A fidelização de clientes é essencial para a melhora da saúde financeira da sua empresa. Ter consumidores fiéis é muitas vezes mais vantajoso do que até mesmo conquistar novos para a sua oficina.

Isso porque as estratégias de fidelização são mais baratas e mais eficientes do que as de conquista de novos clientes. Investir nessas técnicas é necessidade básica de todo e qualquer empresário.

Além disso, ter um cliente fidelizado é garantia de maior controle sobre os gastos e vendas feitos pela sua empresa. Você vai conseguir calcular o quanto cada um desses consumidores compra na sua loja.

Assim, você vai ter uma gestão mais eficiente dos seus negócios e melhorar a vida financeira da sua oficina de uma vez por todas.

Confira abaixo 7 dicas muito importantes para garantir uma fidelização de clientes de primeira qualidade para o seu negócio.

1. Ofereça benefícios aos seus clientes

Uma estratégia muito bem utilizada há anos e que até hoje dá certo é a da oferta de benefícios. Todo mundo gosta de ganhar algo. Com o seu cliente não vai ser diferente.

Já no primeiro produto que ele comprar, você pode criar uma série de benefícios para ele. Desde um desconto especial até mesmo algum brinde ou cartão fidelidade.

Quanto mais produtos ele comprar de você, melhor vai ser o crescimento econômico do seu negócio.

2. Faça um excelente pós-venda

Ainda na questão dos benefícios, é preciso que você tenha um relacionamento de pós-venda muito próximo ao seu cliente.

O pós-venda é uma estratégia que faz você continuar em contato com o cliente, mesmo após ele ter comprado algum produto ou serviço seu.

Para isso, é preciso investir em algumas técnicas específicas. A primeira de todas é pegar o contato deste cliente. Faça um banco de dados simples e adicione nele não só os dados pessoais, como também qual produto o consumidor comprou.

Isso vai ajudar muito na hora de praticar um pós-venda de excelência. Depois disso, com o passar dos dias, semanas e meses, envie algumas mensagens por WhatsApp ou e-mail para ele. Ofereça novos produtos, informe de lançamentos, apresente promoções.

Tudo isso baseado nos produtos e serviços que ele comprou e que você já sabe que tem interesse. Se fizer um trabalho bem feito, sem exageros e sem parecer chato, com certeza esse cliente vai voltar.

Depois disso, é só repetir a estratégia e mantê-lo fiel enquanto conseguir e a empresa tiver o que oferecer a ele.

3. Dê ao seu cliente uma experiência personalizada

Essa estratégia precisa ser muito bem treinada e pensada. O seu cliente precisa acreditar que ele é único e o melhor entre todos os outros. Por isso, atenda-o de maneira personalizada.

Saiba o nome, pergunte sobre como está a vida, comente sobre o produto que ele quer, questione sobre o que ele precisa de fato. Mostre ser um verdadeiro amigo daquela pessoa. Quanto mais ela se sentir ‘em casa’, maiores as chances dela querer voltar a usar os seus serviços.

Outra questão importante que tem a ver com o atendimento é a recomendação feita pelos clientes. Além de garantir a volta deste em específico, ele pode atrair novos consumidores para a sua empresa.

4. Tenha um atendimento que seja sinônimo de fidelização de cientes

Essa é uma das partes mais importantes para garantir a fidelização de clientes. O atendimento ao consumidor deve ser feito com maestria e excelência. Para isso, é preciso pensar em diversas estratégias.

A primeira dela já foi dita acima, a experiência do consumidor precisa ser personalizada. Mas não é só isso. Você tem que investir em ferramentas e estratégias que vão mudar a sua relação com o mercado.

Se você tem uma pequena empresa, pode investir em duas ferramentas muito importantes para relacionamento: o WhatsApp e o e-mail. Eles resolvem tranquilamente o seu problema, mas não são suficientes.

É preciso que você atenda também em um telefone fixo. Esse sistema é o gerador de credibilidade que faltava a sua empresa.

Além disso, converse com a sua equipe de trabalho para que ela atenda cada vez melhor os clientes. Você pode motivá-los de diversas maneiras, ao oferecer brindes, bônus e outros. Mas, a principal forma é garantir um verdadeiro plano de cargos e salários para todos os funcionários da sua oficina.

Com boas ferramentas e uma equipe motivada, o seu atendimento vai ficar cada vez melhor. Não se esqueça de ter um banco de dados e guardar lá todas as informações que você tiver sobre o seu cliente. Isso é de extrema importância para conseguir fidelizá-lo.

5. Foque no cliente

Toda a sua estratégia de trabalho deve ter como foco o próprio cliente. Por isso, estude muito sobre esse tipo de técnica.

Qualquer produto ou serviço que você for vender na sua oficina precisa ter o selo de qualidade da clientela. Isso vai ser descoberto a partir do próprio atendimento.

O cliente vai te dizer se aquele produto é bom, se o preço está muito alto, se você precisa investir em outros tipos de serviços. Escute muito bem todas essas dicas.

Depois de colocá-las em prática, mande um WhatsApp para o cliente que te sugeriu a mudança e diga a ele que você a fez. Ele vai se sentir importante para a sua empresa e isso vai fazer você ganhar vários pontos para conseguir fidelizá-lo.

6. Tenha serviços de alta qualidade

Assim como a sua oficina, existem outras centenas espalhadas pela cidade em que você trabalha. Alguns diferenciais são de extrema importância. Bom atendimento, preço justo e, claro, produtos e serviços de alta qualidade.

Se você quiser se manter como uma empresa forte no mercado local e regional, é preciso oferecer os melhores serviços e produtos. Isso se faz com muita pesquisa de mercado, treinamento, atualização dos equipamentos e ferramentas da loja, entre outros.

Mantenha sempre os seus produtos e serviços com alta qualidade que a fidelização de clientes vai se tornar algo mais simples do que você imagina.

7. Ofereça um tratamento diferenciado para os clientes fidelizados

Você pode criar um sistema de fidelização de clientes na sua empresa. Um cartão que a cada dez produtos comprados se ganha um. Faça também a mesma promoção, só que com serviços.

Além disso, é preciso que assim que o cliente chegue na sua oficina ele se sinta em casa. Ofereça um lanche, um café, uma água gelada. Deixe-o sentado na sua sala com ar refrigerado e converse com ele, sem prestar atenção em nenhum problema que possa vir a aparecer.

Caminhe pela oficina, mostre as novidades e agradeça pela preferência. Entregue você mesmo o produto ou o serviço realizado e diga para ele retornar sempre que precisar. Mande um abraço para a família e agradeça novamente.

Quanto mais bem atendido o consumidor for, melhor vai ser a estratégia de fidelização de clientes. Faça isso com excelência e vai garantir o crescimento da sua empresa. Se quiser saber mais sobre o assunto, confira esse texto sobre atendimento em oficinas e vire um especialista na área.