais em longo prazo.

Além desses e dependendo de quais serviços são oferecidos em sua empresa, cintos para coluna, macacões e botas de borracha também são exigidos. E lembre-se, funcionários protegidos trabalham melhor, e caso uma fiscalização veja seus funcionários sem os EPIs, oficina corre o risco de ser multada ou até fechada.

Equipe qualificada

Hoje temos no Brasil uma frota extremamente variada, incluindo todos os tipos de veículos, nacionais e estrangeiros. Alguns modelos trazem inovações, como freios ABS, computador de bordo e injeção eletrônica.

Ter funcionários que saibam lidar como todos aos acessórios dos mais variados carros é essencial para que sua oficina não seja defasada. Um carro fabricado atualmente é completamente diferente de um fabricado há vinte anos, por exemplo, e é desejável que a equipe acompanhe todas as mudanças.

Existem cursos específicos para cada função, e tendo um funcionário mais capacitado é bom que ele divida seu conhecimento com os outros mecânicos. Você pode também realizar cursos mais rápidos ou até palestras na própria oficina, otimizando o tempo e levando conhecimento a toda a equipe.

Por isso, para saber quais equipamentos para montar um oficina mecânica, deve-se ter em mente que ela deve ser a mais completa possível, realizando desde serviços mas básicos no motor e alinhamento, até lanternagem e e funilaria. Além disso, é essencial que você tenha uma equipe qualificada, e que saiba realizar qualquer trabalho em todo o tipo de veículo que possa aparecer. Gostou das nossas dicas? Então não se esqueça de assinar nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente na sua caixa de entrada!