Manutenção preventiva

Manutenção preventiva: por que estimular os clientes a fazê-la?

Quem trabalha em oficinas mecânicas sabe que a manutenção preventiva é imprescindível para manter os veículos seguros e em dia. Além disso, esse hábito faz com que o trabalho dos mecânicos possa fluir melhor no dia a dia e que o cliente seja fidelizado com serviços de qualidade, que vão garantir sua satisfação.

A vida útil do veículo e de suas peças está diretamente relacionada ao uso dado. Pessoas mais atentas à manutenção e que são mais cuidadosas na direção tendem a ter menos problemas com o desgaste das peças. Acompanhar corretamente os programas de revisão de veículos e realizar visitas periódicas a uma oficina mecânica é essencial para manter a saúde dele em dia.

Hoje, vamos falar sobre alguns itens que não podem faltar na listagem de manutenção preventiva e por que é importante estimular seus clientes a fazê-la. Confira!

Por que fazer a manutenção preventiva?

Muitas pessoas ainda pensam que levar o carro com certa frequência à oficina é sinônimo de altos gastos. Na prática, as coisas não funcionam bem assim. A manutenção preventiva feita no tempo certo e por profissionais qualificados é, na verdade, a melhor forma de economizar dinheiro.

Sabemos que o país passa por momentos de crise, mas quem tem carro precisa mantê-lo em dia para evitar panes e defeitos graves que, com certeza, sairão mais caro do que uma visita de rotina à oficina.

As estradas brasileiras colaboram para desgastes maiores em várias peças do carro. O sistema de suspensão pode ser facilmente danificado em casos de queda em buracos e estradas sem pavimentação, por exemplo. A manutenção desses componentes faz com que amortecedores, por exemplo, possam ter uma durabilidade maior.

Pouca gente entende, porém a falta de manutenção preventiva é um dos principais motivos de acidentes com veículos. Ela é uma forma econômica e eficiente de manter o carro em bom estado, impedindo que situações desagradáveis e sérias venham a acontecer.

A manutenção preventiva objetiva a correção de possíveis falhas e problemas antes que eles ocorram. Um carro sem manutenção também costuma ter gasto maior de combustível, apresentar desgastes de motor, pneus, rodas, freios e uma série de componentes valiosos para a segurança de motorista e passageiros.

Quais as vantagens da manutenção preventiva?

Proporciona economia

Muita gente pode até pensar que não, mas uma das principais vantagens da manutenção preventiva é a economia. Um veículo que está com a revisão em dia tem muito menos chance de ter uma peça com mau funcionamento ou quebrada. A verdade é que solucionar qualquer gargalo de manutenção antes que o funcionamento da peça seja comprometido traz uma economia, em média, de 30%.

Inclusive, um item com defeito pode ocasionar problemas em peças muito mais caras. Além disso, o que pode acabar pesando no bolso é o mau desempenho de componentes como óleo, velas e filtros de combustível e ar, elevando o consumo.

Melhora o desempenho

A manutenção preventiva ajuda muito no desempenho adequado do veículo. Afinal de contas, um automóvel com motor desregulado ou peças desgastadas gasta muito mais combustível e acaba diminuindo a eficiência. Na revisão, é realizada uma análise completa das peças e sistemas do veículo, o que minimiza ou até mesmo impede falhas no desempenho dos equipamentos.

Traz mais segurança

Uma das principais causas de acidentes com veículos é a falta de manutenção. Realizar revisões periódicas em uma oficina de confiança é a melhor forma de manter um carro em ótimas condições de utilização, garantindo a sua segurança e a da sua família.

Aumenta a vida útil do veículo

Quando feitos com uma certa frequência, alguns procedimentos auxiliam a prolongar a vida útil do veículo. A manutenção preventiva é um deles. O recomendado é seguir o plano de manutenção indicado pela montadora, a fim de deixar o carro em ótimo estado de conservação por muito mais tempo.

Além das revisões que já são obrigatórias, o plano de manutenção tem prazos para a inspeção e troca das peças, o que pode ajudar a evitar falhas por desgaste de componentes.

Valoriza

O fato é que todos sabem que o veículo começa a se desvalorizar assim que sai da concessionária. Porém, o cuidado com as manutenções preventivas ajuda a manter o bom desempenho do veículo até o momento de vendê-lo, evitando uma desvalorização maior que a média do mercado nessa hora.

É possível obter preços até mesmo maiores que as tabelas oficiais e o valor médio de mercado, se o dono do carro conseguir comprovar o histórico de manutenções, as revisões feitas e as trocas de peças. Dessa forma, as despesas feitas ao longo dos anos com manutenção podem ser compensadas com a valorização do veículo na hora da revenda.

Quais os itens avaliados na manutenção preventiva?

A manutenção é sempre feita na parte externa e na parte interna do carro. Muitos clientes podem não observar algumas questões básicas, como o funcionamento de lanternas e setas. Aí entra a importância da manutenção completa:

  • confira o funcionamento das lâmpadas. Regule os fachos para que iluminem placas da estrada e não prejudiquem os outros motoristas;

  • o fluido de freio precisa ser trocado uma vez ao ano. Observe, no manual do veículo, o tempo de troca das pastilhas, mas verifique se o desgaste não está grande mesmo antes desse prazo;

  • o filtro de combustível tem data estipulada para troca de acordo com o manual de cada carro. No entanto, o combustível brasileiro pode danificar mais rápido essa peça e levar ao mau funcionamento da bomba de combustível;

  • verifique barulhos estranhos, suportes quebrados ou vazamentos no sistema de exaustão. Ele também pode fazer com que o gasto de combustível seja maior, e seu rendimento, menor;

  • ao menos uma vez ao ano, é preciso checar amortecedores, molas, bandejas, braços, pivôs, buchas, barra estabilizadora e bieletas;

  • cheque a vida útil dos pneus e a calibragem. Não se esqueça de conferir o estepe;

  • a bateria deve estar com suas conexões limpas, bem encaixadas e sem corrosão. Se tiver mais de 3 anos de uso, faça testes e, se necessário, troque-a;

  • é importante checar o filtro de ar. Se ele estiver muito escuro e sujo, a troca é bem-vinda. Ele também garante um bom desempenho do carro e o controle da emissão de poluentes;

  • verifique o nível e a viscosidade do óleo. Confira a quilometragem rodada para saber se existe a necessidade da troca de óleo. A troca do filtro também deve ser feita;

  • confira as condições das correias dentadas. Elas podem ocasionar travamento e quebra do motor. Aproveite para checar também a correia do ar-condicionado. Quando danificada e/ou gasta, ela pode fazer barulho;

  • dificuldade no engate da marcha, perda de aceleração, barulhos estranhos e pedal frouxo são sinais de que a embreagem precisa ser trocada;

  • por fim, verifique a água do limpador de para-brisa e os equipamentos obrigatórios — triângulo, estepe em bom estado, buzina e extintor de incêndio. Algumas ferramentas e chave de rodas também ajudam em várias situações do cotidiano.

Por que é importante manter o cliente informado?

Com toda essa listagem em mãos, o próximo passo importante é manter seu público informado sobre a importância da manutenção preventiva e de todos os cuidados básicos com o carro. Lembre-se de frisar que é mais barato executar todo esse processo ao menos uma vez ao ano do que esperar pelo defeito.

Pesquise, também, o tempo e a forma de uso do carro. Os veículos que são usados em trânsito pesado todos os dias tendem a ter desgastes maiores, principalmente no motor e na embreagem.

Aproveite para conversar, fazer perguntas e explicar sobre todas as etapas seguidas durante a revisão e mostrar onde está cada defeito. Essa é uma boa forma de manter seu cliente próximo de você e bem informado sobre os serviços que estão sendo prestados em seu carro.

É viável estipular valores para manutenção preventiva?

Estipular um preço fixo para essa manutenção ou criar promoções esporádicas também são boas formas de incentivo. Planeje com antecedência e informe a data de início e término da promoção. Aproveite um mês de menor movimento para fazer isso e utilize vários meios de comunicação para informar os valores e os benefícios desse serviço para seus clientes fixos e novos.

Já quando for realizar a precificação, é necessário levar em consideração todas as variáveis que compreendem a realização de um serviço. Fazer o levantamento de todos os custos envolvidos na manutenção preventiva é a primeira coisa a ser feita na hora de precificar os serviços de sua oficina. É essencial conhecer bem as suas despesas, a fim de somar um percentual acima do valor e conseguir obter uma margem de lucro.

Nesse cenário, é recomendado separar os custos em 3 categorias. Atualmente, as oficinas mecânicas têm cobrado por hora trabalhada, e o tempo gasto para realizar um serviço varia muito conforme o serviço a ser realizado, ferramentas a utilizar, o modelo do veículo, a experiência do mecânico, dentre outros elementos.

Quando for realizar o orçamento para o cliente, é necessário conhecer a quantidade de horas necessárias e multiplicá-la pelo valor de tabela determinado para o automóvel em questão. A verdade é que esse é um fator que influencia muito na precificação dos serviços de manutenção preventiva de sua oficina.

No caso dos mecânicos que estão realizando esse tipo de serviço, é necessário dividir o salário mensal do mecânico pela quantidade de horas que ele trabalha por mês. Caso o mecânico trabalhe de segunda a sexta, oito horas por dia, e receba R$ 2 mil por mês, o seu custo de hora de trabalho é de R$ 11,36 + encargos e benefícios.

Mas é necessário considerar também o serviço que está sendo realizado. Enquanto serviços mais complexos, como o sistema de injeção eletrônica, têm um valor mais caro devido ao investimento em aparelhos como o scanner utilizado para o diagnóstico, serviços de borracharia, como a troca de pneus, apresentam um custo menor por hora trabalhada. 

Que tal apostar na divulgação?

As redes sociais são excelentes ferramentas de divulgação do seu trabalho. Aproveite para gravar vídeos durante a manutenção, fotografar as peças que foram substituídas e aproximar seus clientes do seu negócio com preço e atendimento diferenciados.

Cartazes informando sobre a promoção dentro da oficina também são boas formas de divulgação. Incentive seus funcionários a falar sobre a manutenção preventiva, enviando WhatsApp ou mesmo telefonando.

WhatsApp

Você já pensou em utilizar o WhatsApp para realizar um atendimento personalizado e promoções exclusivas? Com isso, você conseguirá atrair ainda mais clientes. Realizar promoções é uma excelente oportunidade para combinar anúncios com atração de público.

De fato é uma das formas mais fáceis de divulgar sua oficina mecânica. É possível, também, realizar campanhas de vendas e, ao mesmo tempo, analisar como esse tipo de ação de marketing conquista clientes.

Site

Você já deve ter recorrido ao Google inúmeras vezes, a fim de pesquisar a página de algum negócio, não é verdade? Da mesma forma que você usa a internet para achar a página de uma determinada empresa, seus potenciais clientes também realizam pesquisas para tentar encontrar uma oficina para a manutenção preventiva.

Assim, a oficina mecânica que tem um site consegue se posicionar melhor no mercado, devido ao fato de passar mais confiança e credibilidade ao cliente. Por esse motivo, pense em um site que seja atrativo e também responsivo, isto é, que possa ser acessado com igual conforto de qualquer dispositivo, como computadores, tablets e smartphones.

Por fim, prevenir é sempre melhor do que remediar, e a manutenção preventiva é, de fato, a maneira mais econômica de deixar o veículo seguro, evitando acidentes e imprevistos referentes às peças e ajudando a manter a integridade física dos passageiros e motorista.

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