A regular manutenção de ar-condicionado automotivo é um processo tão importante que resolvemos escrever um artigo inteiramente dedicado a ela. Esse processo garante que o sistema funcione perfeitamente e, efetivamente proporcione o benefício esperado que é o conforto do motorista e passageiros durante as viagens ou nos trajetos do dia a dia.

Além disso, esse tipo de serviço é necessário para garantir a limpeza do sistema, evitando colocar o proprietário em risco à sua saúde. Muitas pessoas têm problemas respiratórios, infecções frequentes e nem imaginam que esse tipo de problema pode estar sendo causado pelo ar-condicionado de seu veículo.

No artigo de hoje, vamos mostrar como você pode oferecer um serviço de manutenção em ar-condicionado de forma otimizada com 6 dicas essenciais. Acompanhe!

A importância da manutenção correta no sistema de ar-condicionado

Hoje em dia o ar-condicionado é quase um acessório essencial nos veículos. Afinal, moramos em um país tropical e grande parte do território experimenta temperaturas altas na maior parte do ano. Com essa utilização massiva, não há como pensar em ar-condicionado sem a devida manutenção.

A manutenção preventiva garante que o ar condiciona do veículo esteja funcionando perfeitamente, proporcionando conforto ao condutor, bem como, segurança à sua saúde física. Equipamentos sujos podem prejudicar a pessoa que utiliza o veículo, causando problemas respiratórios e infecções frequentes.

Com isso, surge a importância de manter a manutenção do veículo da forma adequada e dentro do prazo previsto. Alguns proprietários de veículos, no entanto, acabam se esquecendo da importância desse procedimento, que deve ser feito com certa regularidade. Geralmente, eles só procuram a oficina quando o ar-condicionado para de funcionar ou apresenta algum problema como mal cheiro e dificuldade de ventilação.

Manutenção de ar-condicionado automotivo: 6 dicas essenciais

Independentemente se o cliente só procura a oficina para resolver um problema ou se trata-se de uma manutenção preventiva, é importante que você conheça algumas dicas para realizar uma boa manutenção no ar-condicionado de seus clientes. Para tanto, confira as dicas deste artigo.

1. Troca do filtro

O filtro é o responsável por evitar que partículas de sujeira externa entrem para dentro do veículo, além de fumaça e poeira. Geralmente, ele precisa ser limpo todos os anos, porém, quando a sujeira está muito acumulada, é necessário trocar o componente.

O ideal é que você faça a troca do filtro do ar-condicionado dos carros dos seus clientes a cada 20.000 Km, entretanto, esse montante pode variar de acordo com a utilização do ar. Por exemplo, em cidades muito quentes, talvez seja necessário trocar com menos quilometragem.

Outro detalhe que você precisa observar, são aqueles carros que estão frequentemente viajando. Como nesses casos existe maior exposição do veículo a poeiras, talvez seja necessário trocar o filtro antes da quilometragem mencionada. Sempre pergunte ao cliente a forma que ele utiliza o carro. Isso poderá auxiliar você na tomada de decisões sobre o tipo de manutenção que deve ser realizado

2. Lubrificação dos componentes

Outro passo importante é a lubrificação dos componentes do ar-condicionado. Algumas partes como mangueiras, pistões e o compressor necessitam desse processo. Sendo assim, além disso, é importante lembrar ao seu cliente a necessidade de ligar o ar-condicionado com frequência. Isso porque, quando ele fica muito tempo parado, é possível que alguns desses elementos percam a lubrificação e acabem se danificando com o passar do tempo.

3. Utilização de equipamentos adequados

Também é importante que você utilize os equipamentos adequados para cada tipo de veículo. Quando é necessário trocar alguma parte do sistema e a peça utilizada é de má qualidade, é muito provável que o ar-condicionado não tenha o mesmo desempenho.

Isso causará um descontentamento no cliente que, fatalmente, atribuirá esse mau funcionamento ao seu serviço. Portanto, mesmo que o custo seja um pouco maior, procure sempre por peças e equipamentos de qualidade.

4. Higienização

A higienização é uma tarefa muito importante dentro da manutenção do ar-condicionado. Ela precisa ser realizada sempre que um veículo chegar à sua oficina mecânica. Oferecer uma boa limpeza agregará valor ao serviço e contribuirá para aumentar a sua credibilidade diante do mercado em geral.

Quando um cliente tem a sensação de que recebeu um serviço além daquele que pagou, você ativa um gatilho mental de gratidão e reciprocidade nele, consequentemente, ele tenderá a voltar ao seu estabelecimento para fazer outros serviços, quando necessário.

Além disso, esse mesmo cliente costuma espalhar para seus amigos e familiares a boa fama do seu negócio e não existe nenhuma publicidade mais poderosa a indicação fiel de um cliente satisfeito.

5. Preservação da bateria do veículo

Você sabia que a utilização incorreta do ar-condicionado pode danificar a bateria do veículo. Isso porque, quando é dado a partida com o equipamento ligado, a bateria deve exercer uma força extra para ligar todo o sistema, além de colocar todos os equipamentos necessários para o funcionamento do veículo.

Com o passar do tempo, a vida útil da bateria vai reduzindo, obrigando o proprietário a fazer a troca antes do tempo. Portanto, sempre dê esse tipo de orientação ao seu cliente, conscientizando-o de desligar o ar-condicionado quando for dar a partida no veículo.

6. Consulta ao manual do carro

Por fim, é muito importante que você consulte o manual do carro antes de iniciar todo tipo de manutenção no ar-condicionado do carro do seu cliente. Os veículos possuem particularidade muito específicas. Como a variedade de carros no mercado é muito grande, é praticamente impossível conhecer todas elas.

Para ajudar nesse caso, é importante ter sempre o manual do veículo que será submetido à manutenção em mãos. Assim, você consegue ser mais assertivo no serviço e evita causar problemas durante a manutenção.

Seguindo todas essas dicas, você poderá oferecer uma boa manutenção de ar-condicionado automotivo para os seus clientes, consequentemente, aumentará o faturamento e lucro do seu empreendimento.

Gostou do artigo de hoje? Que tal continuar aprendendo sobre mais assuntos importantes para o seu negócio? Então, leia o artigo que preparamos para você. Nele, mostraremos 7 itens essenciais para realizar a revisão em um veículo.