É muito comum encontrar alguma mulher que teve ou tem receio de se sentir enganada em uma oficina mecânica. Isso porque, tradicionalmente, os homens eram quem tinham a responsabilidade de tratar de assuntos relacionados a automóveis. Todavia, essa realidade tem mudado com o passar dos anos. Com isso, surge a enorme necessidade de uma oficina mecânica para mulheres.

Tendo em vista que o número de mulheres que se interessam pelo mercado automobilístico cresce progressivamente, as oficinas estão se adaptando a esse novo público. Além de um local mais agradável e limpo, elas também querem ser atendidas por profissionais de confiança e que expliquem tudo que precisa ser feito no veículo, nos mínimos detalhes. Logo, é essencial investir em estratégias específicas para expandir esse público.

Para te ajudar nessa missão, apresentaremos algumas dicas para atrair mais mulheres para a sua oficina mecânica. Acompanhe!

Mantenha a organização do espaço

Hoje em dia, é mais que ultrapassada a imagem de uma oficina suja e repleta de pôsteres de mulheres pelas paredes. Por mais que seja quase impossível evitar graxa e poeira, manter a limpeza e a organização do ambiente e de suas ferramentas agradará a todos os clientes, especialmente ao público feminino.

É essencial pensar no bem-estar de suas clientes, logo é interessante ressaltar que pôsteres que colocam mulheres como objetos podem ser de muito mau gosto e bastante constrangedor. Caso sua oficina tenha, é preciso retirar o quanto antes! Em uma oficina mecânica para mulheres é fundamental que elas sintam-se mais confortáveis no ambiente.

Capacite os funcionários

É preciso investir em cursos que possam reciclar o conhecimento dos seus funcionários para atender melhor a necessidade desse novo público. Além disso, seus colaboradores precisam compreender que nem todos os clientes conhecem o funcionamento de um veículo. Por esse motivo, eles devem ouvir a cliente e também ter paciência para explicar o que será feito no seu automóvel.

Além do mais, enquanto o veículo estiver na oficina, é importante oferecer um status atualizado sobre o andamento da sua revisão ou manutenção. Assim, as suas clientes não precisarão ficar ligando para saber o dia que o automóvel ficará pronto. Mantenha-as informadas por telefonemas, mensagens, e-mail e também via WhatsApp.

Mantenha um estoque de peças

Um dos principais motivos de insatisfação de clientes e a razão pela qual muitos não retornam à sua oficina é a demora em realizar o serviço. A rapidez e eficiência devem ser sempre priorizadas. Para isso, é primordial manter um bom estoque de peças. Assim, não será preciso atrasar entregas devido à demora para a chegada desses produtos.

É importante identificar quais os itens que são mais utilizados e negociar com seus fornecedores, a fim de que nunca falte nenhuma peça necessária em seu estoque. Além disso, é fundamental ter fornecedores próximos e que tenham disponibilidade imediata em casos de emergência.

Tenha um atendimento diferenciado

A grande verdade é que o atendimento é a melhor propaganda gratuita de qualquer tipo de negócio. Só é preciso realizar um trabalho eficiente e atender seus clientes da melhor forma possível para conseguir indicações. Essa é uma realidade ainda mais concreta em oficinas mecânicas. A confiança no profissional geralmente é o primeiro elemento que pesa na decisão do cliente nesse ramo.

Para um bom atendimento, basta ser educado, prestativo, explicar de uma forma mais simplificada o serviço que será realizado e a importância dele e, obviamente, resolver o problema da sua cliente. Apesar de essas serem atitudes básicas para todo prestador de serviços, elas podem ser suficientes para satisfazer sua clientela.

Fique atento aos prazos

Um elemento que traz dor de cabeça para clientes e também para o profissional é não cumprir os prazos de entrega dos serviços. Nesse momento, é preciso realizar um checklist. Ele possibilitará organizar melhor as tarefas e determinar as prioridades na realização dos serviços. 

Busque sempre dar prioridade a prazos estendidos e antecipe a entrega, a fim de evitar contratempos. Assim, assegurará que o que foi dito será cumprido e surpreenderá a sua cliente positivamente. Caso seja criada uma expectativa sobre a entrega do automóvel, ela ficará bastante decepcionada por não poder buscar o carro consertado.

Seja sempre honesto

É importante estar sempre disponível, atender ao telefone da oficina, responder mensagens, realizar agendamentos, enviar orçamentos, entre outras coisas. Facilite o contado da cliente com sua oficina. Assim que o veículo entrar na oficina, realize um checklist com o estado do mesmo e peça que o proprietário assine.

Dessa forma, passará mais confiança, pois evitará problemas com clientes que possam equivocadamente acusar a sua oficina de ter causado danos no veículo. Quando realizar o diagnóstico, gaste um tempo explicando de forma detalhada quais problemas foram identificados e, também, quais serviços devem ser feitos para o reparo.

Mantenha o foco no problema narrado pela cliente. Por mais que ela não entenda de mecânica, qualquer serviço que ela pense que não está relacionado ao problema vai passar a impressão de enganação.

Envie a ela o orçamento ou uma ordem de serviço para que ela aprove, com o detalhamento dos valores de cada serviço separados por peça e mão de obra. Em caso de troca de peças, sempre pergunte se ela quer levar embora as peças que foram trocadas.

Organize um bom pós-vendas

Poucas coisas mancham tanto o filme de uma oficina mecânica quanto um veículo voltar a dar problemas pouco tempo depois de vir do conserto. Sempre que finalizar um atendimento, deixe muito claro à cliente que, caso o problema ressurja ou surjam novos, ela poderá voltar a trazer o veículo.

Nessas situações, o atendimento de sua equipe deve ser bastante atencioso e ágil, pois, se não, você correrá o risco de chatear a clientela e, consequentemente, afetar a imagem da sua oficina. Além disso, é importante sempre perguntar o meio pelo qual elas preferem comunicar-se e mantenha sempre contato por ele.

Por fim, é bastante notório que as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no ramo automobilístico. Por esse motivo, é essencial investir em um ambiente que atraia o olhar feminino, a fim de chamar novas clientes e cativar de vez esse novo perfil de consumidor. Além disso, essas medidas para uma oficina mecânica para mulheres também auxiliam de forma significativa no crescimento do negócio.

Você curtiu nossas dicas sobre como atrair o público feminino para sua oficina mecânica? Então aproveite a sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Saiba mais sobre a importância das mulheres no ramo automotivo” para saber mais sobre o assunto!