O balcão em autopeças é uma das áreas mais importantes do negócio, por isso, é fundamental saber como utilizá-lo a favor do aumento das vendas e da competitividade da empresa, não é verdade?

É nele que os visitantes têm o primeiro contato com a sua marca e, por consequência, iniciam a experiência no atendimento. Sendo assim, trata-se de uma ferramenta de atração e fidelização de clientes, com capacidade de aumentar o ticket-médio graças à compra impulsiva.

Quer entender melhor qual é o importante papel do balcão para as vendas de autopeças? Neste artigo, indicaremos as melhores práticas e você compreenderá. Confira!

Exponha seu mix de produtos

O balcão é uma área versátil do estabelecimento, pois, além de representar o local em que o cliente faz o pagamento por um serviço que recebeu, também é o ambiente em que você pode agregar valor ao negócio, apresentando uma grande variedade de produtos que interessam seu público.

Portanto, considere selecionar itens que tenham relações com áreas específicas, por exemplo, acessórios para automóveis devem ficar próximos uns dos outros. Você pode, até mesmo, aproveitar para montar kits promocionais, o que ajudará na venda de mais de um produto de uma só vez.

Lembrando que é fundamental que as mercadorias estejam sempre bem sinalizadas e dispostas em um layout atrativo. Falaremos mais sobre essa questão no próximo tópico.

Aposte na sinalização dos produtos

Se você pretende utilizar o balcão de autopeças como uma ferramenta capaz de atrair mais clientes e potencializar as vendas, precisa saber que uma boa estratégia de sinalização pode fazer toda a diferença.

As placas de sinalização são indispensáveis no processo, pois serão uma espécie de lembrete que notificará os clientes a respeito de promoções e ofertas que eles devem aproveitar, ou seja, elas fazem parte da técnica de estimular a compra por impulso.

As placas de sinalização também servem para informar outras funcionalidades e ações de sua empresa, por exemplo, caso o estabelecimento ofereça um programa de fidelidade para seus clientes, elas podem apresentar os benefícios do programa, além de fornecer informações sobre como eles devem proceder para participar.

No entanto, é importante destacar que, para que essa estratégia funcione com eficiência, é preciso que as placas sejam bem posicionadas e se comuniquem de maneira muito profissional com o público do negócio. Afinal, um pedaço de papel com frases escritas à mão dificilmente será capaz de despertar o interesse de alguém, concorda?

Caso você não queira investir em material gráfico profissional, poderá encontrar uma vasta gama de modelos gratuitos na internet. Lembre-se apenas que a combinação de cores deve chamar a atenção por ser simples e de bom gosto.

Outra dica é sempre utilizar frases iniciadas com verbos no imperativo, que despertem o senso de urgência nos consumidores, como “Compre agora!”, “Poupe dinheiro!” ou “Aproveite a oferta por tempo limitado!”.

Existem diversas formas de criar uma placa de sinalização, mas não são todas que podem fazer a diferença na hora de ajudar o cliente a tomar a decisão final de compra. Por isso, tenha certeza de que as suas corresponderão com as seguintes informações:

  • vendas por impulso diretamente no balcão da oficina;

  • promoções pelo estabelecimento;

  • convites para programas de fidelidade;

  • encorajamento para que os usuários sigam sua empresa nas redes sociais ou acessem o seu site.

Utilize a sazonalidade a seu favor

A sazonalidade é uma das estratégias mais utilizadas por empresas do ramo varejista para aumentar as vendas e prospectar novos consumidores, mas não são de uso exclusivo deste setor. O que queremos dizer é que sua oficina mecânica também pode fazer bom proveito das vendas sazonais.

Seu balcão pode assumir o papel de uma vitrine para promover as tendências, produtos e ofertas “quentes” para ocasiões específicas.

Você pode desenvolver programas promocionais, como indicações para amigos secretos no final do ano. Além disso, ofereça descontos especiais para serviços de manutenção em datas comemorativas, como o Dia dos Pais.

O importante é aproveitar estrategicamente o melhor que cada data importante do ano pode proporcionar à sua autopeças.

Invista em uma boa iluminação

Esta é uma prática que se enquadra nos conceitos de otimização de design e apela para os estímulos visuais que interferem no poder de decisão de compra dos clientes.

Por mais que pareça algo que fará com que você tenha que gastar, trata-se apenas de pequenos, mas criativos, investimentos. Vitrines iluminadas com LEDs e expositores com lâmpadas coloridas, por exemplo, são muito mais atrativos, além de valorizarem os produtos e destacarem as promoções e serviços oferecidos por sua empresa.

Priorize o atendimento de qualidade

A qualidade do atendimento oferecido pela autopeças pode ser um diferencial competitivo que, quando atrelado ao balcão, é capaz de elevar o índice de vendas e fidelizar os consumidores à sua marca.

Para isso, é fundamental treinar e preparar a equipe de colaboradores para que possam proporcionar um atendimento personalizado, de acordo com as necessidades de cada cliente. Vale lembrar, ainda, que os funcionários devem ser treinados para que estejam aptos a incluir vendas de última hora diretamente do balcão de autopeças.

Mude o design do ambiente com frequência

É essencial citarmos a relevância de manter o design da oficina mecânica em constante mudança, para que a sensação de novidade seja sempre renovada na mentalidade dos consumidores, fazendo com que eles sintam vontade de continuar comprando em seu estabelecimento.

Considere agregar valor ao balcão sempre alterando a disposição dos produtos, além de trazer novidades e sempre inovar com promoções e ofertas imperdíveis. Afinal, você não quer que os clientes parem de comprar por terem se enjoado de olhar para os mesmos cartazes e placas de sempre, não é verdade?

Como você pode conferir, o balcão de uma autopeças é um dos ambientes mais importantes do estabelecimento, pois representa não apenas a entrada de capital por meio das vendas, mas também é um recurso com forte potencial para atrair novos públicos e fidelizar os clientes já prospectados.

Gostou das nossas dicas de melhores práticas de organização para aumentar as vendas em sua autopeças? Então, não deixe de compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais!