Uma oficina mecânica de sucesso depende diretamente do desempenho de seus colaboradores locais e o trabalho feito pelos mecânicos requer muita movimentação, levantamento de peças e equipamentos, além de verdadeiros contorcionismos. É da natureza do trabalho em uma oficina.

Assim, nesse ambiente devem ser tomados alguns cuidados com a saúde dos trabalhadores, em especial aqueles referentes à ergonomia e à segurança. Toda medida no sentido de prevenir acidentes e garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores deve ser considerada.

Acompanhe este post e conheça algumas importantes dicas que você pode adotar em sua oficina em prol da saúde e do bom desempenho de sua equipe.

Utilize equipamentos facilitadores

As posturas inadequadas durante os trabalhos em uma oficina mecânica resultam, quase sempre, do difícil acesso às partes menos acessíveis do veículo. Por essa razão, toda ferramenta ou equipamento que puder facilitar esse acesso não deve ser dispensado ou negligenciado.

Assim, por exemplo, se puder levantar o veículo no elevador, evite deitar-se no chão embaixo do carro. Do mesmo modo, se puder dispor de uma parafusadeira hidráulica, faça uso dela no lugar de uma chave de roda.

Utilize ferramentas adequadas

Assim como os equipamentos facilitadores, as ferramentas adequadas para o tipo de trabalho a ser feito também devem ser adotadas. A improvisação de ferramentas gera riscos de acidentes graves e, costumeiramente, danos às mãos e braços principalmente em razão do excesso de força exigido.

A manutenção das ferramentas deve ser permanente e o cuidado em corrigi-las ou substituí-las requer a atenção do responsável. Como a atividade na oficina exige a utilização de uma mesma ferramenta em diversas situações ao longo do dia, a probabilidade de acidente é sempre grande.

Disponha de boa iluminação

As instalações da oficina devem estar bem iluminadas, com iluminação fixa. Além disso, é necessário dispor de luzes móveis para a verificação de detalhes na arquitetura dos veículos.

Sempre que possível, é importante que exista uma boa dose de iluminação natural no ambiente. Grandes janelas ou claraboias dão conta deste quesito. Desse modo, as instalações elétricas farão uma complementação à luminosidade já existente.

Mantenha temperatura e aeração adequadas na oficina

Um cuidado imprescindível, que reflete diretamente no desempenho dos mecânicos, diz respeito à regulagem das condições de temperatura e aeração do ambiente da oficina. E não deve ser relevado de nenhuma forma.

É preciso cuidar para que o calor existente seja dissipado. Para esse fim, devem ser consideradas as instalações para uma aeração natural máxima possível. Também podem ser utilizados exaustores eólicos de teto que expulsam o calor, assim como ventiladores estrategicamente instalados.

Tenha banquetas ergonômicas

O trabalho dos mecânicos em uma oficina dificilmente os mantém em uma única posição. Mas sempre que for executar uma tarefa que requeira que o trabalhador esteja sentado, que o faça na posição mais ergonomicamente adequada possível.

É o caso, às vezes, do trabalho em uma bancada. Do mesmo modo, estando sentado próximo ao veículo, deve-se fazer o uso de uma banqueta ergonômica. As banquetas ergonômicas são aquelas adequadas a cada trabalhador. De qualquer maneira, quando sentado, que seja da forma mais apropriada.

Sempre faça uso dos EPIs

Além de indispensáveis para a saúde e segurança dos trabalhadores, os equipamentos de proteção individual (EPIs) são uma exigência das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho que precisam ser rigidamente seguidas.

Forneça os EPIs necessários e adequados para as diversas exigências da oficina, mas não se esqueça de solicitar a assinatura de cada colaborador no termo de recebimento de EPIs. É um dos primeiros documentos exigidos pela fiscalização trabalhista quando diante de qualquer demanda nessa área.

Respeite a carga horária

Considere o desgaste nas atividades da oficina e evite a realização de muito trabalho extraordinário (“hora extra”), sempre que possível. Assim você resguarda sua equipe do estresse e do cansaço rotineiros e se mantém em dia com a legislação trabalhista.

Por outro lado, sempre que possível, procure equilibrar dias de muita demanda de trabalho pesado com uma carga mais leve no dia seguinte. O reconhecimento do esforço despendido pela equipe tem ainda a vantagem de promover a motivação e de elevar as relações e sempre gera um bem-estar entre os colaboradores.

Tenha atenção aos trabalhos com solda

Os trabalhos com solda não devem ser realizados em ambientes confinados e só podem ser executados por pessoal capacitado para tal. É necessária a existência de aeração adequada no ambiente para dispersão dos gases gerados.

Do mesmo modo, também não podem ser realizados próximos a substâncias inflamáveis como combustíveis, solventes e outras.

Finalmente, deve ser observada a utilização dos EPIs próprios e adequados para a atividade de soldagem de peças. Não permita improvisações, principalmente nessa atividade.

Redobre a atenção aos trabalhos de limpeza de peças

É comum a necessidade de limpeza de peças grandes e pequenas em uma oficina. Invariavelmente são utilizados solventes ou mesmo gasolina com essa função. O local para esse trabalho deve ser próprio e adequado, assim como devem ser empregados os EPIs pertinentes.

Deve ser evitada a prática do uso improvisado de latas e bacias no chão próximo ao veículo, com o mecânico debruçando-se sobre elas procedendo à limpeza das peças.

Mantenha as instalações elétricas da oficina revisadas

As instalações elétricas da oficina – principalmente as que não aparecem – devem ser periodicamente revisadas de modo a garantir sua condição de segurança. Pelo mesmo motivo, deve-se estar seguro da correta carga elétrica utilizada nos trabalhos, de modo que se tenha um quadro elétrico compatível com a demanda.

Assegure-se de que as extensões elétricas utilizadas estão em condições seguras de uso e revise tomadas, interruptores e disjuntores periodicamente.

Mantenha a oficina organizada

Esta dica ficou para o final propositadamente. Um ambiente organizado tende a incutir nos seus frequentadores um comportamento mais regrado. Isso significa que a desorganização física no ambiente de trabalho induz a um comportamento mais desleixado, o que afeta profundamente os cuidados de segurança e saúde dos trabalhadores. Especialmente em uma oficina mecânica, onde facilmente pode se instalar um caos de peças, ferramentas, equipamentos etc.

Assim, considere a realização de treinamentos e a elaboração de regras internas para que seja mantida a oficina organizada e limpa. Os resultados costumam ser bastante animadores.

Você gostou dessas dicas para sua oficina? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de muito mais.