Ao contrário de uma oficina autorizada (também chamada de concessionária), a oficina mecânica independente, geralmente, é de pequeno porte e está associada a uma única ou a nenhuma marca de veículos.

Como o preço praticado pelas autorizadas é mais alto e isso não garante atendimento ou serviços de qualidade, muitos motoristas preferem recorrer ao trabalho das independentes na hora de fazer a manutenção do carro. Mas você conhece os diferenciais desse tipo de oficina?

No post de hoje, você vai conferir quais são as vantagens de uma oficina mecânica independente e as principais dicas para encontrar serviços e mecânicos de confiança. Continue a leitura para descobrir!

Quais são os benefícios de contratar uma oficina mecânica independente?

Durante o período em que o carro está com a garantia de fábrica, é comum que o proprietário recorra a oficinas autorizadas na hora de fazer algum reparo no automóvel.

No entanto, escolher uma empresa independente também é uma opção vantajosa, já que ela pode trazer diversos benefícios para o seu bolso e para o seu veículo. Abaixo, você confere as principais vantagens de optar por esse tipo de oficina!

Atendimento diferenciado

Um dos principais benefícios oferecidos por uma oficina mecânica independente é seu atendimento diferenciado. Geralmente, o cliente lida diretamente com o mecânico que vai reparar o carro e, com isso, ele conseguirá mais atenção na oficina e ainda saberá exatamente qual serviço será realizado no automóvel.

Por outro lado, a forma como o conserto é feito nas concessionárias pode deixar os clientes inseguros, já que, na maioria das vezes, um funcionário da oficina leva o carro até uma área de acesso restrito e o proprietário fica sem saber o que está sendo feito.

Além disso, há chances de a concessionária enviar o veículo para outra oficina sem a permissão ou o conhecimento do dono do automóvel, o que não ocorre em uma oficina independente.

Qualidade do serviço

Você sabia que o número de oficinas mecânicas independentes tem crescido nos últimos anos? Em 2017, foi registrado um aumento de 11,5% no número de oficinas de pequeno porte em relação a 2016.

Isso se deve, principalmente, à alta especialização dessas oficinas, que já contam com qualidade comparável às concessionárias e atraem cada vez mais motoristas na hora de fazer o conserto e a manutenção preventiva de seus automóveis

Certificadas e regularizadas, as independentes também têm investido em nichos do mercado automotivo, como carros antigos e de luxo, chamando a atenção de novos clientes.

Menores custos

Outro ponto que traz satisfação aos clientes são os preços praticados nas oficinas independentes, que chegam a ser até três vezes menores do que nas concessionárias.

Além dos serviços oferecidos serem mais baratos, as peças comercializadas nessas oficinas também acabam saindo mais em conta do que nas autorizadas, pois os profissionais podem adquirir equipamentos de diversos fabricantes por valores menores.

Enquanto as concessionárias precisam aumentar o preço das peças para trabalhar com uma margem de lucro satisfatória, as independentes repassam o valor de compra mais baixo ao cliente e contribuem para uma economia de até cinco vezes o valor cobrado.

Como encontrar uma oficina mecânica independente de confiança?

Antes de mais nada, é importante entender que não existe uma receita exata para achar a oficina ideal para o seu automóvel, mas existem alguns elementos que, em conjunto, indicam que você está no caminho certo para um serviço de confiança.

No entanto, se você seguir todas as orientações abaixo, vai conseguir evitar problemas com seu carro e garantir que toda o trabalho de manutenção seja feito com garantia de qualidade. Acompanhe e veja como escolher a melhor oficina!

Pesquise a reputação da oficina

Antes de contratar o serviço de qualquer empresa, a maioria das pessoas busca uma avaliação da reputação do lugar. Com uma oficina mecânica isso não seria diferente, não é mesmo?

Por isso, lembre-se de ligar para o Procon para verificar se a empresa tem algum registro de reclamação ou procure sua avaliação na internet.

Você também pode conferir o certificado do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) da oficina, documento criado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricante de Veículos Automotores) que atesta a qualidade de diversos serviços.

Peça indicações de amigos e familiares

Na hora de deixar o seu automóvel nas mãos de outras pessoas, qualquer ajuda pode fazer a diferença. Por isso, antes de ir até a primeira oficina mecânica independente que encontrar, é essencial buscar referências com seus amigos e familiares.

Além de descobrir boas opções de oficinas e mecânicos, isso tem uma vantagem a mais – um profissional que sabe que foi indicado por um bom cliente pode ter um empenho e dedicação a mais na hora de lhe atender.

Analise todo o trabalho realizado na oficina

Se você não encontrou boas referências de oficinas mecânicas, estará por sua própria conta e risco. Mas não precisa se preocupar!

Ao chegar na oficina, observe o local com atenção e verifique se ele tem um padrão razoável de limpeza e organização. Nada de ferramentas jogadas pelos cantos e nem peças velhas pelo chão, por exemplo. E mais:

  • antes de fechar negócio, peça um orçamento antecipado à oficina, contendo todos os serviços a serem executados. Assim, é possível perceber se alguma peça ou serviço que não faz parte do contrato está sendo cobrado;
  • verifique a qualificação dos funcionários da oficina. Eles devem ser capacitados e experientes no assunto;
  • com o trabalho finalizado, sempre exija a nota fiscal como garantia. Ela comprova a contratação do serviço e, caso algum problema seja identificado, é seu direito solicitar que a correção seja feita sem custos adicionais;
  • por fim, sempre teste o carro antes de sair da oficina e só o leve para casa quando estiver tudo funcionando perfeitamente.

Como você leu até aqui, a oficina mecânica independente pode ser uma ótima alternativa para fazer a manutenção e trocar as peças do veículo, tudo isso com preço baixo, bom atendimento e serviço de qualidade.

Só não se esqueça de seguir todas as nossas dicas sobre como encontrar uma oficina de confiança, para evitar problemas futuros e assegurar que o seu automóvel seja bem cuidado.

Se você gostou deste post, não perca tempo e assine a nossa newsletter para receber em seu e-mail as atualizações de nosso blog sobre o universo automotivo!