Presente há 66 anos, a Fórmula 1 virou sem dúvida a categoria mais adorada do automobilismo mundial. Desde então, ela produziu grandes ídolos, e várias revoluções tecnológicas ocorreram em seus carros.

Muitos conceitos inovadores chegaram também aos carros de passeio, como os freios ABS e computadores de bordo, e a categoria acabou sendo um laboratório constante de tecnologia. Mas, para quem é proprietário de uma oficina mecânica, algumas ideias que observamos nas corridas podem ser levadas também para o seu negócio.

A oficina de uma equipe de Fórmula 1 conta com alta tecnologia, profissionais capacitados, liderança, organização e respeito à hierarquia, além de sempre considerar o inesperado — pois pode ocorrer de tudo dentro de uma corrida, desde as simples trocas de pneus e abastecimento previstos até a troca de uma parte da carenagem ou um defeito mecânico.

Vamos mostrar aqui como você pode implantar ideias e conceitos de uma oficina de F1 em seu empreendimento.

Organização

Por se tratar de uma categoria cara, em que cada segundo perdido pode valer a vitória, uma equipe de Fórmula 1 deve ter o máximo de organização. O mesmo vale para a sua oficina.

Instrua sempre os funcionários a deixar a oficina o mais limpa possível, e que cada ferramenta ou componente volte para o seu lugar após o uso. Observe o estado dos equipamentos e faça a troca sempre quando necessário. Peça aos funcionários que estejam trajando o uniforme corretamente — aquela imagem de uma oficina suja, cheia de manchas de óleo e mecânicos cheios de graxa não existe mais.

E, dependendo do serviço a ser feito, fique atento a todos os equipamentos de segurança exigidos. Apesar de não valer o primeiro lugar em uma corrida, quanto mais rápido você puder fazer cada reparo, mais tempo terá para outros serviços, e assim você também conquista o cliente.

Liderança

Em toda empresa, mesmo com um número enxuto de funcionários, é preciso que todos saibam que existe uma liderança. Imagine que você tenha uma equipe de 10 funcionários. Sem o comando devido, as coisas não sairão satisfatoriamente, pois cada pessoa pensa de um jeito; portanto, é necessária uma liderança.

Mas exerça essa liderança com sabedoria, sempre tratando com cortesia, mesmo que seja para uma dura cobrança. Critique em particular e sempre elogie em público, obtendo assim um clima ideal de trabalho.

Caso você tenha de se ausentar da oficina e já tenha um gerente que trabalhe para você, certifique-se de que ele tenha essas qualidades. Todos da equipe devem ter noção que o líder está ali para guiar os funcionários, e não somente para criticar.

Como exemplo, trabalhe junto com a equipe, não fique somente olhando e delegando funções. Todos se sentem mais seguros e felizes em trabalhar quando reconhecem um líder, não um chefe. Toda a equipe deve sentir confiança e respeito por você, e não temor pelo que vai fazer e falar.

Tecnologia

Obviamente, uma grande tecnologia é empregada nas oficinas de F1, mas não é necessário ter muito dinheiro para adquirir equipamentos que trarão muito mais agilidade e precisão ao seu serviço. Hoje, temos alinhamento e balanceamento computadorizados. É possível fazer uma ressonância em algumas partes do veículo, para observar se existe alguma rachadura ou fissura.

Isso é essencial para uma boa revisão do motor. No caso de pintura ou outros reparos na lataria, existem atualmente programas de computador que determinam com precisão o tom da pintura original. Há equipamentos que também analisam a condição total dos pneus em poucos minutos, avaliando se a troca é necessária.

Com o aumento incrível da tecnologia disponível nos carros, mesmos nos modelos mais simples, é necessário investir para que sua oficina não se torne obsoleta e possa atingir todo o tipo de público. Vários modelos, principalmente importados, possuem acessórios exclusivos e pedem aparelhos e conhecimentos específicos em sua mecânica, portanto é necessário que a equipe conheça isso.

Rapidez e agilidade

Caso você tenha um fluxo grande de carros em sua oficina, é essencial trabalhar com rapidez. Muitas oficinas atuam com o conceito de duplas, realizando os serviços juntos, como é na Fórmula 1.

Grandes autorizadas de marcas famosas, como Volvo e Audi, realizam hoje o One-Hour Stop, que são vários serviços feitos no veículo no espaço de uma hora, obedecendo a uma sequência lógica e sempre em duplas. Algumas ideias podem ser copiadas dessas oficinas Premium. Existem também estabelecimentos que pagam o táxi de volta do cliente, caso o conserto não possa ser feito na hora.

Aprenda a utilizar toda a oficina de maneira correta, pois com organização pode-se conseguir espaço para mais veículos.

No caso de um carro que precise de reparos em várias partes, como motor e parte elétrica, por exemplo, veja se é possível que ambos sejam feitos simultaneamente. Caso não, instrua os profissionais que trabalharam primeiro a deixarem o local sem impedimentos para que os outros serviços sejam feitos.

Noção de trabalho em equipe

Todos devem estar cientes que um trabalho em equipe depende de cooperação e colaboração o tempo todo. Se uma pessoa sabe de tudo dentro da oficina, mas não divide esse conhecimento, acaba se tornando improdutiva. Se um funcionário fez uma especialização em alguma área, é interessante que ele divida esse conhecimento com outros.

A comunicação é parte fundamental para um bom trabalho em equipe. Do mesmo jeito, se alguém tem alguma dificuldade em qualquer processo, é bom que outros funcionários o ajudem. O administrador também deve saber delegar cada tarefa para a pessoa certa.

O investimento em cursos especializados de capacitação, que podem ser feitos até mesmo na oficina, traz benefícios no futuro, e é interessante que todos estejam no mesmo nível de capacidade.

Apesar de aparentemente distantes, a realidade de uma oficina de Fórmula 1 e a do seu estabelecimento podem ter muito em comum. Claro que são feitas com propósitos diferentes, mas quesitos como agilidade, rapidez, organização e liderança podem e devem ser observados em seu negócio. Dessa maneira, você terá uma oficina atualizada, e o melhor de tudo: sempre cheia de clientes.

Agora que você já tem o conhecimento para ter uma oficina de nível Fórmula 1, informe-se também sobre como prevenir acidentes no seu estabelecimento e garanta a segurança de todos!