Vamos falar sobre divulgação na internet da sua oficina mecânica pois já sabemos que ela não se destaca apenas por ser um dos principais meios de comunicação e fonte de informação. Atualmente, ela se mostra também bastante eficiente no marketing e na divulgação de empresas de serviços, incluindo as oficinas mecânicas.

Isso porque, quando desejam comprar um produto ou encontrar algum serviço para solucionar seus problemas, os usuários recorrem primeiro à internet. Por isso, é essencial que as empresas estejam ativas e divulgando seus serviços por meio das redes sociais, sites e blogs.

Contudo, muitos empreendedores ainda não sabem como implementar uma estratégia de divulgação que dê resultados positivos para a área de vendas e relacionamento com os clientes utilizando esses canais de comunicação digitais.

Então, como há uma diversidade de empresas e serviços no mercado, é preciso traçar uma estratégia segmentada para se destacar da concorrência e para o seu público-alvo.

Diante disso, neste post. vamos apresentar as práticas mais importantes para você divulgar empresas de serviços, atrair clientes e alavancar as vendas. Então continue lendo e confira!

5 dicas para divulgar empresas de serviços na internet

1. Tenha um site amigável e funcional

O seu endereço digital funciona, basicamente, como o seu cartão de visitas. Portanto, um dos primeiros passos de sua estratégia de divulgação deve ser a criação de um site.

É por ele que seus clientes podem conhecer mais sobre a sua empresa, sabendo quais são os serviços oferecidos, seus diferenciais e obtendo informações de contato.

Para isso, é essencial que seu site tenha um design amigável e organizado, para que os usuários tenham uma impressão agradável sobre sua empresa e tenham interesse em visualizar outros conteúdos.

Além disso, não adianta ter um endereço na internet que os usuários não conseguem acessar ou navegar. Isso pode levar a sua empresa a ter uma imagem negativa. Por isso, é essencial ter um site funcional.

Garanta que seu endereço online tenha essas características positivas e que seja responsivo, ou seja, adaptável a todos os tipos de plataformas, sendo desktop ou mobile. Assim, a sua empresa poderá ter mais credibilidade na internet e gerar mais vendas.

2. Utilize as redes sociais

Já não há dúvida de que as redes sociais são essenciais para atração, divulgação de serviços e construção de um bom relacionamento com os clientes. Além disso, elas são úteis para o posicionamento de sua empresa no mercado e atendimento instantâneo.

Quanto a isso, é importante identificar qual é a rede social ideal para sua empresa, a partir da definição do público-alvo e de onde ele pode ser encontrado com mais facilidade. Assim, pode-se traçar uma estratégia que se adéque aos formatos de postagens da rede e aos objetivos do negócio.

Ainda, seja por meio do Facebook, do Instagram ou do Twitter, é crucial manter uma frequência de postagens para conquistar ainda mais seguidores, fidelizando e mantendo a comunicação com seus clientes.

A partir de conteúdos relevantes, que podem educar e informar, suas publicações devem ser sempre direcionadas ao seu público-alvo. Incentivando, assim, a interação e levando mais visitantes ao seu site.

Por fim, para aumentar o engajamento e a sua relevância nesses canais, nunca deixe de responder comentários e mensagens em seu perfil.

3. Crie campanhas de divulgação

Além de ter presença online, as campanhas de divulgação podem contribuir para a atração de clientes e aumento das vendas de sua empresa. Nesse caso, você pode optar por criar campanhas de longa ou curta duração, mas sempre focadas nos interesses de sua persona.

Aproveite datas comemorativas para criar promoções e pacotes exclusivos, faça parcerias, procure personalidades que podem ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade e divulgue seus materiais ricos em todos os seus canais de comunicação.

Para desenvolver essas campanhas, ter um blog é muito importante, pois te permite a entrega de conteúdos interessantes como posts, e-books, vídeos etc.

Tais recursos poderão te ajudar a aumentar o número de conversões, levando mais clientes a se interessarem e adquirirem seus serviços.

Também é interessante criar conteúdos em formato de vídeos, já que eles ajudam na aproximação entre cliente e empresa. Você pode apresentar seus produtos e serviços, mostrar como eles são feitos, tirar dúvidas e apresentar depoimentos de clientes.

4. Use o Google Adwords

O Google Adwords é uma ferramenta essencial para quem deseja investir em campanhas de links patrocinados, ou seja, anúncios nos sites de busca.

Com isso, seu site, blog ou conteúdo poderá aparecer antes dos resultados orgânicos (não pagos) e a sua empresa terá mais chances de efetuar vendas.

Basicamente, a ferramenta funciona a partir da compra de palavras-chaves, que são termos relacionados à sua empresa e serviços.

Você define um orçamento para a sua campanha e um lance para cada palavra-chave. Então, quem der o maior lance terá um posicionado melhor em sites como o Google, Bing ou Yahoo.

Mas não se esqueça de implementar estratégias de SEO em seus conteúdos, pois o posicionamento orgânico e patrocinado depende diretamente de sua qualidade e relevância para o usuário.

5. Envie e-mail marketing

Se está precisando de uma ferramenta para desenvolver um relacionamento mais próximo com seus clientes e fechar mais vendas, você deve utilizar o e-mail marketing. Com dele é possível enviar propostas, promoções, e, principalmente, a newsletter.

Grosso modo, a newsletter funciona como um informativo virtual, e pode ser enviada semanalmente ou mensalmente. Assim, é possível reunir os conteúdos mais acessados no mês, as novidades sobre sua empresa e até apresentar novos serviços.

E a newsletter é importante ainda para não deixar que os clientes esqueçam de sua empresa, e incentivá-los a conhecerem mais sobre ela.

Contudo, é muito importante planejar suas campanhas de e-mail marketing de acordo com cada perfil de cliente, para que eles não percam o interesse em receber e visualizar seus e-mails.

Portanto, defina um período de envio, para não cansar os usuários, e escreva bons títulos e mensagens.

A partir da implementação dessas estratégias, é necessário acompanhá-las para saber se trazem os resultados esperados para a sua empresa. Então, analise o engajamento das redes sociais, visualizações do site ou blog, taxa de conversão, abertura de e-mails — e, é claro, suas vendas.

Caso essas análises sejam positivas, a sua estratégia está correta e vai garantir a expansão de sua empresa. Se os resultados não foram tão satisfatórios, é necessário rever o seu planejamento e modificar as suas ações.

Enfim, essas são as práticas mais eficientes para a divulgação de empresas de serviços na internet. Agora, se você ficou com alguma dúvida ou tem outra dica que pode ajudar outros empreendedores, deixe o seu comentário no post!