Atualmente, quando se fala em sustentabilidade, um leque de opções é apresentado aos gestores e administradores das empresas. Entre eles, vamos destacar a oficina verde.

O cuidado com o meio ambiente deixou de ser um simples modismo e se tornou uma preocupação genuína no âmbito empresarial, principalmente para as organizações que acabam gerando um certo impacto ambiental no desenvolvimento de suas atividades.

Assim, muitos empresários têm adotado os conceitos de sustentabilidade em seus negócios, e com as oficinas mecânicas não poderia ser diferente.

O nosso objetivo com o artigo de hoje é mostrar o conceito e a importância da oficina verde e algumas práticas sustentáveis que podem ser adotadas e agregam valor à sua empresa. Confira!

A definição da oficina verde

A oficina verde é um conceito de sustentabilidade aplicado a esse tipo de empresa, visando a implantação de uma série de práticas com o objetivo de amenizar ou excluir os impactos ambientais gerados por suas atividade.

Sabemos que oficinas mecânicas, inevitavelmente, geram certo dano ao meio ambiente devido ao tipo de material que é descartado ou até mesmo o grande consumo de energia elétrica utilizado na prestação dos serviços.

Esse conceito surgiu da necessidade de reduzir esses impactos ou até mesmo suprimi-los, com simples práticas que podem ser adotadas com um pouco de esforço de cada gestor.

Os benefícios da oficina verde

Sem dúvidas, o principal beneficiário da implantação do sistema de oficina verde é o meio ambiente. Se todas as empresas conseguissem visualizar a importância desse conceito e, principalmente, se aplicassem em seus negócios, é certo que em pouco tempo teríamos um ambiente mais saudável.

No entanto, os benefícios da oficina verde não param por aí. Primeiramente, muitas empresas que possuem frotas de veículos passaram a selecionar oficinas que adotam esse conceito para fecharem parceiras de trabalho.

Utilizar os conceitos da oficina verde pode significar um importante diferencial para o seu negócio. Além disso, quando os seus clientes em potencial percebem que a sua empresa está preocupada com o meio ambiente, automaticamente começam a preferir os seus serviços, desde que eles sejam aliados com os devidos padrões de qualidade.

Práticas sustentáveis para implantação da oficina verde

Agora vamos mostrar algumas práticas sustentáveis que podem ser adotadas para a implantação da oficina verde:

Analisar os impactos ambientais

Antes de iniciar as práticas sustentáveis da oficina verde, o gestor deve realizar um levantamento de todas as ações que geram impactos ambientais, mesmo aquelas que não podem ser controladas.

O objetivo neste ponto é avaliar os impactos e, se possível, deixar de realizá-los imediatamente, ou o mais rápido possível, para reduzir os danos ao meio ambiente.

Separar os resíduos na fonte

Ao separar os resíduos que causam danos ao meio ambiente diretamente na fonte e de forma apropriada, você tem a garantia de que os materiais estão sendo destinados de forma correta e que não gerarão impactos ao ecossistema.

Existem empresas e cooperativas que realizam a coleta desses resíduos e procedem o devido descarte. Todo processo é realizado de acordo com normas especialmente estabelecidas para esse tipo de atividade.

Ter uma política de descarte de resíduos

Além de separar os resíduos diretamente na fonte, é fundamental que você crie uma política interna para a separação e descartes desses materiais.

Essas práticas reúnem os esforços da gestão e de todos os funcionários da oficina, mesmo aqueles que não estão envolvidos diretamente com a produção de resíduos.

Utilizar contenções

É muito comum ocorrerem vazamentos de óleo ou qualquer outro líquido ou material perigoso ao meio ambiente. Sendo assim, é fundamental que você utilize contenções nesse tipo de produto.

Quando ocorre um vazamento, o tempo é algo extremamente precioso, pois quanto mais passar, mais difícil será conter o material. No entanto, as contenções não evitam o erro ou incidente que gerou o vazamento, mas apenas diminuem o impacto causado.

Criar um sistema de gestão ambiental

As práticas ambientais que sua empresa deverá tomar para que seja implantado o conceito da oficina verde certamente demandarão um serviço extra da gestão e da sua equipe.

Sendo assim, para auxiliar nos processos que serão implantados, é fundamental que você crie um sistema de gestão ambiental.

Em outras palavras, você poderá designar pessoas de cada setor da sua empresa para ficarem responsáveis pela gestão e administração das ações ou atividades voltadas à perfeita manutenção da oficina verde.

Para empresas maiores, com demanda de trabalho muito grande, é necessário que seja criado um departamento exclusivo para realizar o controle e a gestão dessa atividade.

A ideia é que as ações de sustentabilidade sejam sempre colocadas em prática e sejam medidas periodicamente com o objetivo de verificar se estão gerando resultados positivos.

Divulgar as práticas da oficina verde

Você deve mostrar aos seus clientes e à sociedade que a sua empresa está preocupada com o meio ambiente e o com impacto que ela causa nele. Além disso, as ações ambientais acabam sendo um fator de diferenciação da sua empresa aos olhos dos potenciais clientes, melhorando a sua imagem institucional.

Sendo assim, invista na promoção das ações tomadas em sua oficina de modo a mostrar para a sociedade, através de placas, selos verdes ou folders, as ações que a empresa vem tomando para melhorar o meio ambiente.

Outra ação que pode ser tomada é participar de eventos que promovem as boas práticas com relação ao meio ambiente que possam ocorrer na região onde seu negócio está instalado.

Respeitar o meio ambiente

A sustentabilidade em sua empresa será alcançada por meio de ações voluntárias que ultrapassam os limites da simples promoção do seu negócio ou as exigências legais.

Em outras palavras, isto significa dizer que as práticas de sustentabilidade da oficina verde devem ser realizadas de forma sincera e cuidadosa por todos os membros da empresa.

Não adianta implantar esses processos com o único objetivo de mostrar para a sociedade que sua empresa tem preocupação ambiental ou simplesmente para atender uma exigência da lei. 

Antes de qualquer coisa, é necessário despertar essa preocupação em você, enquanto gestor de sua oficina, e posteriormente em seus colaboradores.

Gostou deste artigo sobre a oficina verde? Que tal espalhar essa ideia? Compartilhe este conhecimento em suas redes sociais para que mais pessoas possam implantar esses métodos de sustentabilidade e consequentemente contribuir para um mundo melhor.