Assim como em todo tipo de negócio, uma oficina mecânica também tem os seus períodos de pico, que são as férias de verão, em que as vendas e a procura por serviços automotivos aumentam muito.

Essa época do ano pode se tornar uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento do seu negócio. Porém, é preciso estar preparado para o grande aumento da demanda.

Foi pensando nisso que resolvemos escrever este artigo. Nele você encontrará dicas práticas para fazer com que a sua oficina se prepare para esse período. Confira!

Fazer campanhas de promoção

Todo mundo adora as promoções nessa época de fim de ano, principalmente pelo fato de surgirem uma série de outras despesas adicionais nesse mesmo período. Assim, você pode aproveitar para oferecer produtos e serviços promocionais para trazer o cliente até o seu negócio.

Porém, é preciso ter cuidado ao ofertar algo para uma pessoa em campanhas de marketing, pois você não pode criar aquelas velhas “promoções” oferecendo bônus surpresa com o único objetivo de atrair o consumidor até o seu estabelecimento.

Ao contrário de vender mais, você pode fazer com que a pessoa contraia certo grau de desconfiança e antipatia com a sua empresa. Consequentemente, o cliente nunca mais volta para realizar alguma compra ou serviço. Sendo assim, ofereça bônus e vantagens reais, e, principalmente, seja claro e específico em suas promoções.

Oferecer garantias

Outro diferencial que pode ajudar a sua empresa a vender mais durante as férias de verão é oferecer garantias aos seus clientes. Imagine, poder realizar um serviço de qualidade e, ainda por cima, contar com meses de garantia pelos serviços prestados?

Isso faz com que o seu cliente se sinta seguro em contratar ou comprar algum produto ou serviço oferecido pelo seu negócio. Além disso, isso funciona principalmente para aqueles que têm filhos, e não querem ser pegos de surpresa com gastos adicionais em oficinas mecânicas.

Porém, você precisará ter muita cautela ao realizar algum serviço, exigindo que tudo seja executado com o máximo de qualidade possível, afinal, você não quer oferecer um benefício de garantia e depois ter que dar conta de tantos retrabalhos advindos de serviços mal feitos.

Aumentar o horário de expediente durante as férias de verão

Uma boa alternativa é aumentar um pouco o horário de expediente. No entanto, é preciso atentar para o que a legislação determina. Um colaborador não pode trabalhar mais que 10 horas por dia e, ainda, há um limite máximo de 2 horas extras para cada turno de trabalho.

Ou seja, se a sua oficina possui uma jornada de trabalho normal de 8 horas diárias, os seus colaboradores poderão fazer somente 2 horas extras por dia. Porém, se a sua jornada for de 9 horas, só poderão fazer 1 hora extraordinária.

Ainda sobre esse assunto, é essencial inserir esses valores adicionais em seu planejamento orçamentário. Dessa forma, você não corre o risco de ser pego de surpresa no final do período de férias de verão.

Considere a contratação temporária de pessoal

Não há como mencionar o aumento de vendas sem crescimento de custos operacionais ou despesas administrativas, portanto, você, também, precisa considerar a possibilidade de aumentar o seu quadro funcional durante o período de férias de verão.

Pode ser que exista uma demanda maior de serviços que os seus funcionários atuais não consigam suprir, mesmo com o aumento no horário de expediente. Ainda devemos considerar o fato de estarmos lidando com pessoas, sendo assim, pode ser que haja certo desconforto ou desânimo por parte de alguns colaboradores para realizar determinadas tarefas extras.

Além disso, devemos considerar um aumento de trabalho na parte administrativa, como: maior número de emissão de notas fiscais, movimentação de estoque e, até mesmo, atendimento no balcão. Dessa forma, você não pode descartar a possibilidade de contratar pessoas para suprir essas necessidades

Para isso, vamos dar uma dica extra de contabilidade para que você não tenha maiores complicações. Assim, o ideal é que seja feito um contrato por tempo determinado (não confundir com o período de experiência), em que o colaborador terá ciência da data de início e término de sua prestação de serviço.

Apesar de ser temporário, esse tipo de contrato de trabalho é reconhecido pela legislação e, como tal, deve haver o recolhimento do FGTS, horas extras e todos os benefícios de um trabalhador comum.

Ao término do período acordado, o empregado será demitido e terá direito a sacar o saldo do FGTS e das férias proporcionais, mas não receberá aviso prévio e tampouco a famosa multa rescisória dos 40%.

Preparar a equipe para executar os serviços mais procurados

Além de reestruturar a sua equipe operacional e administrativa, também, é necessário se preparar para executar alguns serviços que são mais procurados nessa época de férias de verão. Entre eles podemos destacar:

  • ajustes no alinhamento;

  • balanceamento;

  • suspensão;

  • freios.

Além disso, faça uma pequena análise em seu estoque e verifique a disponibilidade de óleos, fluídos e filtros. Dessa forma, você poderá oferecer um serviço mais completo para o seu cliente.

Organize o atendimento

Como a demanda de trabalho aumenta muito nessa época do ano, você precisará criar um sistema para organizar o atendimento de cada cliente sem fazer com que ele passe muito tempo parado em seu estabelecimento, ou sem o seu veículo.

Para fazer isso, é interessante utilizar um sistema informatizado para cadastrar todos os seus clientes e informá-los sobre os horários de atendimento estendidos e, principalmente, criar alertas para que ele procure a oficina o mais rápido possível.

Você também pode criar um sistema de agendamentos de atendimento. Isso evita a insatisfação de alguns clientes pela demora, além de poder mensurar as receitas e os gastos para cada tipo de serviço realizado.

Por fim, você precisa entender que o foco principal dessa organização da oficina em períodos de férias de verão tem um único objetivo: atender às necessidades do seu cliente. Ele é a peça chave de todo o processo. Logo, tudo o que você puder fazer para melhorar a sua experiência enquanto usuário dos seus serviços será válido e muito bem-vindo.

Gostou deste artigo sobre como preparar a sua oficina para vender mais durante as férias de verão? Que tal continuar aprendendo mais sobre esse assunto? Então, leia nosso artigo contendo 7 ideias para promover o seu negócio e aumentar as suas vendas.