Conheça mais sobre o mercado de reparação automotiva e suas principais tendências!

O mercado de reparação automotiva é um segmento que vem crescendo a cada ano e isso se deve, principalmente, ao grande número de veículos que saem das concessionárias todos os meses. Mesmos os carros novos, em algum momento, precisarão de algum tipo de manutenção.

Sendo assim, oficinas mecânicas que se propuserem a trabalhar nessa área têm uma grande chance de ter sucesso e, o melhor de tudo, de forma sólida e duradoura, pois sempre existirão mais veículos circulando e, em algum momento, necessitarão de reparo.

Neste artigo, aprofundaremos um pouco mais no conceito do negócio de reparação automotiva e as principais tendências do segmento. Acompanhe!

O mercado de reparação automotiva

Enquanto existir um mercado de comercialização de veículos aquecida, certamente existirá a necessidade de um serviço de reparação automotiva. Uma pessoa que compra um veículo zero km, dificilmente, precisará dos serviços de uma oficina mecânica durante alguns meses ou anos.

Entretanto, a partir de certo tempo esse veículo necessitará de algum tipo de reparo, afinal, é comum que ocorra o desgaste natural das peças dos carros, além da exigência de consertos em casos de colisões.

Para você entender o tamanho da oportunidade, no ano de 2019 foi registrado um aumento de cerca de 8,7% no número de vendas de veículos novos, totalizando um montante de 2,78 milhões de carros que estão circulando e, consequentemente, sujeitos a reparos e manutenções.

As tendências do mercado de reparação automotiva

Agora que você entendeu o tamanho do mercado de reparação automotiva, mostraremos as principais tendências que ele vem seguindo. Veja quais são elas nos tópicos abaixo!

Utilização da tecnologia

Sem dúvidas, a utilização da tecnologia é uma das tendências mais impactantes nesse segmento. Isso ocorre por dois motivos muito simples. Primeiro, os veículos estão cada vez mais tecnológicos. Um carro de entrada já é equipado com central multimídia, computador de bordo e outras tecnologias que não eram encontradas nesse tipo de veículo.

Além disso, algumas ferramentas que utilizam a tecnologia podem facilitar a execução de um serviço e, até mesmo, melhorar sua qualidade. O segundo motivo para essa tendência no mercado de reparação automotiva é a exigência do cliente.

As pessoas estão cada vez mais exigentes com relação à rapidez e, obviamente, a qualidade dos serviços. Portanto, utilizar tecnologias que favoreçam essas duas características pode fazer toda a diferença em sua oficina mecânica.

Atendimento a domicílio

A pandemia de coronavírus impactou de forma significativa os negócios como um todo e foi necessário se readequar ao que está sendo chamado de “novo normal”. Nesse contexto, o atendimento a domicílio passou a ganhar certo grau de notoriedade e acabou conquistando as pessoas.

Nesse sentido, é importante que o empresário, dono de uma oficina mecânica, ofereça esse tipo de serviço aos seus clientes, visando sempre aumentar o leque de opções de atendimento para que ele tenha o poder de escolher.

Ainda sobre o atendimento a domicílio, vale a pena destacar que esse também se torna um grande e impactante diferencial competitivo, tendo em vista que nem todas as oficinas mecânicas dispõem de estrutura suficiente para fazer isso.

O atendimento a domicílio pode ser feito de duas formas. Primeiro, em uma visita, o mecânico responsável pode tentar resolver o problema na casa do cliente, sem ter que retirar o carro do local onde está estacionado.

Por outro lado, caso seja necessário levar até a oficina, ele pode, mediante autorização do proprietário do veículo, fazer essa transição, porém, com o máximo de responsabilidade e segurança para não danificar o veículo.

Adoção de práticas mais sustentáveis

Outro ponto de destaque é a adoção de práticas mais sustentáveis. Um levantamento feito pela Agência do Sistema FIEP constatou que cerca de 87% dos consumidores brasileiros preferem fazer negócios com empresas sustentáveis.

Adotar essas medidas, no entanto, não é algo obrigatório. Porém, se o cliente estiver na dúvida de escolher entre a sua empresa e a do seu concorrente, sendo ele uma empresa sustentável, as chances de você perder esse consumidor é muito grande.

Portanto, vale a pena pensar na adoção dessas medidas para favorecer um meio ambiente mais sustentável, fazendo o descarte correto de alguns elementos químicos, peças usadas e outros itens. Além de favorecer a imagem do seu estabelecimento perante o mercado você também cumpre com o seu papel na preservação do meio ambiente.

Atendimento ao mercado de motoristas de aplicativos

Uma tendência que você também precisa ficar de olho é no reparo de automóveis dos motoristas de aplicativos. Como essas pessoas trafegam muito durante o dia, é comum que os carros necessitem de reparos constantes.

Para tanto, vale a pena criar campanhas voltadas para esse público em especial, oferecendo a oportunidade de um atendimento mais ágil para que ele possa retornar ao trabalho sem ter que manter o seu carro parado por muito tempo dentro da oficina mecânica.

O número de pessoas que trabalham com veículos vem crescendo muito nos últimos anos. Em 2018 esse número cresceu cerca de 28%. O melhor é que esse aumento não está apenas centralizado nos motoristas de aplicativos, existem outros meios de transporte envolvidos nesses números, portanto, abrindo mais oportunidades para o segmento de reparo automotivo.

Utilização da comunicação por meio das mídias sociais

Por fim, você deve investir na comunicação por meio das mídias sociais. Esse tipo de estratégia facilita a troca de mensagens de forma instantânea e coloca o seu cliente mais próximo do seu estabelecimento.

Você precisa ter certos cuidados com esse meio de comunicação, pois todas as mensagens são gravadas e, por isso, necessitam de muito cuidado e análise antes de serem enviadas para o cliente. Além disso, você também deve investir em um perfil mais profissional, com fotos e postagens que demonstram as promoções, serviços e o dia a dia do seu negócio.

Como você pode perceber, o mercado de reparação automotiva pode ser uma grande opção para a sua oficina mecânica, surgindo como um segmento que pode proporcionar uma grande rentabilidade e segurança financeira para o seu negócio, tendo em vista que a tendência é o seu crescimento com o passar do tempo.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, mais pessoas podem conhecer sobre esse mercado tão sólido e lucrativo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.