Estoque parado em oficinas mecânicas é perda de dinheiro. Além de existirem produtos que podem deteriorar com o tempo, você acaba gastando recursos e espaço físico para manter itens que simplesmente não saem do seu estabelecimento.

Isso ocorre por um único fator: uma má gestão de estoques. Neste artigo, vamos apresentar 8 dicas simples para resolver esse problema. São estratégias que você pode começar a aplicar a partir de hoje, então, leia este post até o final e comece a agir o quanto antes.

1. Identifique o fluxo de entradas e saídas

O estoque de uma oficina mecânica tem por objetivo armazenar os produtos essenciais para que os serviços sejam prestados de forma adequada e no tempo ideal. Portanto, é importante que você saiba identificar quais são as peças e produtos que têm um maior fluxo de saída e precisam ser estocados em quantidades maiores.

Para tanto, é necessário conhecer bem os serviços da sua oficina e identificar o tipo de material estocado utilizado para cada atividade realizada. Ao fazer essa identificação, você poderá programar a compra desses produtos baseada em sua saída.

2. Invista em automatização de estoque

Um dos problemas mais comuns relacionados ao estoque que encontramos nas oficinas mecânicas é a falta de administração dos itens que entram e saem do seu estabelecimento, e isso ocorre principalmente em empresas em que esse controle é feito de forma manual.

Portanto, a solução ideal para minimizar ou, até mesmo, acabar com essas divergências no estoque é contar com o apoio de um software de gestão automatizada. Esse tipo de sistema é capaz de realizar o controle das quantidades armazenadas e, inclusive, informar quando determinado item precisa ser reposto.

3. Desenvolva um bom relacionamento com seus fornecedores

Não há como se falar em estoques sem mencionar os seus fornecedores, afinal, são eles os elementos principais de abastecimento dessa área da sua empresa. Portanto, eles também podem auxiliar no processo de não deixar o estoque parado no seu estabelecimento.

É fácil entender essa relação em um exemplo prático que pode ocorrer facilmente em sua oficina. Suponhamos que, na tentativa de girar um item que se encontra há dias parado em seu estoque, você realize uma ação e simplesmente acabe com aquele produto em menos de uma semana.

Se você precisar repor o item em caráter de emergência e não tiver uma boa relação com sua base de fornecedores, seu estoque correrá um sério risco de ficar sem o material para realizar determinado serviço.

Na maioria das vezes, perder um cliente pode significar um prejuízo consideravelmente maior que um produto parado no estoque. Portanto, mantenha-se sempre próximo e com um bom relacionamento com todos os seus fornecedores.

4. Invista em treinamento para sua equipe

Outro fator que contribui para a má gestão de estoque e manutenção de produtos parados em seu estabelecimento é a falta de habilidade técnica da equipe que lida diretamente com ele.

Além de investir em softwares de controle e estudar as movimentações de entrada e saída, é necessário preparar os seus colaboradores para operar esses sistemas.

Para tanto, é preciso que você invista em treinamentos para o time. Assim, todos aprenderão os benefícios que um estoque bem gerido e sem produtos parados pode proporcionar para a empresa.

5. Programe promoções

Uma das opções que podem contribuir para reduzir a quantidade de produtos parados em seu estoque é a realização de promoções. No entanto, essa oferta deve ser realmente vantajosa para os seus clientes, caso contrário, eles podem não comprar a ideia.

O desconto pode ser dado até o limite do preço de custo do produto, considerando o valor de aquisição e manutenção em estoque. Assim, você se livra da despesa de manter determinado item e ainda capta mais pessoas para sua oficina, podendo, inclusive, realizar outros serviços.

6. Ofereça vendas combinadas

Uma ideia muito interessante para reduzir a quantidade de estoque parado é oferecer vendas combinadas. Por exemplo, você pode oferecer um produto X (que se encontra empacado) com desconto ao adquirir outro item Y.

Ou, ainda, na compra do produto X e Y, você pode entregar a prestação de um serviço Z, e assim por diante. A criatividade é o que vai determinar a sua eficiência em ofertar esses produtos aos seus clientes.

No entanto, tome cuidado com uma questão: não confunda esse conceito com o de vendas casadas, ou seja, quando, para adquirir determinado item, o cliente é obrigado a comprar outro. Além de ser uma prática condenada pela maioria dos clientes, também é considerada ilegal e você pode ter problemas com processos judiciais.

7. Faça ofertas direcionadas para clientes em potencial

Outra forma muito eficiente de girar produtos parados em estoque é realizar ofertas promocionais para clientes em específico, que, geralmente, precisariam de determinado item, como proprietários de determinados veículos.

Dessa forma, além de dar saída nesses materiais, você também faz com que o cliente volte ao estabelecimento mais vezes. Assim, ele pode também adquirir outros produtos e serviços que a sua oficina mecânica oferece.

8. Estabeleça uma política de reposição

A última dica para acabar com o problema de estoque parado em seu estabelecimento é criar uma política, regra ou procedimento padrão para realizar a reposição de peças e materiais. Ao estabelecer esses critérios, você não corre o risco de adquirir produtos que não estão tendo muita saída e evita que eles fiquem parados por muito tempo.

Para que isso funcione de forma eficiente, é preciso contar com o apoio da tecnologia — com softwares de gestão de estoque, como mencionamos —, dos seus conhecimentos de mercado e, especialmente, dos seus clientes, bem como com a observação constante das movimentações diárias do seu estoque.

Analisando minuciosamente cada um desses itens, você poderá criar uma política de reposição eficiente, de modo que não falte nenhum produto para realizar um serviço, mas que também não existam itens empacados dentro do seu estoque, gerando custos e ocupando espaço.

Com essas dicas, além de não correr o risco de ficar com estoque parado, você também evitará ficar sem determinado produto em disponibilidade para os seus clientes.

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