A quantidade de veículos circulando nas ruas do nosso país aumentou bastante nos últimos anos e, como consequência, aumentaram também as oficinas e serviços ligados ao setor. Os condutores modernos, por sua vez, estão cada vez mais exigentes, explorando e pesquisando suas opções antes de se decidirem por um serviço ou produto.

A diversidade de opções oferecidas faz com que quem divulgue melhor seus serviços, por meio do marketing para oficinas, saia na frente e arrebate um maior número de clientes.

Pensando nisso, apresentamos no post de hoje as 8 melhores dicas de campanhas práticas de marketing para oficinas, para que você possa vencer a concorrência e fazer do seu negócio um sucesso de público! Acompanhe:

1. Crie uma identidade visual poderosa

Você com certeza já ouviu em algum lugar que “só é lembrado quem é visto”. Assim, uma identidade visual bem-feita e bonita permite que o público reconheça uma oficina cada vez que bater o olho em um certo nome ou imagem.

Sua identidade visual, dessa forma, deve estar atrelada a uma boa reputação e imagem institucional, características essenciais de uma marca consolidada. Para tanto, será necessário investir em um forte trabalho de branding, ou seja, um conjunto de procedimentos e técnicas voltadas para a construção da marca de um negócio.

Somando-se uma boa identidade a uma marca forte, os clientes, com certeza, associarão, quase que de imediato, a sua oficina a serviços de qualidade e confiança, podendo reconhecê-la facilmente mesmo em meio a tanta concorrência.

2. Conte com um site completo e otimizado

A internet revolucionou completamente a relação entre empresas e consumidores, bem como a maneira a qual o público se comporta: se antes as propagandas em meios de comunicação como revistas, jornais e televisão forneciam a eles tudo o que precisavam saber sobre um produto ou serviço, hoje são eles que correm atrás de informações na internet.

Por isso, ter um site com conteúdos que serão úteis para seu possível cliente é a melhor maneira de demonstrar autoridade e domínio sobre seu segmento. Todo o seu material disponível online deve ser capaz de resolver as dores dos consumidores que tenham problemas com seus veículos e apontar que você é o mais indicado (e capacitado) para o serviço.

3. Utilize as redes sociais

Estabelecimentos só se fazem presentes na vida do consumidor moderno quando têm uma ampla presença online. Muitas pessoas não possuem oficinas de confiança e, quando se vêem necessitadas do serviço de uma, recorrem ao Google e aos conhecidos, que sugerem nomes a serem prontamente localizados pelas redes sociais.

Criar páginas em redes como Instagram e Twitter possibilita a ampliação do seu contato com possíveis clientes que buscam respostas para seus problemas e encontram em sua marca uma resposta satisfatória.

Lembre-se de classificar seu negócio como local ao criar a página da sua empresa no Facebook: além de mostrar aos usuários onde no mapa fica a sua oficina, ela aparece mais para quem estiver em seus arredores.

4. Use e-mail marketing

Os consumidores adoram sentir que têm acesso a ofertas especiais para fechar bons negócios. A melhor maneira de garantir a eles que estão recebendo informações que outros clientes não têm é enviar e-mails com promoções exclusivas, fortalecendo a relação entre a marca e o público.

Assim, praticar marketing por e-mail é uma boa opção para quem quer fidelizar clientes, concedendo descontos e brindes exclusivos a quem sempre tem preferência pelo seu serviço.

Para isso, crie listas a partir do banco de dados da própria oficina e não se esqueça de colocar frases atraentes no assunto do e-mail, tais como “serviços grátis na compra de produto”, “brindes exclusivos para clientes VIP” e “apenas neste final de semana”, por exemplo.

5. Ofereça promoções

Embora clientes fidelizados devam ter acesso a descontos e brindes exclusivos, eles não devem ser os únicos a ter acesso a promoções, uma vez que elas são um ótimo chamariz também para novos consumidores. Afinal, quem não gosta de preços especiais, melhores condições e facilidade de pagamento?

Outra opção interessante para divulgar sua oficina é formar parcerias com lojas e outros serviços. Clientes de postos de gasolina que abastecerem certa quantidade podem ganhar uma troca de óleo ou consumidores de supermercados podem ganhar uma lavagem, por exemplo.

6. Promova ações bem-humoradas

Propostas de marketing bem-humoradas chamam mais a atenção do público do que frases clichês e ultrapassadas. O ideal é que você utilize estratégias que promovam real engajamento e experiências de marcas positivas para o cliente que, dali em diante, sempre relacionará o seu serviço a boas atividades.

É essencial que você fuja da ideia tradicional de oficina: utilize cartazes coloridos, fuja de jargões de mecânicos e busque levantar o astral do público.

7. Ofereça serviços variados

Em tempos antigos, os proprietários de veículos procuravam oficinas mecânicas apenas quando seu carro apresentasse algum defeito que o impossibilitasse de funcionar. Hoje em dia, a ideia de prevenção de acidentes (e despesas maiores) faz com que os consumidores realizem revisões periódicas e visitem oficinas regularmente.

Os consumidores modernos, no entanto, desejam praticidade: eles preferem deixar seu veículo por alguns dias em uma só oficina de confiança a ter de levá-lo em diversos estabelecimentos, ainda que isso signifique ganho de tempo.

Por isso, é importante oferecer uma vasta gama de serviços em seu estabelecimento: pintura, funilaria, alinhamento, balanceamento, inspeções, polimento, limpeza de ar-condicionado, manutenções elétricas, entre outras opções. Vale tudo para agradar o cliente e fidelizá-lo, garantindo que a sua oficina seja o primeiro lugar que o cliente vai procurar para resolver problemas relacionados ao seu automóvel.

8. Não descuide de seu espaço físico

Foi-se o tempo em que os clientes não se importavam com o espaço físico das oficinas mecânicas, deixando seus veículos em lugares sujos e com pouca iluminação.

Manter um ambiente convidativo e limpo, hoje em dia, é sim uma maneira de fazer marketing para o seu estabelecimento, já que você pode atrair mais clientes e fechar mais negócios.

Equipe sua oficina com Wi-Fi, cadeiras confortáveis e televisão e revistas para que a espera do seu cliente não seja uma atividade negativa. Afinal, marketing não é apenas fazer propaganda: as indicações e o boca a boca são essenciais para manter o crescimento do seu negócio!

E então, já está pronto para aplicar nossas dicas de marketing para oficinas e fazer o seu negócio decolar? Para não deixar passar mais nenhuma novidade sobre o assunto, assine nossa newsletter!