
Máquina de codificação de chaves: por que vale a pena investir?
Máquina de codificação de chaves: por que vale a pena investir?
A tecnologia e a segurança automotivas avançaram muito nos últimos anos. Até mesmo as chaves, que antes serviam a simples função de fechar o veículo, também receberam novas tecnologias. Por isso, é tão importante contar com uma máquina de codificação de chaves.
O que é uma chave codificada e como ela funciona?
Grande parte dos carros atuais — senão todos eles — já saem de fábrica com esse tipo de chave. Isso porque as montadoras sabem que as chaves codificadas trazem mais segurança ao proprietário.
Porém, quando eles precisam de um chaveiro, a vida fica mais complicada. Afinal, a maioria ainda não possui o equipamento para codificação de chaves quando é necessário fazer uma cópia.
Isso acontece porque as chaves codificadas contam com um chip interno, também conhecido como transponder, que carrega um código especialmente criado para o carro do proprietário. Assim, o item é insubstituível e só aquele código vai funcionar com o veículo.
O transponder se comunica diretamente com a central de segurança do veículo. Portanto, mesmo que haja uma cópia idêntica da chave de ignição, sem o código o carro emite um alerta e fica impossibilitado de ser ligado.
Por que a máquina de codificação de chaves é um bom investimento?
A necessidade de contar com uma máquina para codificar chaves é parecida com aquela surgida nos meados da década de 1990 no Brasil, com a chegada dos carros com injeção eletrônica.
Foi um momento de transição, em que as oficinas passaram a contar com aparelhos que se conectavam com os veículos e faziam o diagnóstico dos problemas fazendo a leitura da ECU (Engine Control Unit, ou “Unidade de Controle do Motor”, em português) do carro.
Quem investiu nestes aparelhos, à época, saiu na frente e conseguiu grandes lucros.
1. Aumenta a rentabilidade
Por ser um aparelho extremamente automatizado, a rentabilidade do serviço costuma aumentar exponencialmente. Além de poder realizar diversos tipos de cópia, essa ferramenta também pode ser controlada via computador e adaptada para qualquer tipo de chave.
Para fazer a reprodução do código da chave, por exemplo, não é preciso ter nenhum conhecimento de programação. Basta inserir a chave original no leitor e aguardar que a reprodução seja feita automaticamente.
2. Pouca oferta, muita procura
Toda essa peculiaridade das chaves codificadas acaba criando um nicho de mercado muito interessante para se investir. Por um lado, a procura pelo conserto de chave codificada aumentou e deve crescer ainda mais, já que essas chaves se tornarão padrão.
Na contramão dessa tendência, a maioria dos negócios ainda não contam com o equipamento especializado para fazer o serviço. O que traz uma grande oportunidade para quem quer investir em uma máquina de codificação de chaves para a oficina.
3. Agrega valor com outros serviços
Com a máquina de codificação de chaves, também é possível aumentar consideravelmente a margem de lucro com outros serviços de chaveiro. Além de poder cobrar a mais por um serviço que quase ninguém oferece, a oficina pode ainda agregar outros serviços como:
- ler as senhas do transponder;
- programar telecomandos;
- emparelhar módulos.
Assim, oferecendo serviços agregados que vão além da simples cópia de chaves, a oficina pode faturar mais e ainda fidelizar seus clientes. Afinal, o consumidor prefere ir sempre a um lugar só que possa resolver tudo de uma vez.
E aí, o que acha de investir numa máquina de codificação de chaves para sua oficina? O lucro é garantido! Para conhecer mais sobre essa ferramenta, siga a Chiptronic no Facebook e não perca nenhuma novidade!
11/11/2017 às 03:21
Bom dia…gostei das mensagens.
16/11/2017 às 14:47
Olá, Ana Paula! Que bom que curtiu nosso artigo. Forte abraço 😀
10/05/2018 às 17:07
Muiiiiito bom, parabéns!!!
11/05/2018 às 10:32
Obrigado pelo feedback amigo 🙂